Consultório e clínica online: o que é, como funciona e por onde começar?

Os avanços da tecnologia trouxeram mudanças que vêm aumentando, nas pessoas, o desejo por maior simplificação. No atendimento médico, apresentar qualidade no trabalho que envolve a saúde das pessoas é fundamental, e se essas inovações oferecem maior facilidade nas consultas, tornam-se essenciais. Assim, é necessário aderir aos meios digitais para garantir um alinhamento com os costumes atuais dos pacientes. Uma das opções para atingir esse objetivo é através do consultório e clínica online.

É um caminho sem volta para a área da saúde!

Com os pacientes priorizando consultórios e clínicas que valorizam a praticidade, a inclusão digital torna-se tendência e, para conquistar e continuar fidelizando pacientes, deve-se entender tudo que envolve essa integração online.

O que é um consultório e clínica online? 

O consultório e clínica online é basicamente igual ao presencial. Contudo, os serviços como agendamento, prescrição de medicamentos, teleconsulta e outros são feitos de maneira digital.

E como funciona? 

O consultório online é indicado para funções que não necessitam de contato físico, de modo geral. Com isso, recomenda-se a renovação de receituários e atendimento médico, nas situações em que for possível.

E quais as vantagens mais relevantes que o consultório online pode me oferecer? 

1. Economia de espaço 

É comum que nos consultórios existam lugares específicos para guardar arquivos. Porém, com o consultório e clínica online, todos os documentos estão armazenados com segurança de forma virtual, fazendo com que haja também uma economia monetária, já que é possível encontrar outras funcionalidades para estes locais.

2. Agendamento online

Procurar maneiras de modernizar o alto fluxo de trabalho dos profissionais de saúde é fundamental, especialmente quando se trata de marcações de consultas. Com o consultório online, é possível realizar os agendamentos de forma prática, eficiente e virtual. 

Dentro da própria agenda disponibilizada é possível selecionar o horário escolhido para consulta, com o médico possuindo total controle da sua programação, e os pacientes poderão escolher a que preferirem. Isto é, o próprio paciente pode agendar diretamente através do consultório online.

3. Otimização de tempo

Com o agendamento online, não há desperdício de tempo. Mas com o consultório e clínica digital, a economia de tempo vai além desta situação. 

Com a realização de exames da forma habitual, é necessário esperar as solicitações, para depois realizá-lo e só depois passar a situação para o paciente, que depois saberá o tratamento. 

Esse passo a passo, então, leva vários dias. Além disso, na forma tradicional ainda existe a questão de ter que se deslocar até o consultório, o que pode acarretar em atrasos de consulta, entre outros obstáculos. 

A integração virtual entra como a solução desses problemas, já que com tudo sendo feito à distância o processo é agilizado ao máximo e o risco de ocorrerem imprevistos é baixo. 

Além de tornar possível ter inúmeros médicos, até de vários lugares diferentes, trabalhando em conjunto para encontrar o diagnóstico sem a necessidade da presença física.

4. Menos custos com seu consultório e clínica online

Atualmente, tornou-se comum médicos fechando os seus consultórios presenciais para aderir ao atendimento virtual. E um dos maiores motivos para tal é a redução de custos. Pois com tudo sendo feito a distância, não existe mais necessidade de haver investimentos em infraestrutura.

É válido ressaltar que um tipo de consultório não elimina o outro, sendo possível oferecer os dois tipos de atendimento, principalmente se houver a escolha por uma plataforma que integre o mundo físico ao digital. 

consultório e clínica online

5. Receituários legíveis 

Um outro benefício que fideliza um bom número de pacientes são os receituários digitais. Isso acontece principalmente pois é normal haver queixas de pacientes que não entendem a escrita médica. 

Desse modo, deixando-os vulneráveis à interpretação dos farmacêuticos, que também podem não entender exatamente o que foi receitado. Por isso, criar formas para que esse erro tão comum, que coloca em risco a vida das pessoas, acabe, veio a ser essencial, principalmente numa época tão tecnológica. 

Mas afinal, como eu posso montar o meu consultório e clínica online e ter direito a todos esses benefícios? 

Para isso, é necessário achar uma plataforma que tenha como foco a ampliação do acesso à saúde. Na Ti.Saúde são mais de 7.000 profissionais de saúde, além de instituições e prefeituras, que confiam no trabalho da plataforma que é a maior plataforma de gestão e relacionamento entre profissionais e pacientes, possibilitando milhares de conexões em todo o Brasil por meio da telemedicina e clínica digital.  

Ademais, utilize a Ti.Saúde para ampliar as possibilidades de atendimento e acesso à saúde no seu consultório por meio da tecnologia. 

Para saber mais, acesse: tisaude.com

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

Seja o primeiro a comentar!