Loading...

Laudo médico: conheça técnicas para aprimorar o seu serviço

Você sabia que o laudo médico é uma das mais importantes atividades feitas em hospitais, clínicas e consultórios? Pois é!

Usado para padronizar e compartilhar resultados dos exames, trata-se de um documento oficial, com a assinatura do responsável que avalia com toda a responsabilidade e segurança a situação do paciente. 

Dessa forma servindo como uma instrução para o médico nas suas investigações sobre quais exames o mesmo poderá fazer ou não.

Nele você encontrará informações, como:

  1. O nome completo do paciente;
  2. Endereço e nome do lugar onde o exame foi executado;
  3. Nome do médico responsável;
  4. Dia da realização do teste;
  5. O motivo para ter solicitado;
  6. Forma de atuação e detalhamento do exame;
  7. Informações complementares;
  8. E hipótese diagnóstica.

E como um paciente pode adquirir um?

Para adquirir um laudo médico, o paciente geralmente precisa fazer uma solicitação em algumas dessas instalações:

  1. No hospital onde foi feito a reabilitação mais recente;
  2. Hospital onde foi identificado a sua deficiência;
  3. Onde foram feitos os primeiros atendimentos.

Contudo caso o mesmo não tenha feito o tratamento ou a reabilitação, e nem tenha contato com o hospital que diagnosticou a sua doença, ele poderá recorrer a uma unidade do SUS e obter um laudo médico da sua deficiência.

E quem pode fazê-lo?

Apenas médicos que tenham especialidade na área de atuação em que o paciente precisa, pois poderão sugerir tratamentos e diagnosticar de forma certeira patologias. Garantindo assim a eficácia e qualidade dos laudos médicos.

Porém esses processos de análises se tornam extremamente longos cada vez mais. Por isso, correr atrás de técnicas que agilizem e aprimorem o seu atendimento é de total relevância! 

Agora eis que chega uma solução para tudo isso: aderir ao laudo médico à distância. 

O que é laudo médico à distância? 

O laudo médico à distância é uma das vantagens mais conhecidas da telemedicina. Com ele o médico é capaz de fazer o diagnóstico sobre a situação do paciente mesmo estando distante da sua clínica na qual o exame foi feito. Ou seja, tudo através da tecnologia.

“Então é uma versão digital desse documento?” Exatamente! E o melhor? Não dependendo de apenas um local para fazer as coisas acontecerem. 

E como funciona esse laudo médico digital?

  1. Primeiramente o exame é feito na sua clínica;
  2. Em seguida, o profissional de saúde trabalhará nele de forma remota depois que enviado para ele;
  3. Então ele baixará e reconstruirá as imagens para decifrá-las;
  4. Em instantes, os médicos especialistas receberão o arquivo pronto;
  5. Com isso eles abrirão o exame para avaliar os detalhes antes de emitir o laudo;
  6. Por fim, o laudo retorna para a clínica após a realização do exame de forma bastante ágil, com a devida assinatura do especialista;

E qual é a principal diferença da versão online para a física?

Bom, o laudo médico presencial são aqueles feitos em um hospital ou clínica física.  Isto é, tem o exame elaborado por especialistas nestes locais, que irão analisar e produzir este documento. Entretanto tendo como lado negativo as diversas demandas diárias, que atrapalham a agilidade do processo e da entrega.

Já o laudo médico online é requisitado por meio de uma plataforma que ofereça telemedicina. Porém tendo como diferencial a sua facilidade de compor um grande número de profissionais disponíveis em qualquer parte do mundo 24 horas por dia. Com isso trazendo à tona uma rapidez na data de entrega independente da quantidade de demandas.

Para você ter uma ideia, em média em 30 minutos será possível entregar esse arquivo para o seu paciente. Portanto a principal diferença entre os dois está exatamente nos prazos. Pois enquanto no laudo presencial a sua elaboração e entrega podem durar dias, a sua versão digital é feita em questão de minutos.

Interessante, não é mesmo?

Mas a utilização do laudo médico à distância é permitida?

A resposta é sim! Os laudos online são permitidos e regulamentados pelo Conselho Federal de Medicina. A resolução Nº 2.107/2014, por exemplo, é a mais importante nesse aspecto.

Motivos? Bem, é ela que orienta a digitalização dos arquivos, como prontuários, atestados, o próprio laudo e muitos outros. Portanto aprovando assim a substituição do seu formato em papel quando for possível assegurar a segurança.

E quais vantagens são adquiridas com o laudo médico na sua versão digital? 

1. Agilidade na produção e entrega 

A rapidez na entrega de exames sem dúvidas faz toda a diferença. Afinal quem é que gosta de esperar horrores para saber seu diagnóstico final? Provavelmente ninguém, concorda comigo? 

Por isso é muito importante para sua clínica levar em conta e oferecer para os seus pacientes essa agilidade. E como já foi dito, com o laudo médico à distância esse cenário se torna real. Gerando uma melhora no seu atendimento!

Bem como em casos de urgências, em que o paciente necessita que o procedimento se inicie o quanto antes. Dessa maneira resultando em pacientes e familiares mais satisfeitos, pois poderão receber os seus resultados de exames em menos de uma hora. 

Entretanto sabia que além da agilidade proporcionada pelo laudo médico, existem várias outras formas bastante desconhecidas para reter e conquistar pacientes? Pois é!

Inclusive esse é o tema do nosso ebook GRATUÍTO!

2. Redução de custos 

Se tem uma coisa que todos querem é reduzir custos, concorda? Por isso, com seu laudo médico digital não será mais necessário gastar com papelada para encaminhar os resultados que antes eram feitos de forma manual.

Além disso, os locais usados para guardar esses documentos não serão mais necessários, reduzindo assim os riscos com infraestrutura. E mais, sabe o seu time de especialistas? Então, eles também poderão ser virtuais! 

Com isso não sendo mais essencial ter todos eles reunidos em seu corpo clínico presencial, economizando os gastos com sua equipe.

3. Armazenamento seguro 

No tópico anterior é dito que não haverá mais necessidade de haver gastos com infraestrutura para guardar documentos, correto?  Sabe porque isso acontece? Pois usando o laudo médico à distância todos os seus arquivos estarão armazenados em segurança num sistema de ponta a ponta da nuvem

Desse modo, acabam os riscos de os equipamentos serem danificados, perdidos ou roubados. Que por sinal, apenas o médico responsável e o paciente poderão acessar, sem burocracias. Isso garante a segurança no arquivamento desses laudos.

4. Crescimento na oferta de exames 

Exame médico

É muito arriscado deixar um médico cansado e exausto. Por isso é crucial achar formas para que seu dia a dia seja mais simplificado. Isso pode otimizar a produtividade da sua equipe.

E usando à seu favor o laudo médico digital, todo o seu time terá mais espaço de tempo para priorizar a melhora do tratamento oferecido. Dessa forma conseguindo também atender uma demanda maior de novos exames para o seu ofício.

5. Possibilidade de segundas opiniões

Não importa o quão bom você seja, sempre é bom conferir as suas análises com outras pessoas, não é mesmo? Afinal isso garante respostas mais assertivas, especialmente quando se trata de exames médicos.

Que por sinal, como sabemos, tem em jogo a vida e a melhora da saúde das pessoas. Por isso buscar formas de melhorar a indicação e a verificação do tratamento do seu paciente, é algo a ser levado em conta.

E com o laudo médico na sua versão digital, com o fácil acesso a compartilhamentos de imagens e dados dos exames, você consegue de forma fácil obter uma segunda opinião médica com a sua equipe de saúde.

E o que é preciso para minha clínica poder oferecer serviços de laudo médico à distância?

Para isso é necessário achar uma plataforma digital competente e dedicada que possa oferecer essa funcionalidade para o seu consultório, algo que a Ti.Saúde domina com vigor!

Com um bom histórico de aprovações e com foco na ampliação do acesso à saúde, já são mais de 3.000 profissionais de saúde, prefeituras e instituições que confiaram em nosso trabalho. 

Dessa forma nos tornando a maior plataforma de gestão e relacionamento entre profissionais e pacientes, possibilitando milhares de conexões em todo o Brasil por meio da telemedicina e clínica digital.

Por isso não pense duas vezes e use a Ti.Saúde para ampliar as possibilidades de atendimento e acesso à saúde (que vão além do laudo médico) no seu consultório por meio da tecnologia.

Para saber mais, acesse o nosso site: tisaude.com

Ou fale com um dos nossos especialistas!

Fale com um especialista

Deixe um comentário

Top