Loading...

Saiba quais são os diferentes tipos de prescrição médica e qual usar

médico fazendo uma prescrição médica

Como você sabe, a prescrição médica é uma das primeiras etapas para você criar um relacionamento com o seu paciente e se inserir na jornada dele, um documento com orientações básicas sobre a ingestão de medicamentos para o tratamento médico.

Também chamada de receita médica, é mega importante no momento do atendimento e, caso não seja feita de maneira adequada e humanizada, pode afastar o seu paciente e transmitir uma imagem negativa do seu trabalho. 

Por isso, para te ajudar a entender melhor sobre o assunto e te direcionar para uma prescrição médica de excelência, criamos esse conteúdo especial sobre o tema. Aprenda agora os 5 tipos de prescrição médica e como você pode inserir cada uma dentro do seu cotidiano profissional:

5 tipos de prescrição médica

Receita simples

A receita simples é aquela que prescreve medicamentos anódinos e de tarja vermelha, que não necessitam de receituário médico para compra, por isso para esse tipo de receita só é necessária uma via, geralmente em papel de cor branca.

Receita de controle especial

Quando se trata de medicamentos de tarja vermelha, isto é, medicamentos que contém substâncias retinóicas de uso tópico, imunossupressoras e antirretrovirais, anabolizantes, antidepressivos, etc, a prescrição adequada é a de controle especial.

Devido a isso, por se tratar de uma prescrição com mais detalhes, são necessárias duas vias: uma para o paciente e a outra para a farmácia. Além disso, no caso da receita de controle especial, existe uma validade de 30 dias após a emissão, o que torna restrita a quantidade de medicamento visando o período estabelecido. 

Receita amarela (Receita A)

Voltada para prescrição de psicotrópicos e entorpecentes, a receita amarela é impressa com essa cor padrão, e pode constar apenas uma substância. Assim como a receita de controle especial, ela também tem um prazo de validade para tratamento com apenas 30 dias, ou seja, é necessário ao emitir já estipular a quantidade de medicação coerente com o tempo previsto. 

Receita azul (Receita B)

No caso da receita azul, também conhecida como receita B, ela é especial para prescrição de medicamentos que contém substâncias psicotrópicas, assim como substâncias psicotrópicas anorexígenas.

Tendo impressão padrão de cor azul, ela tem a numeração controlada, e ao entregar para o seu paciente ela deve estar sempre acompanhada por uma receita branca; ou seja, a via na cor azul é entregue para o farmacêutico e a branca é de posse do paciente, a fim dele ter controle e acompanhamento do tratamento. 

Em relação a validade, ela segue o mesmo processo que a receita amarela, com a prescrição de uma quantidade de medicamento que seja proporcional a um mês, permitindo que a receita dure por 30 dias.

Receita renovável

Esse modelo é especial para pacientes que possuem alguma doença crônica e precisam, com recorrência, de uma receita para comprar os seus medicamentos. Com ela não há necessidade de consultas de retorno para sempre emitir uma nova prescrição. 

Afinal, qual prescrição médica usar?

O tipo de prescrição sempre irá depender da necessidade de cada paciente, por isso, ao conhecer cada tipo, é preciso ver qual se adapta melhor a jornada do seu; tendo sempre o cuidado de pensar sobre qual maneira você pode tornar o tratamento mais eficaz, otimizado e com autonomia para o seu paciente.

Para não deixar essa diversificação manual e, consequentemente, mais lenta, você pode contar com a tecnologia de ponta para deixar a sua prescrição padronizada e digitalmente feita. Assim você consegue otimizar o seu cotidiano, melhorar a performance do seu atendimento, e ter uma gestão online de acordo com as suas necessidades como profissional de saúde. 

Conheça o software clínico que irá te proporcionar tudo isso e impulsionar a sua fidelização de pacientes. O Ti. Clinic é a plataforma escolhida por mais de 20.000 profissionais de saúde e desde 2016 está revolucionando o cenário da saúde digital no país. Faça parte dessa transformação e garanta os benefícios da saúde 5.0 para sua vivência clínica. 

Deixe um comentário