Consulta online: como funciona, benefícios e por onde começar

Com as transformações na área da saúde e uma sociedade cada vez mais moderna e influenciada pelo mundo tecnológico, muitos âmbitos desse setor se modernizando, e a consulta online é uma dessas inovações. É fundamental entender como é possível receber assistência médica online, pois esse novo formato de consulta é uma realidade cada vez mais predominante. 

Afinal, o que é uma consulta online?

A consulta online é a assistência em saúde de forma remota, com o profissional de saúde realizando o atendimento por meio da videoconferência. 

Assim, é possível marcar consultas, receber atestados e prescrição médica de forma digital, diminuindo o horário de deslocamento e de espera.

Como marcar a consulta online?

A realização da consulta online é simples e prática, sem burocracias. Com o auxílio de uma plataforma de saúde, o paciente garante ainda mais segurança no atendimento e o profissional consegue exercer sua função sem preocupações. 

É através da plataforma, como é o caso da Ti.Saúde, que há a pesquisa pelo profissional que se deseja marcar a consulta, incluindo filtros para especialidades específicas, e a realização do agendamento, escolhendo data e horário direto na agenda do profissional. 

Após alguns instantes haverá, através de SMS, e-mail ou Whatsapp, uma mensagem confirmando o agendamento da consulta. 

A consulta online é segura?

Com a tecnologia presente em todas as etapas na vida de todos os indivíduos, o debate sobre quão seguros estão os dados armazenados nos serviços online é predominante. Com a clínica digital, os dados estão totalmente seguros pois são criptografados e armazenados na nuvem. Dessa forma, não só os dados, mas também documentos, exames e prescrições, estarão disponíveis apenas para aqueles que tiverem acesso liberado, como o médico responsável pelo caso, garantindo total privacidade. 

Economia de tempo

Como no caso do agendamento online, nesse novo formato não existe desperdício de tempo.  Mas essa característica vai além: no modo tradicional, há a solicitação dos exames, que são realizados e só depois há o retorno para o médico para a análise e, assim, seguir com o tratamento indicado. Ainda há, dentro desse cenário, o trânsito, os prazos de espera, e outros desgastes. 

Com o agendamento e a consulta realizados online, todos esses fatores são extintos, e há a dinamização de tantos processos da rotina.

Diminuição do autodiagnostico

Com a internet, há o aumento na facilidade para encontrar as mais variadas informações, então quando uma pessoa tem sintomas, pode facilmente pesquisar para encontrar soluções, já que é mais rápido do que marcar uma consulta e ser atendido. 

Na clínica ou consultório digital, a consulta online é marcada e realizada de forma rápida e com praticidade, com atendimento planejado, gerando um diagnóstico muito mais seguro do que os da internet. 

Não há necessidade de aplicativos

Se o debate atual tem tanto a ver com praticidade, não há sentido em preocupações com quais aplicativos são compatíveis. Por isso, na Ti.Saúde, todas as videoconferências são feitas pela plataforma, e com a melhor qualidade de vídeo.   

Permaneça em contato constante com o seu médico com a ajuda da consulta online

Com o acompanhamento médico presencial, todo o contato com o profissional será apenas durante o atendimento.

É possível manter o acompanhamento com o profissional para dúvidas mais simples, sem necessariamente fazer outra marcação, através da consulta online, diferentemente do modelo tradicional. 

Menor esquecimento das consultas

Um dos acontecimentos diários nas clínicas e consultórios é faltar às consultas pelo esquecimento. Com o agendamento e atendimento online, o paciente é notificado por SMS, e-mail ou Whatsapp e, dessa forma, relembra o horário marcado. Assim, evitam-se essas faltas, ajudando ambos pacientes e profissionais. 

Prescrição médica nítida 

Com os processos do cotidiano tomando formas mais digitalizadas, a prescrição física vem perdendo espaço para sua versão mais atual: após a consulta, as receitas ou atestados são entregues em formato de arquivo. Essa evolução torna não só esses documentos mais acessíveis, como também elimina as questões de legibilidade e rasura.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

Seja o primeiro a comentar!