Loading...

Médicos e redes sociais: como utilizá-las sem ferir a ética profissional

Estar presente hoje na internet e redes sociais é praticamente uma necessidade para qualquer profissional que pretende divulgar seu trabalho.

Para os profissionais da saúde esse universo ainda é um terreno delicado, visto que é preciso cautela para saber se divulgar sem ferir conceitos básicos da ética e do bom comportamento médico.

Nesse artigo, ensinamos um pouco sobre como se comportar na internet e nas redes sociais da maneira correta, divulgando seu trabalho na área médica. Confira!

A internet é o novo meio para ser encontrado

Uma afirmação é verdade quando o assunto é o universo da internet: lá é o mais moderno e melhor meio para ser encontrado por qualquer pessoa – inclusive seus potenciais pacientes.

Hoje um profissional, até mesmo um médico, que não tem nem um perfil em uma rede social, corre o risco de não ser conhecido e de não ter seu trabalho divulgado para possíveis interessados.

A internet é hoje a melhor maneira de se comunicar com seus clientes, novos e antigos, e de moldar a sua carreira profissional da melhor maneira possível.

A ética continua sendo regra imprescindível nesse universo

Mesmo que a internet pareça uma “terra sem lei”, para o profissional da área médica as mesmas regras éticas aplicadas na “vida real” devem ser respeitadas no ambiente online.

Por isso o sigilo da informação de pacientes, de fotos sem autorização, de realização de propaganda com dados de indivíduos tratados e todas as outras infrações éticas que podem ocorrer nessa realidade também serão julgadas como crime no Conselho Federal de Medicina.

Crie conteúdo personalizado, único e verdadeiro

Para se manter vivo na internet, é importante ser capaz de criar conteúdos únicos para cativar a sua audiência, afinal, as pessoas estão nas redes sociais e navegando por páginas diferentes à procura de informações que lhe auxiliam em diversos aspectos pessoais e profissionais.

As dúvidas médicas e buscas por profissionais de diferentes especialidades são algumas das perguntas mais comumente feitas nessas redes e, para que você seja encontrado como a solução para essas perguntas, é preciso produzir e divulgar um conteúdo relevante para seus potenciais clientes.

Escreva artigos sobre sua área de atuação, tire dúvidas sobre tratamentos e doenças, apresente informações relevantes e sempre se mostre disponível para nutrir seu “cliente” de tudo que ele precisa para confiar em você e buscar conhecer o seu trabalho.

Tudo isso, entretanto, deve ser feito de maneira profissional, com o devido cuidado para evitar transformar o seu conteúdo de valor, original e verídico em apenas mais um conteúdo publicitário na internet.

Divulgue, mas para o público certo e da maneira certa

Tudo que você produz – textos, vídeos, posts, artigos, imagens – devem ser divulgados para que seus clientes possam encontrar esses conteúdos. Por isso, entenda onde seu público se encontra – em quais redes sociais e sites – para trabalhar a divulgação por esses meios.

Entenda também o volume de conteúdo que você precisa entregar para esses clientes e como fará para atingir essa demanda, evitando que eles se cansem das informações que você está produzindo com tanto cuidado.

Avalie os resultados e invista no que deu certo

Um dos cuidados mais importantes que se deve ter em uma estratégia de divulgação em redes sociais e na internet é com os resultados obtidos após esse trabalho.

É após a análise do que funcionou e do que não deu certo que você vai nortear novas publicações, novas maneiras de se comunicar com seu público e de se tornar uma referência na sua área de atuação.

Por isso, fique atento aos artigos que foram bem avaliados, aos seus vídeos que foram assistidos e aos seus comentários que trouxeram frutos positivos. Invista nesse caminho para continuar garantindo bons resultados.

Você tem algum perfil nas redes sociais? Como você trabalha a divulgação do seu trabalho na internet? Conte para a gente!

Deixe um comentário