Loading...

Medicina personalizada: saiba como funciona!

 

medicina personalizada

A ciência tem investido cada vez mais em estudos que proporcionem diagnósticos de forma personalizada para os pacientes, de forma que eles consigam o melhor tratamento possível para os seus problemas. 

Chamada de medicina personalizada ou de precisão, esse campo tem ganhado um grande espaço nas clínicas e hospitais, fazendo com que os profissionais apliquem os seus conceitos durante as consultas com os pacientes, de modo a ter maiores resultados. 

Utilizando ferramentas da medicina tradicional, como aparelho de ultrassonografia hospitalar, por exemplo, essa área é considerada uma grande revolução, pois promove uma melhor assertividade no diagnóstico de doenças e maior chances de cura. 

O que é medicina personalizada 

A medicina tem um papel fundamental na vida do ser. Responsável por cuidar da saúde prevenindo o aparecimento de doenças ou as tratando, esse campo precisa estar sempre em avanço, pois todos os dias surgem novos problemas que precisam de solução. 

Alguns tipos de câncer, HIV e outros distúrbios ainda são doenças que não possuem cura, mas que podem ser tratadas da melhor forma possível, fazendo com que o enfermo tenha maior chances de viver bem, ou seja, continuar a ter qualidade de vida. 

Porém, apesar dos obstáculos que existem, a medicina possui grandes recursos que estão evoluindo cada vez mais e tem se tornado bastante precisos, especialmente na hora de mapear toda a saúde do paciente que procura pelo serviço. 

E é nesta área que está localizada a medicina personalizada, que tem como objetivo dar o tratamento específico que o enfermo precisa, de forma que entenda por completo o que causou a doença e como ela age dentro daquele organismo. 

Tendo como principal base a singularidade, a medicina personalizada pode estar presente em diversas subáreas, como na assistência fisioterapêutica domiciliar, por exemplo, e em muitas outras, de modo a promover um cuidado mais geral. 

Antigamente, na medicina mais convencional, quando um paciente recebia um diagnóstico, logo ele iria receber um tratamento igual a de muitas outras pessoas que apresentam o mesmo quadro. Entretanto, com o avanço desse campo, o cenário tem mudado. 

Saindo da abordagem generalizada, a medicina personalizada adentra em uma estratégia mais avançada, afinal um distúrbio pode surgir pelas mais diversas causas, necessitando de um suporte que identifique precisamente a alteração genética que ocorreu. 

Porém, a medicina personalizada não se resume em apenas tratar uma doença, ela também previne o seu surgimento, sendo uma ótima medida profilática, especialmente para quem já possui graves quadros de problemas de saúde na família. 

Um exemplo desse método na prática é da atriz americana Angelina Jolie que, após realizar o mapeamento dos seus genomas, descobriu que possuía uma grande tendência a ter câncer de mama, o que a fez realizar a mastectomia, retirada cirúrgica da mama. 

Com muitos benefícios, desde para cuidador de pessoas acamadas até para quem deseja manter uma boa qualidade de vida, a medicina personalizada atua por meio da análise genética do paciente e está disponível em diversas clínicas pelo país. 

Tornando-se mais acessível com o passar do tempo, essa espécie de tratamento ainda possui algumas restrições, principalmente aquelas ligadas à condição financeira, pois não é oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o que dificulta o seu acesso. 

Assim, boa parte da população que precisa dessa ferramenta para prevenir e tratar doenças continua a realizar os seus tratamentos de forma mais generalizada, pois nem todos os planos de saúde incluíram esse serviço na sua lista de tratamentos. 

Porém, médicos e os mais diversos profissionais da saúde procuram formas de tornar essa medicina que utiliza ainda mais intensamente dados científicos acessível para a população, assim como outros procedimentos, como raio X e endoscopia tubo digestivo alto

Como funciona a medicina personalizada 

Existem diversos fatores que tornam a medicina personalizada um serviço muito diferente da medicina convencional, que é aquela que predomina nos consultórios e hospitais. A principal delas está no seu objetivo, que é a singularidade de diagnóstico, como dito antes. 

Considerada extremamente revolucionária, esse tipo de medicina atua a partir da coleta do material genético do paciente, entregando dados assertivos sobre a probabilidade do desenvolvimento de uma doença e o que a causou. 

Funcionando a partir de 4 princípios, que são denominados como Modelo dos 4 Ps da medicina de precisão, essa área busca as melhores formas possíveis para remoção de pacientes acamados, de modo a entregar maiores cuidados. Esses 4 tópicos são:

  • Preditiva;
  • Preventiva;
  • Participativa;
  • Personalizada. 

Estando ainda em processo de evolução, cada elemento tem um intuito diferenciado e modos de colocar em prática a medicina personalizada, sempre levando em consideração o quadro do paciente que busca pelo tratamento. 

  1. Preditiva 

Esse primeiro campo é o que mais possui a essência da medicina de precisão, pois é justamente o que ela busca entregar aos pacientes, um diagnóstico de possíveis doenças que podem aparecer ao longo da vida, evitando assim a sua concretização.

Utilizando os mais recursos tecnológicos, a medicina preditiva faz o diagnóstico por meio do mapeamento genético. 

  1. Preventiva  

O termo pode se assimilar a preditiva, porém age de maneira diferente. Aqui, o objetivo principal é intervir de maneira precoce, evitando, dessa forma, que o indivíduo venha a adoecer. 

Por exemplo, caso uma doença respiratória seja identificada, o médico pode passar para o paciente o uso de cilindro de oxigenio medicinal 50 litros durante algumas horas do dia. 

  1. Participativa 

Muitas vezes, apesar da doença estar em seu corpo, o paciente não tem controle e nem pode tomar decisões em relação a sua saúde, ficando apenas por conta do médico todas as ações a serem tomadas. 

Esse cenário muda quando se fala sobre medicina participativa. Tendo como objetivo estreitar a relação entre paciente e médico, com a sua prática o enfermo pode e deve participar de todo o processo de tratamento. 

  1. Personalizada 

Por fim, a última categoria está ligada com a singularidade do ser, com todo o seu perfil genético e com a patologia identificada. 

É por meio do atendimento e trabalho personalizado que o paciente consegue ter uma melhor resposta para as suas necessidades, pois é levado em consideração todo o seu histórico de saúde, trazendo maiores benefícios para a sua vida. 

Os benefícios da medicina personalizada 

Trazendo vantagens tanto para os pacientes quanto para os próprios médicos, a medicina personalizada é um serviço extremamente necessário, que promove uma melhor qualidade de vida e também um melhor tratamento. Os seus principais benefícios são: 

  • Boa qualidade de vida;
  • Tratamentos necessários;
  • Resultados mais assertivos;
  • Relação entre médico e paciente mais bem estabelecida;
  • Melhor tomada de decisão. 

Impactando eficientemente as ações da medicina, todos esses benefícios ainda promovem a redução de custos no tratamento, apesar da medicina personalizada nem sempre ser acessível, e também impacta o psicológico do paciente, o deixando mais esperançoso. 

  1. Boa qualidade de vida 

Como dito anteriormente, quando o paciente possui um diagnóstico mais assertivo sobre a sua saúde, ele consegue evitar o aparecimento de doenças, o que prolonga sua expectativa de vida e também as suas ações no dia a dia. 

Independentemente de onde se esteja, em casa ou em uma creche da terceira idade, o paciente consegue viver melhor.

  1. Tratamentos necessários 

A medicina personalizada também faz com que o paciente realmente tenha os tratamentos que precisa, evitando o desperdício de tempo, especialmente em quadros mais graves, como as doenças degenerativas, por exemplo.  

  1. Resultados mais assertivos 

Por trabalhar a partir do genoma colhido do paciente, esse tipo de medicina consegue resultados mais objetivos e certeiros, fugindo de prováveis possibilidades e, como dito anteriormente, agilizando o tratamento que o paciente necessita realizar. 

  1. Melhor relação entre médico e paciente 

A conexão entre médico e paciente é importante para que ambos trabalhem juntos em busca da cura. Além disso, essa relação facilita o processo para o paciente, que muitas vezes fica mais frágil e desconfiado. 

Assim, ele consegue ter mais confiança nos resultados e tratamentos, se dedicando também para que o quadro seja revertido. 

  1. Melhor tomada de decisão 

Para finalizar, a medicina personalizada ajuda que a equipe médica tome as melhores decisões para cuidar do paciente, afinal, entrega a ela dados que são importantes para análises que devem ser feitas antes da definição dos tratamentos. 

Considerações finais 

A medicina personalizada é um campo revolucionário, que possui muitos benefícios para toda a população, estando ela doente ou não.

Podendo ser utilizada em várias clínicas e lugares que cuidam da saúde, como casa de repouso para deficientes, por exemplo, essa área promove melhor qualidade de vida, previsibilidade de resultados clínicos e potencialização de recursos. 

Assim, quem a procura irá encontrar um formato diferente da medicina convencional e que traz os melhores resultados possíveis. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Fale com um especialista

 

 

Deixe um comentário