Como melhorar o relacionamento entre médicos e pacientes

Como melhorar o relacionamento entre médicos e pacientes com o marketing médico

Muito se fala de relacionamento entre médicos e pacientes e como ele pode ser melhorado a partir do marketing, que como todos sabem, é uma área de comunicação que tem como intuito apresentar aos potenciais clientes o valor e benefícios de um produto ou serviço com o objetivo de finalizar uma venda.

Mas e quando se trata de marketing médico? É a mesma coisa?

Não! A verdade é que o marketing médico é feito de maneira um pouco diferente do habitual, sendo necessário tomar certos cuidados, pois neste caso estaremos trabalhando em torno de pacientes e não clientes.

Então, se você está querendo saber um pouco mais sobre e como isso pode beneficiar médicos e pacientes, continua aqui que neste artigo é o que não vai faltar para você! Vamos?

O que é marketing médico?

O marketing médico, diferente do tradicional, não é apenas uma forma de divulgar o trabalho do profissional da área de saúde. Vai muito mais além!

Aqui ele é todo e qualquer ação que vise criar uma comunicação com possíveis novos pacientes ao mesmo tempo que demonstre o seu diferencial no trabalho em questão.

Ou seja, tudo será feito com o intuito de fidelizar e conquistar o seu paciente, que diferente do cliente, terá um tratamento mais humanizado por se tratar de questões médicas. Lembre-se disso!

E agora que você já sabe do básico, que tal conferir algumas estratégias fundamentais que garantem um bom relacionamento entre médicos e pacientes ao colocar esse meio em prática? Segue junto com a gente!

1. Estabeleça o seu público-alvo

Para conseguir um bom relacionamento entre médicos e pacientes por meio do marketing médico, conhecer e definir o seu público alvo é sem sombra de dúvidas a primeira etapa a ser feita.

Pois se o intuito é melhorar a interação com seus pacientes atuais, como isso será feito sem ao menos saber as suas características e preferências? Fica difícil, né?

Por isso, não faça nada sem antes determinar esse ponto! Ele será crucial para que você possa seguir com as suas estratégias dentro do marketing.

2. Faça um bom planejamento

Quando você inventa de fazer algo do nada, às vezes até pode dar certo, né? Mas se tratando de um médico, o melhor caminho para garantir que o seu objetivo seja conquistado e feito da forma certa, é criando um bom planejamento.

Afinal, como eu já disse, todo cuidado deve ser levado em conta. Por isso, use esse tempo para determinar quais serão as suas metas, formas de abordagem, meios utilizados e muito mais para garantir uma boa interação entre você médico e paciente.

3. Use o Inbound Marketing para aproximar médicos e pacientes

O Inboud Marketing é um tipo de publicidade em que a empresa, em vez de correr atrás do cliente, faz com que ele, de forma voluntária, encontre a organização por meio de mecanismos de busca, blogs, podcasts, redes sociais etc.

Nele haverá uma interação aberta e contínua entre o médico e o paciente, onde a mensagem será transmitida exatamente no momento mais conveniente para a pessoa.

Ou seja, você terá mais engajamento e possibilidades de uma conexão duradoura e constante com seus pacientes. Coisa boa, né? Por isso, não pense duas vezes em usá-lo.

4. Crie bons conteúdos

Agora que você já sabe que usar o Inboud Marketing é essencial, com ele vem a necessidade de produzir bons conteúdos que consigam atrair esses novos pacientes.

No caso do marketing médico, por exemplo, é possível colocar isso em prática em artigos feitos para o seu blog, onde a partir deles serão esclarecidas dúvidas de pessoas que precisam de ajuda sobre o seu problema de saúde

Caso não saiba como criar um artigo, pense: como posso sanar a dúvida do meu paciente sobre quanto custa um clareamento e seus benefícios em sua saúde bucal?

A partir deste tópico é possível desenvolver um conteúdo esclarecedor sobre o assunto.  

Com isso, a partir destes textos você atrai mais pessoas para o seu site, que poderão, a médio prazo, virar novos pacientes.

E mais, conseguirá mostrar para eles que você é capacitado e domina o assunto. Por isso, invista em conteúdo!

5. Utilize ajuda das redes sociais

Quem é a pessoa que hoje em dia não está inserida nas redes sociais? Quase ninguém, né verdade? Por isso, usar elas ao seu favor se fazem mais do que necessário.

Afinal, além de serem uma ótima fonte de pesquisa, ajudam a aumentar o relacionamento entre  médicos e pacientes.

Como? Bem, nelas é possível criar uma interação mais próxima com seus seguidores, além de utilizar para solucionar dúvidas, ouvir sugestões etc.

E outra, é uma ótima ferramenta para divulgação de seus conteúdos e informações referentes a sua clínica.

Porém não ache que por conta disso você deverá integrar a todas a essas ferramentas existentes, não.  Busque saber quais serão as mais vantajosas para você de acordo com o seu público, para assim te trazer retornos.

6. Prepare sua equipe

De que adianta você ter conhecimento sobre o marketing de relacionamento da sua clínica se o resto da sua equipe não está familiarizada? Nada!

Por isso, prepará-los para que todos estejam envolvidos, conscientes e ajam de uma só maneira deve ser fundamental.

Pois imagine só você pregar que no seu consultório todos os profissionais devem agir de tal maneira, mas a recepção, que não está ciente, age de outra? Sem dúvidas será conflituoso e prejudicará toda a experiência do seu negócio para seus pacientes.

Logo, priorize reuniões e espaços de tempo para poder preparar a sua equipe, mostrando como o marketing de relacionamento está sendo feito e o papel de todos dentro desse método.

Dessa forma, você garantirá que todos estarão alinhados de um só jeito, evitando possíveis confusões e melhorando ainda mais o relacionamento entre médicos e pacientes.

7. Surpreenda os seus pacientes

Quem gosta de ser surpreendido por alguém com alguma coisa boa? Todo mundo, sem dúvidas. Então, por que  não investir nesse meio para criar uma conexão ainda maior e melhor entre médicos e pacientes?

Sejam criativos e inventem (e coloquem em prática) situações onde vocês consigam surpreender e superar as expectativas dos seus clientes.

Para alguns, esses métodos podem ser chamados de Wow Moments e dá muito certo.

Por isso, foque em diferenciais que causem esse sentimento nas pessoas!

8. Fique de olho nos resultados

E por último, para assegurar que o relacionamento entre médicos e pacientes estejam realmente caminhando para um completo sucesso com o marketing de relacionamento, não esqueça de ficar de olho nos resultados.

Pois esse acompanhamento será crucial para que você saiba se, após ter implementado esse método de crescimento e interação com pacientes, começaram a dar resultados ou não, por exemplo.

Dando a oportunidade assim de fazer um comparativo de dados que será de grande importância para que você possa reavaliar táticas e saber onde deve focar mais e o que deve continuar ou não.

E aí, gostou? Então baixe o nosso ebook de marketing para profissionais de saúde e fique ainda mais por dentro de outras dicas com o marketing que podem beneficiar a sua clínica.

Baixar ebook: marketing para profissionais de saúde

 

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

Seja o primeiro a comentar!