Loading...

Saúde do médico: 5 boas práticas para adotar na rotina

Imagem de uma médica sentada em frente a mesa do seu consultório, falando ao celular e lendo informações.

Promover cuidado, saúde e bem-estar integral para o paciente é parte do dia a dia do médico.

Ao atuar pensando na qualidade de vida, na medicina preventiva, em tratamentos, exames e medicações, o médico se torna parte integral na vida dos pacientes. Porém, em uma rotina atarefada, com plantões, consultas e múltiplas jornadas, a saúde do profissional pode acabar sendo negligenciada. Assim, devemos entender algumas boas práticas para adotar na saúde do médico.  

Por que ficar de olho na saúde do médico?

Muitas vezes o médico, que cuida de inúmeros pacientes, pode acabar negligenciando a própria saúde. A sobrecarga física e mental que os profissionais enfrentam, causada, principalmente, pela rotina exaustiva prejudica a qualidade de vida dos médicos. 

É necessário entender que estar com uma boa saúde é um bom indicativo de bem-estar integral, e que estar bem cuidado pode aumentar a qualidade do atendimento e proporcionar mais equilíbrio entre vida pessoal e profissional, aumentando a qualidade de vida pessoal e sua atuação profissional.

Por isso, é importante saber algumas práticas a serem colocadas na rotina de saúde do médico, que podem proporcionar melhorias na saúde e na satisfação dos profissionais. 

5 práticas para colocar na rotina de saúde do médico

1. Boa alimentação

A longa jornada de trabalho pode acabar ocasionando longos períodos sem alimentação, pouco tempo para almoçar, e uma alimentação pouco saudável. 

Manter uma boa alimentação na rotina é fundamental para a manutenção da saúde do corpo e para trabalhar da melhor forma possível! É necessário colocar a boa alimentação como prioridade na rotina para estar preparado para a rotina e para qualquer emergência. 

2. Descanso

Os profissionais de saúde necessitam de momentos de descanso. Os horários irregulares e a longa jornada de trabalho podem acabar comprometendo esses momentos, mas é necessário priorizar momentos de descanso para conseguir manter essa rotina de trabalho. 

Além do descanso nas horas livres, lembre-se de fazer pausas durante o dia de trabalho, separando momentos para tomar água, se alimentar, cochilar e assistir alguma série… assim, você consegue se manter atento e focado, sem comprometer seu corpo.

3. Faça acompanhamento psicológico

A sobrecarga diária e o estresse podem acabar pesando na saúde mental do médico. Além disso, separar a vida dos pacientes e a vida do médico pode ser um desafio, o que pode ocasionar problemas como depressão e ansiedade.

Por isso, buscar ajuda especializada, o atendimento de um psicólogo, é uma ótima forma de cuidar de si mesmo. A saúde mental é essencial para o bem-estar integral do indivíduo, e não se deve jamais negligenciá-la. 

4. Defina prioridades

Definir metas e prioridades para a vida é um fator muito importante. Através disso, consegue-se organizar a rotina de acordo com as necessidades de cada um, respeitando metas individuais e profissionais, e colocando em prática vários anseios. 

A organização é a melhor forma de priorizar e separar tempo em família, lazer e descanso, alinhado com vontades profissionais de evolução. 

5. Faça exercícios

A prática de exercícios físicos promove inúmeros benefícios na vida do indivíduo, e colocá-los na rotina é indispensável para se ter uma boa qualidade de vida, agora e no presente. Existem diversas formas de exercícios físicos, que podem ser implementados na rotina dos profissionais de acordo com a preferência e a disponibilidade de cada um.

Escolher a atividade preferida e praticá-la com regularidade aumenta a energia e disposição e diminui os níveis de estresse. 

Transforme sua rotina com ajuda da tecnologia

Aliado ao melhor software do mercado, você pode transformar sua rotina de trabalho e a gestão da sua clínica. Conte com agendamento online, telemedicina ilimitada, módulo financeiro, marketing digital e muito mais, só com a Ti.Saúde.

Com a facilidade das nossas ferramentas, você consegue gerir sua clínica de forma fácil e descomplicada, poupando tempo da sua rotina e alocando tarefas manuais para o digital!

Conheça nossas soluções.

Deixe um comentário