Loading...

5 estratégias de marketing digital para profissionais da saúde

Aproveitar a audiência e dimensão dos canais digitais pode ser o segredo para conquistar mais pacientes e se tornar uma referência no mercado. Quer saber em quais estratégias investir? Descubra agora!

Em relação ao passado, as coisas mudaram muito quando se trata de relacionamento com clientes e vendas, principalmente por conta da revolução digital nos últimos anos.

Se antes o objetivo era apenas vender um produto para determinado grupo de compradores, hoje já não é bem assim que funciona.

Empresas têm investido cada vez mais em relacionamento para conquistar a confiança do público, fortalecer o vínculo, entender quais são suas necessidades para a partir disso vender.

Inclusive, essa é a proposta do Marketing Digital: utilizar internet e canais digital para se relacionar com clientes, fortalecer a imagem da marca e atingir o público por meio de estratégias assertivas que estejam de acordo com suas necessidades e desejos!

Quer saber como fazer tudo isso na área da saúde? Continue a leitura deste conteúdo!

1 – Redes sociais

É claro que elas não ficaram de fora das estratégias mais eficientes do Marketing Digital para profissionais da saúde!

As redes sociais possuem um alcance enorme, já que fazem parte da vida de milhões de usuários diariamente.

Diante disso, elas podem ser usadas para três finalidades: melhorar e fortalecer o relacionamento com o público por serem canais direto de comunicação, anunciar (campanhas pagas) e gerar conteúdo relevante aos seguidores a fim de fortalecer a imagem da marca.

As pessoas, basicamente, acessam as redes sociais para consumir conteúdos e, sendo assim, você pode aproveitar esses canais!

Por exemplo, uma empresa de  plano odontológico pode fazer publicações com dicas para contratar um bom convênio dentista, um nutricionista pode fazer publicações com recomendações de hábitos saudáveis e por aí vai.

As principais redes sociais do Marketing Digital são:

  • Facebook;
  • Youtube;
  • Instagram;
  • Twitter.

2 – Inbound Marketing

A metodologia Inbound é chamada de “Marketing de atração”, onde a ideia é atrair um cliente por meio da oferta de conteúdo útil e valioso a ele.

Perceba que conteúdo quase sempre estará presente em uma estratégia de Marketing Digital. 

Então,  o Inbound age de forma segmentada com base em dados sobre uma persona (perfil de cliente ideal de uma empresa) e oferta para ela conteúdos que lhe agreguem valor, resolva suas possíveis dúvidas e acabe com seus desejos e/ou dores.

Portanto, com o Inbound Marketing o paciente chega até você de maneira natural, sem uma prospecção agressiva e é por isso que é chamado de “Marketing de Atração”.

As etapas do Inbound são:

  • Atrair;
  • Converter;
  • Relacionar;
  • Vender
  • Analisar.

3 – Links patrocinados

Esta é uma das estratégias mais usadas no Marketing Digital atualmente, principalmente por trazer resultados rápidos em um curto período.

Você pode anunciar tanto no Google, de acordo com os resultados de pesquisa, como nas redes sociais, aparecendo em meio aos conteúdos.

Uma empresa pode criar anúncios sobre lente nos dentes para aumentar as vendas de convênio dental de forma rápida por meio da geração de leads (potenciais clientes)  na página, por exemplo.

São muitas as vantagens dos links patrocinados: baixo investimento, retorno rápido, geração de leads, fortalecimento da marca, dentre outros.

4 – Marketing de conteúdo

Aqui nem sempre objetivo está relacionado a vendas. Pelo menos não de forma direta.

O principal objetivo do Marketing de Conteúdo é educar os clientes de um negócio ao mesmo tempo em que trabalha o branding e fortalece a imagem da marca no mercado de modo que ela se torne uma autoridade no assunto.

Falando de vendas, o Marketing de Conteúdo é usado para ajudar pessoas a tomarem decisões.

Ou seja, fazer com que elas tenham consciência de seu problema, considerem a solução e tomem a decisão, tudo por meio do consumo de conteúdo relevante.

5 – SEO

É impossível não falar de um dos pilares do Marketing Digital!

SEO significa Search Engine Optimization e é o conjunto de técnicas utilizadas em sites e páginas web para que elas tenham relevância e conquistem melhor posicionamento nos resultados do Google.

Por meio das palavras-chave, as práticas de SEO fazem com que páginas estejam no topo dos buscadores de acordo com uma busca.

Por exemplo: um conteúdo sobre convênio odontológico empresarial pode aparecer entre os primeiros resultados a partir dessa palavra.

Os principais benefícios do SEO são visibilidade e conquista de autoridade dentro do segmento.

Por fim, o Marketing Digital hoje é uma realidade para diferentes empresas, afinal, estar online tornou-se uma obrigação e quem está off-line nem sequer é visto pelo seu público.

marketing digital para medicos

 

 

Este conteúdo foi produzido por Ideal Odonto

Deixe um comentário