COMO DEIXAR SEU PACIENTE SATISFEITO?

O paciente é o aspecto mais importante do sucesso de qualquer clínica ou estabelecimento médico, afinal, ele é o principal responsável por movimentar esse tipo de serviço prestado no campo da saúde.

Como o paciente deve ser visto como seu principal – e único – cliente, deixá-lo satisfeito é sempre um dos objetivos dos profissionais que atuam nesses estabelecimentos. Sabemos que alguns pacientes podem ser exigentes e difíceis de agradar, porém, com alguns cuidados básicos, você consegue garantir um atendimento de primeira qualidade, deixando-o bastante satisfeito.

Nesse artigo, separamos algumas dicas para você conseguir alcançar esse objetivo tão importante para o seu negócio na área da saúde.

Ofereça um serviço de qualidade desde o primeiro momento

Oferecer um serviço de qualidade é um cuidado já considerado básico para quem quer garantir a satisfação de seus pacientes – e um bom serviço começa ainda mesmo no primeiro contato do indivíduo com o estabelecimento, ao telefone ou na busca feita pela internet.

O paciente precisa ser bem tratado pelo responsável por agendar a sua primeira consulta nessa clínica e, por isso, se você não for a pessoa que gerencia a agenda, garanta que você tem um time de profissionais treinados para lidar com todos os tipos de gente.

A partir daí, toda a experiência do paciente deve ser garantida como a melhor possível: a qualidade da sala de espera, o atendimento prestado pela secretária ou por outros funcionários do estabelecimento e toda a consulta realizada com você.

Preste total atenção às suas queixas e relatos no momento da consulta

Quando o paciente entra na sala de consulta, toda a atenção daquele momento deve estar voltada para ele. Por isso, para que o profissional garanta um cliente satisfeito ao final do atendimento, ele deve evitar se distrair ao longo da consulta com outras coisas – como o telefone celular ou até mesmo o computador. Aquele momento deve ser 100% dedicado ao paciente, para que ele possa relatar o que está sentindo e repassar todas as suas queixas para o profissional indicar o tratamento correto para sua saúde.

Não atrase e respeite horários

Muito provavelmente um dos aspectos que mais incomoda os pacientes é o atraso das consultas realizadas com profissionais da área da saúde. É considerado uma prática comum os atrasos em consultórios, muitas vezes porque os próprios profissionais atendem em vários locais diferentes e marcam intervalos de horários muito pequenos entre as consultas, correndo o grande risco de atrasar.

Da mesma maneira como você se sente incomodado quando seus pacientes atrasam – e por isso, você pode e deve ser exigente com eles quanto à pontualidade – evite também atrasar-se de maneira recorrente. Os pacientes tendem a respeitar mais os profissionais que conseguem obedecer os horários que estabeleceu na agenda.

Responda dúvidas e questionamentos sempre que possível

A grande maioria dos pacientes chega ao consultório de um profissional da saúde com várias dúvidas e, portanto, extremamente ansioso para encontrar respostas. Por isso, sempre que possível, dedique uma parte do tempo de consulta para tirar todas as dúvidas e questionamentos que seu paciente pode ter sobre o caso clínico que ele manifesta e, quando não conseguir oferecer respostas imediatas, garanta que você irá procurar por soluções e estudar o assunto para uma próxima consulta.

Os pacientes admiram essa dedicação e interesse em mantê-los informados à todo o tempo.

É importante também garantir que você é um profissional acessível e, portanto, organize-se para responder e-mails, retornar ligações e mensagens no celular que possam ser enviados por seus pacientes para tirar dúvidas e buscar orientações.

Mantenha-se sempre atualizado e bem informado

Um bom profissional da saúde deve sempre se manter atualizado quanto às descobertas e mudanças que ocorrem frequentemente nessa área. Por isso, uma maneira de garantir a satisfação de seu cliente é estar em dia com essas informações, mostrando que você sempre busca por atualizações para atender bem seus pacientes.

 

A satisfação do seu paciente depende intimamente dos pilares apresentados acima e, principalmente, da sua paixão pelo trabalho que executa. Como você tem cuidado para garantir que seus clientes saiam do seu estabelecimento de saúde mais felizes? Conte para a gente!

Share this Story
Load More Related Articles
Load More In Medicina e Saúde

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

CONFIRA TAMBÉM

10 PASSOS PARA TORNAR-SE UM MÉDICO EXCELENTE!

O médico é um dos profissionais mais valorizados ...

Plataforma TISAÚDE



Baixe agora o aplicativo TISAÚDE e tenha todas as informações dos seus pacientes, gestão e finanças, na palma da sua mão!

 
CADASTRE-SE E EXPERIMENTE GRATUITAMENTE!

  • A Ti.Saúde presta homenagem a todos os profissionais de radiologia que tanto se dedicam à construção da saúde de qualidade e ao atendimento digno aos pacientes. 
Parabéns!! #diadoradiologista #8denovembro #tisaude #radiologia #radiologista #oitodenovembro #marketingmedico #examedeimagem #saude #exame #exames #marketingmédico
  • O novembro azul tem o objetivo de conscientizar sobre a importância da prevenção do câncer de próstata. Previna-se, porque algumas lutas podem ser vencidas antes mesmo de serem iniciadas! #NovembroAzul #CâncerDePróstata #Prevencao #CancerDeProstata #Prevenção #Novembro #CombateAoCancer #TiSaude
  • Parabéns, doutor, pela dedicação de todos os dias.
  • Outubro é o mês para lembrarmos da importância da prevenção do câncer de mama. O diagnóstico precoce é a melhor forma de se proteger contra esta doença, que mais mata mulheres no mundo. Faça o auto-exame e vá ao seu médico regularmente. Prevenir é um ato de amor! Cuide-se!
  • A data foi criada para homenagear as profissionais da área, realçando a importância do seu trabalho para o bom funcionamento das empresas.

A TiSaúde parabeniza todas as secretarias pelo seu dia!
  • Em virtude da criação da Associação Brasileira de Nutricionistas – ABN (que ocorreu em 31/08/1949), a data de hoje é dedicada aos profissionais da saúde que atuam na condução da alimentação saudável e segura.

Parabéns pelo seu dia, Nutricionista!
  • Hoje, 27 de agosto, comemoramos o dia do Psicólogo.

A data celebra a profissão que se dedica aos estudos e orientações do comportamento humano, lidando com traumas, sentimentos e crises. Nacionalmente, o dia do Psicólogo é comemorado em 27 de agosto por ser a data de regulamentação da profissão, assinada pelo então presidente João Goulart (Decreto de Lei nº 4.119, ano de 1964). Desejamos um feliz dia do Psicólogo para todos!

#diadopsicologo #27deagosto #ParabensPsicologo #tisaude #psicologo #psicologia #clinicadigital #tecnologiaemsaude #medicina #medico #médico #Brasil #dianacionaldasaude #dianacional #ParabénsPsicólogo #diado #tisaúde
  • Dia 14 de agosto é o dia do cardiologista.
A data é marcada desde 2007 e foi escolhida pela Sociedade Brasileira de Cardiologia para a população lembrar sempre da importância desse profissional.
E neste dia, o seu médico do coração alerta: é preciso ficar atento e fazer corretamente seu acompanhamento médico.
A TiSaúde parabeniza todos os cardiologistas, e em especial aos nossos parceiros.
@maissaudecaruaru @clinicamcor @redemaismed @hiperclinicagroup @solbclinicasespecializadas #cardioPrevent #Proritmo #DrViniciusMonteiroDeMeloFilho #DraFernandaPessaValente #DrCarlosFranca #DrBrunoJosePeixotoCoutinho #DrFabricioLeitePereira #DraJulianaRodriguesNeves