Loading...

O potencial do metaverso na área da saúde

Quando o assunto é transformação digital, é essencial ficar por dentro de tudo o que a tecnologia está trazendo, principalmente quando se é da área da saúde. Uma dessas inovações relevantes e promissoras para resolver dores já existentes dos profissionais de saúde é o metaverso. 

O que é o metaverso?

O metaverso é a evolução da internet que já conhecemos. Com uma tecnologia aprimorada de forma exponencial, ele conta com o avanço da inteligência artificial e do blockchain, e promete revolucionar o que conhecemos como a união entre realidade virtual e realidade aumentada. Nesse ínterim, é uma experiência virtual que age como uma simulação do mundo físico, paralelo à nossa realidade.

O impacto do metaverso na saúde

Embora esse debate pareça ainda distante, para a saúde ele se faz cada vez mais latente. Exemplo disso é que hoje, no Brasil, já há utilização do metaverso para discutir diagnósticos de pacientes e também planejar cirurgias personalizadas. 

Além disso, no tocante a consultas, se atualmente o atendimento virtual se limita à telemedicina, no futuro será muito mais palpável; possibilitando que o profissional de saúde visite o paciente em casa, e vice-versa, através do seu avatar.

Essa cópia digital do paciente será produzida por meio de dados importantes fornecidos, como sua temperatura, frequência cardíaca etc. Desse modo, como aliados entram os recursos do cotidiano desse paciente usados para a coleta dessas informações, por meio de wearables (dispositivos vestíveis); como também, no que o profissional já tem domínio, como prontuários eletrônicos e outros dados médicos.

Vale ressaltar, também, a inovação que será a alternativa para o já conhecido telemonitoramento. Especialistas criam versões virtuais de partes do corpo em alta definição, utilizadas para demonstrar a um colega à distância sobre casos mais complexos. Não só isso, mas também englobando a realidade aumentada, também é possível projetar órgãos no mundo real, acima da pele do paciente, tendo uma visão estratégica do interior do corpo.

Os avanços também se irradiam para a educação médica, potencializando o treino para cirurgias e o estudo da autonomia, assim como da fisiologia humana. Ou seja, um divisor de águas no que hoje se tem como treinamento para profissionais de saúde, proporcionando mais qualificação e principalmente mais proximidade ao cotidiano profissional antes mesmo da formatura.

No mais, para os pacientes, também podemos mencionar o quanto isso transforma o próprio cuidado da saúde. Por exemplo, com um sistema de gamificação, há a dinamização da atividade física, tornando a experiência muito mais divertida e imersiva, tendo como base os jogos digitais. Como também, a humanização; por exemplo, para pacientes oncológicos, a ambientação virtual agradável e lúdica.

Quais os desafios do metaverso na saúde?

Além de garantir a confiança dos profissionais mais resistentes às mudanças da tecnologia dentro da área da saúde, também é um desafio a garantia da proteção de dados de maneira completa, assegurando o paciente de que tudo o que está na órbita da sua jornada será cuidado e criptografado.

Ademais, devido ao preço alto dos equipamentos do metaverso, ele irá demorar a ser aplicado em bastantes hospitais; por exemplo, os óculos VR, Joysticks e outros gadgets podem custar milhares de reais. Por isso a acessibilidade dessa tecnologia pode se restringir a grandes centros urbanos e principalmente em clínicas e hospitais que possuem uma verba maior em comparação a outros. 

Para ficar por dentro da revolução digital que já está acontecendo na área da saúde não é preciso, de imediato, aderir ao metaverso; tendo um consultório online, por exemplo, você já garante maior autoridade na sua área e também fideliza mais pacientes. E mais, contando com uma solução que faça a ponte entre você e a saúde 5.0 irá te poupar tempo, imprevistos e a dor de cabeça em procurar mais de um software para a adaptação às suas necessidades.

Para isso, conte com o Ti.Clinic, a melhor plataforma do mercado em saúde digital. Com ele, você consegue ter diversas funcionalidades estratégicas e exclusivas, garantia de suporte humanizado, armazenamento em nuvem feito pela Amazon, e muito mais! Teste nossas funcionalidades por até 15 dias gratuitos!

Deixe um comentário