Estratégias de marketing digital para médicos e profissionais de saúde

Estratégias de marketing digital para médicos e profissionais de saúde

Fazer marketing digital para médicos e profissionais de saúde vai além de garantir aumento de receita ou até mesmo do fortalecimento da imagem da clínica, consultório ou do profissional em si.

Trata-se também de levar mais conhecimento ao público. Ou seja, educá-los e informá-los a respeito de um determinado assunto. 

Como, por exemplo, se você for um psicólogo(a), é possível com a ajuda de canais de comunicação digital instruir o seu público sobre assuntos como a ansiedade e a depressão, falando seus sintomas e afins. 

Em outras palavras, você, como profissional de saúde, não apenas se beneficia com o marketing, mas também, seu público e seus pacientes ganham com isso também. 

Por isso, hoje, vamos mostrar algumas estratégias de marketing digital para médicos e profissionais de saúde no geral. Então, vamos ao que interessa!

O que é Marketing Digital?

É o conjunto de ações que uma pessoa física ou jurídica executa de forma online com o objetivo de criar relacionamentos, desenvolver a identidade da sua marca ou imagem pessoal e aumentar a receita de um negócio.

Em outras palavras, o Marketing Digital é um conjunto de ações que visa promover uma marca nas mídias digitais. 

Por exemplo, você em algum momento da sua vida já acessou um site de marca e em seguida foi impactado por anúncios patrocinados navegando pela internet?

Ou, já viu influenciadores digitais divulgando algum produto/serviço nas redes sociais?  

Isso tudo são alguns exemplos básicos de ações com foco na promoção de uma marca, produto ou serviço no meio on-line, ou seja, estratégias de Marketing Digital.

Tudo o que engloba o digital, como: redes sociais, sites e blogs, por exemplo, são usados em estratégias de Marketing Digital. E, hoje, você vai aprender a como usar elas a seu favor!

Vantagens do Marketing Digital para médicos e profissionais de saúde

Cria relacionamento

Sim, o Marketing Digital permite um relacionamento mais próximo entre médicos e seus pacientes. Seja através de um site, redes sociais ou até mesmo whatsapp.

Os canais digitais facilitam essa interação e permite aproximação entre ambos os lados. E, quanto mais próximo você estiver do seu público ou paciente, é possível fidelizá-lo e retê-los. 

Em outras palavras, seu paciente irá sempre lhe procurar e retornar ao seu consultório/clínica depois de algum tempo.

Atrai mais pacientes

E, claro, o relacionamento nos canais digitais podem aumentar consideravelmente a quantidade de pacientes para a sua clínica.

Afinal, você poderá atingir pessoas do Brasil e do mundo todo com seus conteúdos nas redes sociais, site ou blog.

Dessa forma, novas pessoas começarão a conhecer você e seu o trabalho. Afinal, você estará presente nos mais variados canais digitais, como: facebook, linkedin, instagram e até mesmo tendo seu próprio site ou blog.

E, a partir desse primeiro contato no ambiente digital, poderão virar seu paciente. Bacana, não é?

Pensando nisso, o que acha de baixar um material gratuito para reter pacientes? Baixe agora o nosso e-book clicando no botão abaixo:

Baixar ebook: como reter pacientes

Aumenta sua autoridade e visibilidade

Médicos, no geral, já possuem autoridade desde formados. Entretanto, ter seu nome sendo citado em canais de comunicação não é tão comum assim.

Apesar da autoridade de um(a) médico(a) ou profissional de saúde, o meio digital te permite aumentar ainda mais a autoridade e referência na sua área de atuação.

Por isso, invista no marketing!

Você, já se imaginou sendo a principal referência na sua especialização? Sendo sempre referenciado(a)? Pense nisso!

Aposte nas redes sociais!

Saiba que dificilmente seus pacientes não estarão presentes em alguma rede social. 

Segundo um estudo realizado pela Rock Content, 91,3% dos internautas acessam suas redes sociais diariamente. E, dentre as redes sociais mais utilizadas, o Instagram e o Facebook saem na frente, com 92,5% e 92,1% de usuários ativos.

Com a ajuda das redes sociais, sua mensagem pode atingir seus pacientes de forma mais rápida e, ainda, alcançar milhares de pessoas ao redor do Brasil e do mundo.

Além do compartilhamento de conteúdo, as redes sociais, deve, sobretudo, ser utilizada como uma ponte de relacionamento com o seu público. 

Lembre-se: relacionar-se com seus pacientes e com o seu público permite uma série de vantagens, uma delas é a fidelização.

Além disso, com a ajuda das redes sociais você pode compartilhar a sua Clínica Digital com serviços de Telemedicina para marcações de consultas. Aumento assim, a receita do seu consultório.

-> Telemedicina: o que é, como funciona e quais as principais vantagens

Tipos de conteúdos para compartilhar

Como já foi dito, os profissionais da área de saúde, diferentemente de outras áreas, já passam autoridade e credibilidade ao público. Pense nisso como uma vantagem e utilize a seu favor!

Compartilhe o máximo de conteúdo que puder. Você pode, por exemplo, dividir entre conteúdos que abrangem desde os seus serviços prestados, como também, os de cunho institucional, informativo, dicas e até mesmo fatos curiosos da sua área de atuação. 

Mas, como assim? Vou te explicar melhor!

Nos conteúdos de serviços você pode falar sobre os procedimentos que você realiza na sua clínica, por exemplo,  vamos supor que você seja um dentista, fale sobre os procedimentos que você realiza, como: bichectomia, ortodontia, dentre outros. 

Em relação aos conteúdos institucionais, pense em formas de comunicação que fale mais sobre a sua clínica, sua marca registrada ou até mesmo você! Pense em falar sobre o quão bom e rápido é o seu atendimento. Fale sobre o seu grande diferencial no mercado.

Já os conteúdos em formatos informativos, dicas e curiosidades, eles servem mais para provocar a interação dos seus pacientes com a sua marca nas redes sociais.

E, ainda, o melhor de tudo: você educa e instrui os seus pacientes. Por exemplo, se você é um dentista e dá dicas sobre o uso correto de escova de dentes e quando é necessário trocá-la. 

Esse tipo de conteúdo agrega bastante na vida do paciente, e ainda, aumenta muito a sua reputação e visibilidade. Visto que, esses pacientes que te acompanham nas redes sociais podem compartilhar seus conteúdos com amigos e familiares.

E, consequentemente, você pode aumentar a quantidade de pacientes na sua clínica. Interessante não é?

Formatos de conteúdos para redes sociais

Cada rede social possui suas particularidades, para entendê-las, é importante que você pesquise bem. Mas, aqui vão algumas dicas:

Vídeos. Isso mesmo! O formato audiovisual é muito bem aceito pelos internautas e atraem bastante, principalmente quando são relacionados à área de saúde. 

Por que não transformar uma postagem comum de foto em formato de vídeo? Isso é muito importante para a sua imagem como profissional.

Inclusive, serve para gerar uma interação mais próxima e humanizada com seus pacientes. Afinal, é você falando diretamente com o seu público.

No Instagram, use e abuse do formato stories! Gera bastante engajamento e atinge muita gente. Portanto, trabalhe mais os stories e poste coisas sobre o seu dia a dia como médico ou profissional de saúde.

Mas, se você é muito ocupado(a) e não consegue ter uma boa frequência de postagens e uso das redes sociais, talvez seja a hora de contratar um profissional autônomo para cuidar de todo o seu marketing e da sua clínica. 

Afinal, mais importante do que a qualidade do conteúdo que você compartilha é a frequência de postagens. De nada adianta postar algo interessante hoje se você só conseguir publicar outro conteúdo daqui a quinze dias, por exemplo.

Pense nisso!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

Seja o primeiro a comentar!