Loading...

Prescrição médica digital: saiba tudo sobre

A área da saúde envolve o cuidado com a saúde e o bem estar das pessoas e, por isso, toda atividade relacionada a esta deve ser executada com atenção. Quando se fala sobre a prescrição médica, essas características são ainda mais reafirmadas. Sendo assim, é essencial que o profissional de saúde elabore esse documento da melhor forma possível, a fim de proporcionar mais cuidado para o paciente. A prescrição médica digital, então, otimiza a rotina dos profissionais e transforma o relacionamento com seu paciente.

Dessa forma, é válido ressaltar a importância da prescrição médica, entender como funciona a prescrição digital, e como a Ti.Saúde te ajuda nesse processo. 

Prescrição

O que é a prescrição médica? 

A prescrição médica é um documento que guia o paciente com  informações importantes para o cuidado do seu estado de saúde. É, por exemplo, a descrição de quais são e como se deve tomar os seus antibióticos. 

É importante que essas informações estejam compreensíveis e com clareza, a fim de que o paciente possa segui-las com facilidade e da forma correta. 

Como é feita a prescrição médica? 

1- Identifica-se a situação em que o paciente se encontra;

2- Em seguida, analisa como se dará o processo até a melhora do paciente;

3- Há a checagem da prescrição, para ver se as informações estão de acordo com as condições do paciente;

4- Informa-se o paciente de todas as recomendações e instruções dos medicamentos recomendados na prescrição.

E quais informações devem estar nela? 

Informações sobre o paciente, como:

1- Nome;

2- Endereço;

3- Data da emissão; 

4- Idade;

5- Documento;

6- Número de identificação;

7- Nome do medicamento e a quantidade que deverá ser consumida; 

8- Tempo de duração;

9- Cuidados com o medicamento;

 10- Assinatura do profissional responsável.

A prescrição médica tem validade? 

Em geral, de acordo com as regras da Anvisa, a prescrição tem validade de trinta dias, a partir da data de emissão. Contudo, pode haver variação nessa regra, com a prescrição de antibióticos valendo cerca de 10 dias, e ainda podendo variar de acordo com o Estado.

Alguns erros que precisam ser evitados:

1- Não colocar o tempo do tratamento do paciente;

2- Usar abreviações;

3- Escrever de forma ilegível;

4- Rasurar;

5- Não inserir a data de validade;

6- Indicar errado a administração do medicamento. 

Prescrição

Como funciona a prescrição médica digital? 

A prescrição médica digital funciona da mesma forma da versão física. A sua diferença, então, é no seu formato: é entregue ao paciente de forma digital, como no formato de PDF por e-mail, por exemplo.

Dessa forma, o modelo digital permite que a clínica ou consultório conquistem altos níveis de automação, evitando erros ortográficos ou de rasuras.

Assim, são algumas das principais vantagens dessa modalidade de prescrição:

1. Leitura legível

Com os erros de ortografia e a difícil legibilidade da caligrafia dos profissionais de saúde, muitos pacientes sofrem com os erros de interpretação deles e dos farmacêuticos. 

O documento eletrônico garante a legibilidade, diminuindo os erros de ortografia e eliminando a possibilidade de erros de ortografia.

2. Eliminação das rasuras

Com a rotina exaustiva, a possibilidade do profissional de saúde cometer algum erro na prescrição e precisar rasurar é alta. Porém, com a digitalização, esse tipo de erro não é mais uma possibilidade, já que, caso necessárias correções, essas são feitas facilmente e rapidamente. 

3. Facilita a localização de informações

A possibilidade de guardar arquivos num sistema de armazenamento na nuvem é uma das principais vantagens em aderir a prescrição digitalizada. Posteriormente, todos os documentos podem ser acessados e localizados com apenas alguns cliques, e, assim, sem mais demoras para procurar os dados do paciente. 

4. Garante maior segurança

O armazenamento na nuvem, então, além de trazer maior agilidade para o cotidiano, garante também que todas as informações dos pacientes estejam mais protegidas, pois só pessoas autorizadas podem acessar esses dados, protegidos por protocolos seguros.  

prescrição médica digital

Como ter acesso à prescrição digital? 

Entender sobre a prescrição digital e o seu potencial é entender sobre o futuro da área da saúde. Para ter o melhor prescritor digital, a plataforma da Ti.Saúde possibilita a otimização de toda a rotina das clínicas e consultórios, pois, além dessa funcionalidade, existem outras como prontuário, laudo, consultas, agendamentos e mais.

Ainda além, a Ti.Saúde te proporciona o prescritor digital de forma gratuita como parte do nosso Plano Individual, permitindo que o profissional de saúde entregue mais cuidado para o seu paciente!

 Acesse https://www.tisaude.com/planos para saber mais e cadastre-se imediatamente para ter acesso a prescrição digital grátis, e conheça várias outras funcionalidades!

Deixe um comentário

Top