Telessaúde: o que é, como funciona e quais as suas vantagens

Telessaúde: o que é, como funciona e quais as suas vantagens 

Até mesmo pessoas do ramo da saúde, por vezes, desconhecem o termo telessaúde, e isso se dá por conta da transição para o que hoje chamamos de físico-digital.

Entretanto, é crucial que até as pessoas não-atuantes na área saibam do que se trata, pois se trata de melhorias tecnológicas tanto para médicos quanto para pacientes.

O que é a Telessaúde?

telessaúde

Segundo o Ministério da Saúde, Telessaúde é:

Um componente da Estratégia e-Saúde (Saúde Digital) para o Brasil, que tem como finalidade a expansão e melhoria da rede de serviços de saúde, sobretudo da Atenção Primária à Saúde (APS), e sua interação com os demais níveis de atenção fortalecendo as Redes de Atenção à Saúde (RAS) do SUS.

Ou seja, é um sistema que se utilizará da tecnologia para aprimorar e melhorar os atendimentos de saúde de forma virtual, através de computadores e softwares.

Como funciona a Telessaúde no Brasil

Desde 2017 a telessaúde no Brasil é regulamentada pelo Ministério da Saúde. Nesse ínterim, é válido mencionar que em 2006 foi criado o Comitê Executivo de Telessaúde e a Comissão Permanente de Telessaúde. Inclusive, logo depois, no mesmo ano, começou a ser executado o projeto da Rede Universitária de Telemedicina (RUTE) da RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa). Essa ação foi de crucial importância, pois levou informações e infraestrutura de videoconferência a hospitais universitários, logo na primeira fase da sua formação.

Além disso, em 2007 diversas ações em núcleos estaduais, intermunicipais e regionais possibilitaram parcerias com instituições públicas e privadas, graças a criação do Programa Nacional de Telessaúde Brasil Redes. Tudo isso foi necessário para que fosse possível ter uma melhora na qualidade e um grande acréscimo nas assistências oferecidas pelo SUS.

Qual a sua importância? 

A telessaúde tem colaborado progressivamente para que o acesso à saúde no Brasil se estenda. Isto é, chegando a lugares antes inalcançáveis.  Por exemplo, o deslocamento de pessoas que moram em cidades muito distantes e pequenas até aos grandes centros, que é onde se encontram os melhores hospitais. Consequentemente, a posteriori, a telessaúde pode atenuar esse problema. Visto que, por meio dela, é possível que a população desses locais longínquos consiga conversar com profissionais, mesmo à distância. Com isso, faz-se necessário apenas que mantenham uma boa conexão com a internet no momento.

Quatro benefícios que a telessaúde traz para pacientes e profissionais

1 – Otimização do seu tempo 

É comum que em clínicas cada médico tenha dias definidos para executar o seu trabalho. Contudo, isso se resulta num problema, já que fará com que não tenham profissionais em tempo integral para escrever laudos dos exames solicitados; nesse ínterim, ocasiona-se a demora para a análise e, consequentemente, a divulgação dos resultados.

Entretanto, a telessaúde pode tornar esse problema obsoleto. Como também, com a determinação de prazos para os exames serem laudados, tudo ocorrerá de maneira mais simples.

2 – Menos custos 

Por meio da telessaúde, não haverá contabilização dos gastos em relação ao preço final do serviço que o médico prestará, o que torna mais acessível o valor final das suas consultas ou da clínica. Nessa conjuntura, quando ocorre uma contratação de um médico para laudar exames de forma presencial, por exemplo, gastos intrínsecos como alimentação e transporte são custeados pela clínica; desse modo, os custos para quem gerencia a clínica acabam sendo maximizados.

Além disso, no tocante à vivência do profissional de saúde, não se torna vantajoso para o médico se deslocar até o local caso o preço ofertado seja muito abaixo do imaginado; desse modo, ocasionando um aumento dos valores desses profissionais.

Portanto, isso significa que com o advento da telessaúde é possível ter economias de gastos extras com exames, o que a torna muito mais barata em comparação aos modelos presenciais.

3 – Melhora a prestação de serviços

É importante pontuar que uma empresa de telemedicina tem suporte em tempo integral. Logo, os resultados são mais rápidos, eficientes e seguros. Com isso, a capacidade para oferecer uma melhora na prestação de serviços se torna bastante alta e atingível.

4 –  Rapidez na entrega de laudos

Um dos segmentos que mais se desenvolve no âmbito da telemedicina e telessaúde é a emissão de laudos a distância. Afinal, hoje, apenas com acesso à internet, é possível realizar um exame com muito mais detalhes que o habitual, e enviá-lo para um profissional que poderá emitir o laudo de maneira mais rápida.

Não só isso, por meio dos benefícios da utilização da telessaúde, é possível investir mais em outros setores, e a partir disso contratar profissionais mais experientes e requisitados no meio acadêmico.

Quais as principais diferenças entre Telessaúde e Telemedicina? 

A diferença entre telessaúde e telemedicina pode ser algo confuso, especialmente por estarem relacionadas a avanços tecnológicos. Porém, ambas são distintas e possuem suas devidas funcionalidades.

Enquanto a telessaúde é a possibilidade da aplicação de sistemas de comunicação, informação e tecnologias em geral na área de saúde, a telemedicina foca em um parâmetro específico do ramo; pois nela a sua atenção estará focada na comunicação, que será crucial para facilitar trocas de informações entre profissionais de saúde. Ou seja, de maneira sucinta, a telemedicina é aquela que traz direcionamentos mais específicos para a comunicação e a telessaúde é aquela que engloba os avanços tecnológicos no geral.

Sendo assim, que tal também agregar mais conhecimento sobre a telemedicina através do nosso ebook gratuito?

Conheça os serviços oferecidos

A telessaúde possui muitos serviços para oferecer, e tendo em vista isso, conheça cada um deles:

1 – Teleconsultoria

Por meio dela é possível tirar dúvidas sobre ações de saúde e procedimentos clínicos. Ou seja, caso tenha um questionamento, há a possibilidade de enviá-lo para um profissional da área de saúde; nesse ínterim, este pode ser feito através de duas maneiras:

A priori, uma delas é através da internet, que traz a possibilidade de sanar essas dúvidas por meio de chamadas em tempo real; como web conferência, vídeo conferência, telefone ou chat. Já a outra forma não contém a dependência de usar a internet, nesse âmbito, é possível uma chamada assíncrona, como o sms; e, nessa conjuntura, é disponibilizado um tempo limite de 72 horas para obter resposta.

2 – Telediagnóstico

Com a função de emitir laudos ou avaliação de exames, por meio de dados de gráficos e imagens enviados pela internet, o Telediagnóstico é de suma importância. Esta pode se mostrar na funcionalidade que possibilita aos pacientes em locais de difícil acesso o contato com especialistas. Nesse âmbito, vale ressaltar que no Brasil existe um alto número de pessoas que vivem isoladas e com empecilhos para realizarem suas consultas médicas; então, dessa forma, o telediagnóstico chega como uma melhora para essa população.

Além disso, é possível maior agilidade nos processos de exames, o que torna também mais simplificada a rotina de pacientes que já vivem em centros urbanos.

3 – Teleducação

É um serviço no qual são oferecidas atividades educacionais à distância com a ajuda da tecnologia. Isto é, torna-se possível o acesso a palestras, cursos, aulas e fóruns de discussão que poderão ser compartilhados nas unidades dos SUS.

4 – Segunda opinião formativa

Por meio desse recurso, tornam-se mais acessíveis as resoluções acerca de casos clínicos ou situações semelhantes; desse modo, é válido mencionar que a Telessaúde também oferece um conteúdo educativo, abrangendo pautas importantes para os trabalhadores de saúde.

Segurança de dados 

Embora a tecnologia esteja presente 24 horas nas nossas vidas, ainda há uma relutância quando se trata da segurança dos nossos dados. Porém, com a telessaúde e aderindo a uma ferramenta de confiança, esse receio não é necessário de existir. Até porque, é possível proporcionar a segurança de dados, tanto do paciente quanto da clínica, por meio de um sistema criptografado de ponta a ponta. Dessa forma, ninguém poderá acessar a sua conta, o que garante a total privacidade dos seus dados.

Sendo assim, venho te apresentar uma plataforma que garantirá todos os benefícios da telessaúde e com garantia de segurança: a Ti.Saúde.

Conheça mais sobre as nossas funcionalidades, clique aqui e teste por 8 dias gratuitamente!

 

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

Seja o primeiro a comentar!