Prontuário médico digital: O que é e porque utilizar

O século XXI foi marcado pelo advento de cada vez mais inovações na área da tecnologia e com a abrangência de vários setores, o da saúde também vem encontrando maneiras de se modernizar e dinamizar ações recorrentes. Dessa forma, novos recursos são implementados para facilitar o dia-a-dia dos profissionais de saúde, e um exemplo disso é o prontuário médico digital, um recurso que armazena, registra e controla as informações relacionadas aos pacientes de forma totalmente virtual. 

Quais informações contém em um Prontuário Digital?

Ademais, com o prontuário médico digital não há necessidade do uso de papéis, cada paciente tem guardado seus dados do atendimento, e, bastando que o dispositivo esteja conectado à internet, pode ser acessado de qualquer lugar do mundo. Nele, há acesso as seguintes informações:

  • Dados do paciente;
  • Histórico familiar;
  • Anamnese;
  • Descrição e evolução dos sintomas e exames;
  • Indicação de tratamentos;
  • Prescrições. 

O Prontuário Digital é autorizado pelo Conselho Federal de Medicina?

Já que o prontuário faz parte da telemedicina, ele é sim, autorizado pelo Conselho Federal de Medicina, na resolução CFM nº 1639/2002. Ainda está indicado, nesta resolução, que o paciente pode solicitar uma cópia sempre que julgar necessário, tendo acesso a todos os dados do prontuário, ressaltando o direito à privacidade e a confidencialidade dos dados.

É válido ressaltar que esse avanço é importante para todas as áreas da saúde como, por exemplo, os profissionais da saúde bucal, pois o prontuário pode ser facilmente acessado por um paciente a respeito da sua lente de contato dental ou até sobre uma cirurgia mais complexa, garantindo análises posteriores.

prontuário digital

Qual a diferença entre o prontuário em papel e o eletrônico?

Enquanto as informações presentes no prontuário em papel representam instrumentos obrigatórios para atestar e comprovar os cuidados fornecidos ao paciente, o eletrônico integra dados, observações e demais questões acerca das condições de saúde do paciente em análise. Além disso, os documentos em papel não seguem regras de confidencialidade, ao contrário do digital.

Recursos oferecidos pelo prontuário digital

Posterior ao entendimento de como este opera, é importante ressaltar alguns dos recursos oferecidos por essa tecnologia, bem como algumas das vantagens principais do prontuário digital.

  • Assinatura eletrônica em todos os documentos;
  • Receitas, pedidos de exames e atestados;
  • Comunicação dinâmica com a equipe e o paciente;
  • Histórico de atendimento, com lista organizada de problemas;
  • Acompanhamento do paciente;
  • Gerencia o estoque de sua clínica;
  • Prescrição digital com QR CODE;
  • Ferramenta de teleconsulta com videoconferência integrada.

prontuário digital

Quais as vantagens de utilizar Prontuário Digital em clínicas?

1 – Praticidade

O prontuário digital confere muita praticidade ao profissional e também aos pacientes. Isso porque, além de não ocupar espaço como os de papel, ele pode ser acessado facilmente e de forma rápida, prática e segura.

2 – Disponibilidade

O prontuário pode ser acessado simultaneamente por diversos profissionais, e caso autorizado, também pelo próprio paciente; independentemente do local em que esteja.

3 – Confidencialidade

Assim como previamente citado, o prontuário digital confere total segurança no acesso, visto que o próprio paciente consegue configurar o nível de acesso de terceiros e modificá-lo quando necessário.

4 – Integração

O paciente consegue ter acesso a tudo que precisa em um único lugar, como as suas informações pessoais, médicas e odontológicas, relatórios e as demais necessidades.

5 – Segurança

Graças a esse avanço das tecnologias, não há perda de informações com esse prontuário. Isso se dá pois ele é capaz de fazer “backup” de tudo que está dentro, salvando o que é necessário para o médico e para o paciente.

Tenha um Prontuário Digital completo, com tudo que você precisa

Agora que você já sabe quais são as vantagens do prontuário médico digital, deve estar se perguntando sobre as funcionalidades e características mais importantes na hora de escolher um para a sua clínica. Que tal fazer um teste gratuito de 8 dias na plataforma Ti Saúde e conferir na prática, como podemos mudar para melhor a rotina no seu consultório e a comunicação com os seus pacientes?

prontuário digital

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

Seja o primeiro a comentar!