Por que é tão importante ter profissionais de TI na área de saúde?

A área de saúde, assim como vários outros setores, foi bastante beneficiada com a transformação digital e a inclusão de diversas tecnologias no dia a dia da operação. Nesse cenário, profissionais de TI atuando na área de saúde traz uma série de vantagens.

Com o avanço tecnológico a passos largos, empresas de saúde, como hospitais e clínicas, encontram hoje no mercado uma série de ferramentas para otimizar processos e facilitar a gestão desses negócios.

Esses recursos, além de facilitarem a rotina dos profissionais envolvidos, desde a recepção até os médicos, também agregam valor aos serviços prestados e possibilitam melhorar a experiência oferecida aos pacientes.

Porém, para que eles sejam utilizados da melhor forma e com eficácia, contar com um bom suporte de TI na área de saúde é essencial. 

 

O que é suporte de TI?

O suporte de TI, consiste em uma série de serviços prestados por uma empresa especializada em tecnologia, a fim de fornecer suporte e assistência a toda a infraestrutura de tecnologia de uma empresa.

Dessa forma, é responsabilidade de um setor de TI na área de saúde ou qualquer outro setor garantir que todos os servidores, máquinas, equipamentos, ferramentas e sistemas de tecnologia estejam funcionando corretamente e atendam às necessidades daquela organização.

Além disso, o departamento de TI também auxilia na implementação de processos e fornece diretrizes no que diz respeito à proteção de dados e no melhor uso dessas informações.

Tipos de suporte

O suporte pode ser prestado de duas formas:

  • Presencial: Em um suporte presencial os profissionais responsáveis encontram-se alocados na sua empresa. Eles podem ser contratados diretamente ou por meio de uma empresa de TI, mas realizam suas atividades dentro do hospital ou clínica.
  • Remoto: Nessa modalidade de suporte os especialistas em tecnologia não estão dentro do hospital ou clínica, no caso da área de saúde. Porém, eles encontram-se à disposição para realizar suas atividades e dar todo o auxílio necessário à distância. Para isso, eles possuem acesso remoto a todos os equipamentos e soluções de infraestrutura da empresa.

Qual o papel da TI nos centros de saúde?

A gestão de uma empresa de saúde é bastante complexa. Com um grande número de pacientes, essas organizações precisam lidar diariamente com um volume alto de dados, além de todo o controle financeiro e dos processos do dia a dia.

Com diversos departamentos atuando ao mesmo tempo é essencial ter integração e comunicação entre eles para garantir assertividade nas operações e, dessa forma, proporcionar uma boa experiência aos pacientes.

Nesse cenário, a TI aparece como peça fundamental dentro de centros de saúde.

Ela possibilita que diversos setores trabalhem integrados e troquem informações, além de automatizar diversas atividades manuais, trazendo mais produtividade aos colaboradores e tempo para focar seus esforços em outras atividades mais estratégicas.

Ter um controle em tempo real do histórico de cada paciente, por exemplo, é uma grande vantagem proporcionada pela tecnologia que impacta positivamente a rotina desses profissionais.

Manter todos os equipamentos e sistemas funcionando é outro ponto importante no setor da saúde. Um imprevisto com uma máquina ou um sistema fora do ar por um longo período pode prejudicar o dia inteiro de trabalho.

Vantagens de um suporte técnico de TI

Confira os benefícios que um suporte de TI na área de saúde pode agregar para a sua empresa de saúde.

1-Mantém a continuidade dos serviços

Imprevistos podem ocorrer em qualquer hospital ou centro médico, desde falhas em equipamentos até quedas de energia que prejudicam a operação.

Quando isso ocorrer, um suporte de qualidade está ali para ajudar a contornar os problemas e garantir a continuidade dos seus serviços em um curto espaço de tempo, sem prejudicar o andamento da rotina.

Sem um suporte nesse sentido é comum os colaboradores ficarem perdidos, sem saber exatamente o que fazer para contornar a situação. Isso impacta no atendimento e na experiência do cliente.

2-Protege os equipamentos

Ao trabalhar com tecnologia e um grande volume de dados a proteção dessas informações e dos equipamentos é essencial.

Hoje, em centros de saúde, desde a entrada do cliente até os registros médicos e análise de exames dependem de computadores e outros equipamentos. Por isso, proteger esses equipamentos são tão importantes.

3-Realiza backups periódicos

Um time de TI é responsável pela realização de backups dos dados armazenados de tempos em tempos.

Dessa forma, evita-se a perda de informações importantes, principalmente quando ocorrem imprevistos.

Já imaginou no meio de uma consulta o profissional não conseguir acessar o histórico do paciente? Além de atrasar todos os horários do dia para resolver a situação, a experiência daquela pessoa será muito negativa.

Com um bom backup na nuvem bem organizado e fácil de acessar, esse tipo de situação é contornado rapidamente sendo tudo restabelecido no menor intervalo de tempo possível.

4-Garante a manutenção preventiva

Máquinas e equipamentos precisam de manutenção preventiva de tempos em tempos para garantir seu bom funcionamento e identificar problemas no início.

Prevenir problemas maiores e resolver problemas assim que eles aparecem, além de reduzir custos para o centro médico, aumenta a vida útil desses equipamentos.

5-Contar com profissionais qualificados

Um bom departamento de TI possui em sua equipe profissionais qualificados, com experiência e conhecimento nas últimas tecnologias.

Isso faz a diferença na qualidade dos serviços prestados.

6-Economia de tempo e dinheiro

Contar com profissionais de TI a empresa ganha produtividade ao utilizar ferramentas e sistemas que simplificam o dia a dia. Dessa forma, os profissionais do centro médico têm mais tempo para focar em ações estratégias para o negócio.

Além disso, as vantagens que listamos acima refletem em economia financeira também para hospitais e clínicas.

Desde a manutenção preventiva até a continuidade dos serviços em situações imprevistas reduzem os gastos da empresa com infraestrutura e refletem no fluxo de caixa.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

Seja o primeiro a comentar!