Prontuário eletrônico: 5 dicas essenciais para escolher o melhor

É possível afirmar que o prontuário eletrônico, na época das transformações digitais, tem sido um divisor de águas na rotina dos profissionais de saúde. Ao substituir o trabalho manual, os profissionais perdem menos tempo e conseguem facilitar um processo tão estrutural no dia a dia dos médicos da saúde.

Além disso, o prontuário eletrônico garante melhor custo-benefício quando comparado ao prontuário de papel, e ainda aumenta a eficiência da clínica ou consultório. 

Assim, deve-se entender como escolher o prontuário eletrônico mais adequado e o que atende melhor as necessidades de cada profissional.

Por que escolher o eletrônico?

Com a utilização do prontuário de papel, muitas informações relevantes podem ser perdidas, pois dependem de um armazenamento correto, resultando em erros e em maior lentidão para continuar o atendimento. Já com o eletrônico, todas as informações estão armazenadas num sistema que garante a proteção de dados dos pacientes, tornando o diagnóstico mais correto e objetivo, com a possibilidade de consultá-lo rapidamente durante o atendimento. 

Entretanto, é fundamental entender alguns pontos para escolher o melhor sistema de prontuário.

Prontuário eletrônico: 5 dicas essenciais para escolher o melhor

1. Descubra se o prontuário eletrônico é personalizável 

prontuário eletrônico

 

Para tornar o dia a dia na sua clínica mais eficiente, saber se o sistema de prontuário eletrônico é personalizável é muito importante. Isso ocorre porque não adianta acrescentar essa modalidade na rotina se ela não puder se adaptar às necessidades de cada profissional, especialidade e clínica. Tornar essa questão uma prioridade permite diagnósticos exatos e atendimentos mais rápidos, já que adapta-se a preferência de cada um. 

2. Garantia na segurança de dados

prontuário eletrônico

 

A segurança dos dados do paciente não pode ser garantida através dos prontuários de papel e, além disso, há maior dificuldade no armazenamento, o que pode acarretar em perdas ou acidentes. 

Assim, entender como é feita a segurança desses dados é muito importante. O armazenamento dos dados dos pacientes no prontuário eletrônico é realizado num sistema de ponta a ponta na nuvem, sem a utilização de dispositivos como computadores, HDs ou discos rígidos. Guardados na nuvem, o consultório não depende de perdas de arquivos, tornando tudo mais acessível para o médico e para o paciente, que, desde que tenham conexão com a internet, podem acessar essas informações de qualquer lugar do mundo. 

3. Certifique que o prontuário eletrônico tem assinatura digital 

 

Outro ponto que traz questionamentos é sobre a autenticidade do prontuário eletrônico. Tal como é possível garantir a segurança dos documentos da clínica, a assinatura digital no modelo padrão ICP-Brasil garante que as informações confidenciais do paciente serão vistas apenas pelas pessoas responsáveis e autorizadas, tal como a veracidade dos documentos assinados pelo profissional de saúde. 

4. O suporte tem que ser eficiente 

 

Ao escolher uma plataforma que ofereça o prontuário eletrônico, deve-se checar a qualidade do seu suporte. É essencial que se tenha uma equipe que resolva possíveis dúvidas ou problemas rapidamente, para garantir, assim, a maior praticidade no dia a dia da clínica. 

5. O prontuário eletrônico deve possibilitar o acesso em diferentes dispositivos

 

É preciso trazer flexibilidade para os processos do cotidiano do profissional de saúde, que realizam várias atividades. Com um bom sistema de prontuário digital, a possibilidade de acessá-lo sempre que quiser, por meio de computadores e celulares torna o acesso as informações e os atendimentos mais rápidos e fáceis. 

E como encontrar uma plataforma capaz de me oferecer essas funcionalidades e todas essas vantagens? 

 

A plataforma da Ti.Saúde amplia as possibilidades de atendimento e relacionamento com pacientes por meio da tecnologia, se tornando a melhor porta de entrada para esse meio, que vai ainda além do prontuário eletrônico, incluindo outras funcionalidades que melhoram o desempenho das clínicas e consultórios.

Quer saber quais? Então acesse o nosso link clicando aqui e não perca mais tempo! 

 

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

Seja o primeiro a comentar!