Loading...

Saúde 5.0: o que é?

O que é Saúde 5.0?

O futuro da saúde é sobre conectividade e trazer inovações para médicos e pacientes por meio da tecnologia. Um exemplo disso para pacientes é o agendamento online de consultas e exames. Além disso, para médicos, conseguir acompanhar históricos de pacientes de modo digital; sem a utilização de papel, e sobretudo, sem precisar sair de casa. Sendo assim, gera-se mais autonomia para o paciente e mais confiança na relação profissional entre o seu médico. 

Logo, isso é o início de um salto comportamental muito mais do que um salto tecnológico.

A Saúde 5.0 chega para proporcionar ao paciente maior conforto dentro de sua jornada em direção ao seu bem-estar. Não só isso, amplia as possibilidades para o profissional de saúde, haja vista que a tecnologia pode propiciá-lo atender a longas distâncias.

Quer saber o que isso significa? Vou te explicar melhor o conceito e os benefícios dele para a área de saúde.

diferença entre consultórios e clínicas

A era da Saúde Digital

A era da Saúde 5.0 está atrelada a conceitos como: Inteligência Artificial, Big Data, Machine Learning (entenda aqui), Algoritmos Inteligentes, entre outros.

Confira a visão do dr. Fábio Revorêdo, CMO & Co-Founder da Ti.Saúde:

“A tecnologia mudou a forma como nos relacionamos, e na saúde, não poderia ser diferente. Ela demorou um pouco para ser adotada pelos profissionais de saúde, mas hoje o registro rápido e seguro nas nuvens, agendamento online e a telemedicina não são mais diferenciais; são fundamentais.”

De fato, a atual dinâmica dos gigantes tecnológicos do mercado mundial –  como Apple, Amazon e Google – é investir no bem-estar de seus consumidores; tendo em vista isso, a medicina também precisa usufruir do que o moderno pode oferecer para pacientes, como também, aos profissionais de saúde. Além disso, o foco na saúde das pessoas para a próxima transformação da indústria também é uma estratégia para se manter rentável, e isso também pode ser aplicado no contexto médico.

Haja vista que na atualidade todos buscam para o mais tecnológico e o mais prático possível, a inclusão digital maximiza oportunidades e estabelece ainda mais confiança entre o profissional de saúde e seu paciente. 

telemedicina

Saúde conectada

A priori, a Saúde 5.0 tem mais a ver com aplicação do que com Inteligência Artificial. Por exemplo, hoje é possível ao paciente utilizar aparelhos que complementam o tratamento sugerido pelo médico, como também, a dieta sugerida pelo nutricionista. Desse modo, o paciente pode participar mais ativamente da manutenção de sua saúde.

Assim, a Saúde 5.0 permite que a relação entre médico e paciente seja mais forte e estes se conectem através do cuidado.

Isso é o que chamamos de valor em saúde.

Um caminho para a Saúde 5.0 no Brasil

Quando o assunto é Saúde 5.0 no Brasil, é preciso pensar nas necessidades do negócio em saúde. Ou seja, a criação de plataformas confiáveis e que otimizem o serviço dos profissionais de saúde de todo o país.  Exemplo disso, as que possibilitem armazenar e disponibilizar informações úteis à disposição a qualquer momento; inclusive, uma plataforma digital que torne possível dinamizar e tornar mais prático processos cotidianos médicos. Como por exemplo, marcar exames, consultas, prescrever remédios e repassar atestados. 

Neste ínterim, é comum haver um receio de como garantir a segurança dessas informações, mas vou te explicar abaixo como esta é obtida.

A segurança das informações

A Lei Geral de Proteção de Dados (Lei nº 13.709/18) garante a privacidade do uso de dados, tanto pelos profissionais de saúde, quanto pelos pacientes. Além disso, ela promove penalidades para quem descumprir com a lei.

Por conta disso, é necessário ter uma gestão eficiente quanto à segurança das informações. E, neste aspecto, te explicarei como isso é feito: 

– Segurança dos Dados: Norma estipulada para deixar seus dados seguros, que demanda uma arquitetura de múltiplos servidores, backups diários e criptografia SSL de 256 bits;

– Normas e diretrizes: Exigência que as plataformas estejam 100% de acordo com as regras e diretrizes da SBIS, CFM e da Lei Geral de Proteção de Dados;

– Acesso administrativo: Diferentes níveis de acesso de acordo com os profissionais cadastrados, que garanta a segurança dos dados e facilite os processos;

– Acesso remoto seguro: Salvar toda informação inserida em tecnologia de cloud (nuvem); isto é, o acesso em qualquer lugar, por diferentes dispositivos, através da internet.

Conheça mais como funciona e qual a importância da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), acesse aqui nosso conteúdo sobre o assunto. 

Além disso, para além da segurança de dados, quais são os benefícios da Saúde 5.0?

7 benefícios da Saúde 5.0

De fato, é mais que necessário priorizar o conforto e o estilo de vida das pessoas, como também, sempre promover a saúde e otimizar o tratamento. Ou seja, focar nas necessidades dos pacientes antes mesmo deles ficarem doentes. 

Então, quais as vantagens desse foco para o profissional de saúde? Aqui na Ti.Saúde oferecemos a Saúde 5.0, então, temos propriedade para te explicar como essa tecnologia funciona:

– Atendimento online – Atendimento à distância de forma simples, fácil e integrada às ferramentas de prontuário eletrônico;

– Prontuário eletrônico – Todos os prontuários disponibilizados para seus paciente de forma acessível e digital, saiba mais aqui;

– Pagamento digitalNesse âmbito, proporciona que o paciente efetue o pagamento via cartão de crédito, à vista ou parcelado de forma online;

– Recebimento de consultasGarante a notificação de novas consultas diretamente em dispositivos online, de forma prática e rápida, sem burocracias; 

– Assinatura digitalPermissão para associar o seu Certificado Digital ICP-Brasil e garantir a validade jurídica do seu documento;

– Modelos de Fichas – Modelos de fichas clínicas das mais diversas especialidades, criados por profissionais de saúde que são referências em suas áreas, além de receituários válidos em todo o Brasil;

– Comunicação multicanais – A possibilidade de se comunicar com pacientes por e-mail, SMS, WhatsApp ou push notification; com filtros e grupos específicos.

Agora, aproveite para atualizar os seus serviços aderindo à Saúde 5.0. Nós, da Ti.Saúde, te oferecemos todos eles! Junte-se a nós e experimente!

Clique aqui e teste a nossa plataforma gratuitamente durante 15 dias.

Deixe um comentário