Loading...

Marketing farmacêutico: Como atrair, converter e fidelizar clientes para a sua farmácia

6 (CARROSSEL) 5 MOTIVOS P ESCOLHER TI FARMA

Poucas frases populares são tão certeiras quanto a que diz que o marketing é a alma do negócio. Num mundo em constante mudança, construir estratégias que impactam nessa área da sua farmácia faz com que ela garanta mais visibilidade, autoridade e fortaleça a sua relação com os clientes que já a frequentam. Além do mais, é justamente através do marketing que é possível mensurar o seu relacionamento e posicionamento no mercado, como você está trazendo diferencial perante a concorrência, além de se preparar para não apenas apagar incêndios dentro do seu negócio. 

Qual a importância do marketing farmacêutico?

O marketing farmacêutico é, justamente, o catalisador entre farmácias de sucesso e farmácias comuns. A importância dele para o seu negócio está no mesmo patamar de uma boa gestão e até de um bom financeiro, até porque, a má execução do marketing influencia de forma drástica tudo o que gira em torno da sua farmácia. Por isso, mais do que o seu atendimento e até os seus próprios produtos, a maneira que você se conecta com o seu público está 100% ligada a uma boa tática de marketing farmacêutico.

Por outro lado, muitos profissionais acabam pecando ao tentar de tudo para alavancar o marketing da sua farmácia e acabam esquecendo fatores essenciais, como se atentar a legislação, ter um olhar interno para o que já existe no seu estabelecimento, pesquisar sobre tendências de inovação e ter um olhar maduro sobre o que outras farmácias já estão fazendo.

Nesse âmbito, um dos pilares mais importantes do marketing é a intencionalidade. Por exemplo, se você deseja aumentar o seu faturamento aumentando a sua divulgação, ou se deseja resgatar clientes que fizeram apenas uma compra e não retornaram mais ao seu negócio, ou até mesmo ampliar o que você oferece dentro da sua farmácia. Começar a estabelecer táticas de marketing, mesmo não tendo muito conhecimento da área, pede para que você faça três perguntas básicas: o que vender, como vender e para quem vender; para te explicar isso na prática, as nossas especialistas em marketing de saúde criaram esse artigo. Confira esse passo-a-passo infalível para que você comece hoje a transformar a maneira que você faz a publicidade da sua farmácia:

Dicas para atrair, converter e fidelizar clientes na sua farmácia

 

  • Criação de programa de fidelidade

Você sabia que custa de 5 a 25 vezes mais barato para a sua farmácia manter um cliente atual do que conquistar um novo? Por isso, criar um programa de fidelização ajuda com que o seu público atual veja como um investimento a longo prazo ser um consumidor do seu negócio. Uma dica é o cadastro com dados, como email e número de telefone, para poder criar uma carta de clientes que você poderá manter o contato e também o controle para o programa de fidelidade.

  • Cross-Sell

A estratégia cross-sell, ou venda cruzada, é uma ótima maneira de propor ao seu cliente produtos que se complementam. Por exemplo, se o cliente apresentar um quadro gripal, apresentar a ele vitaminas que fortalecem a imunidade e que previnem que ele torne a adoecer mais vezes. Isso não só ajuda a ampliar a venda, como transmite um cuidado e preocupação sua para com ele.

  • Utilize as redes sociais 

A presença digital nas redes sociais hoje é um grande diferencial entre farmácias que desejam ampliar seus horizontes das que insistem em não abrir mão do analógico. Por isso, é importante que você se posicione dentro do ambiente digital para criar uma memória do seu cliente em relação a sua farmácia, além de nutrir suas mídias sociais com conteúdo informativo sobre as suas regulares promoções e também educativos. Esse marketing estratégico é um grande aliado também para relacionamento, até porque, com atuação nas respostas de directs e comentários você também pode criar uma conexão com o seu cliente não só no momento em que ele frequenta a sua farmácia.

  • Impulsione posts através do Facebook

Muito se fala do engajamento orgânico, dado pelos seguidores já existentes das redes sociais, porém, é necessário pontuar que o algoritmo dessas mídias não entregam o conteúdo para 100% dos que já acompanham o seu negócio; sendo necessário o tráfego pago. Por outro lado, o investimento nessa tática de marketing faz com que não só os seus já usuais clientes fiquem por dentro de tudo o que é postado nos seus perfis, mas também que pessoas que ainda não conhecem a sua farmácia possam ter o primeiro contato. O marketing digital é um forte aliado para os farmacêuticos hoje e, junto a isso, ter um site para divulgar a sua farmácia de forma online, é uma maneira imbatível de transformar o seu empreendimento numa verdadeira máquina de vendas.

  • Ofereça serviços farmacêuticos

Quanto mais você não dinamizar os seus produtos, menos você pode potencializar os seus lucros. Pensando nisso, oferecer serviços farmacêuticos é uma ótima maneira de descentralizar a sua receita mensal apenas das vendas de remédios, atraindo um público novo e também transformando a maneira que os seus clientes usuais já enxergam a sua farmácia. Dentro do Ti.Farma você encontra uma maneira inovadora e digital de proporcionar aos seus clientes serviços farma, além de fazer com que a sua DSF seja emitida de maneira rápida, por apenas um clique. Uma maneira impactante de atrair, converter e fidelizar seus clientes, utilizando a tecnologia de ponta.

  • Crie um calendário de marketing 

O planejamento anda lado a lado com um marketing de sucesso. No entanto, nem sempre é fácil elaborar um planejamento de conteúdo para as redes sociais, sites e blogs, por isso, uma dica valiosa é aproveitar as datas comemorativas e se conectar com os seus clientes a partir delas.

Deixe um comentário