Loading...

Conheça os melhores TED talks para profissionais de saúde

Conheça os melhores TED talks para profissionais de saúde

Em um mundo em constante evolução, para um profissional de saúde, ter conhecimento não significa apenas dominar questões da sua área de atuação. Pensando nisso, os TED talks para profissionais de saúde se destacam entre uma variedade de conteúdos, como uma alternativa de aprimorar conhecimentos e se atualizar sobre a área.

Por promoverem gratuidade, eles facilitam a busca por conhecimento e atualização. Inclusive, entre o que é ofertado, podemos mencionar os vídeos sobre tendências de inovação que se destacam com frequência no mundo corporativo. Por outro lado, a gama de variedades dos TED talks é tanta que profissionais de saúde podem consumir vídeos específicos que irão impactar, de forma mais objetiva, os seus conhecimentos.

Por isso, neste artigo, fizemos uma curadoria que pode te ajudar a iniciar nesse universo com uma seleção dos 8 TED Talks que todo profissional de saúde deve assistir. Vamos nessa?

Humanização dos cuidados da saúde

“A saúde é uma corresponsabilidade de todos.”

Se o assunto é TED talks para profissionais de saúde, é imprescindível falar sobre humanização. Por isso, trouxemos um conteúdo internacional que também se encaixa para a realidade brasileira em desafios.

Numa abordagem ousada, o enfermeiro por formação João Araújo, explora neste TED Talk sobre os desafios da saúde integral para idosos em Portugal. Trazendo sua experiência na cooperativa Humanitude, a qual faz parte desde 2010, e através dela promove formação e consultoria na área da saúde.

Neste TED Talk, João defende a redefinição do conceito de saúde e que este aposte na satisfação do paciente. Argumenta, também, que apesar dos avanços da tecnologia clínica e de como a saúde digital vem se expandindo dentro do dia a dia dos profissionais de saúde, o olhar individual para cada paciente continua sem receber o devido cuidado. De tal forma, o speaker cita que a inovação em saúde deveria ser muito mais centrada na inovação social.

Nela, haveria um novo design de serviços de saúde, com competências de gestão adequadas. Com mais capacitação aos profissionais de saúde, reconhecimento da Geriatria como especialidade importante para a comunidade e sociedade no geral, e no debate sobre como o envelhecimento é tratado hoje dentro da área de saúde.

Clique aqui para assistir este conteúdo!

O futuro da saúde está na simplicidade

Luisa Portugal, Médica de Família, compartilha o seu olhar especialista com exemplos clínicos que transformaram a sua missão como profissional de saúde. Nesse TED Talk você irá encontrar um conteúdo sobre humanização de atendimentos, como captar informações sobre o histórico de saúde dos pacientes com a escuta ativa, além de entender como diagnósticos e tratamentos precisam ser debatidos de acordo com a realidade de cada paciente.

Além disso, Luisa faz uma crítica em relação a como a saúde digital é enxergada hoje. Neste âmbito, ela expõe como profissionais abraçam a tecnologia em saúde não simultaneamente a estratégias de humanização, mas mecanizando o processo de consulta.

Este TED Talk é essencial para todos os profissionais de saúde que desejam aperfeiçoar seu relacionamento com pacientes e potencializar seus atendimentos clínicos. Clique aqui para assistir!

Medicina de Emergência como especialidade

Para profissionais de saúde que estão no início da jornada na medicina, optar por uma especialidade pode ser difícil diante a tantas opções e seus desdobramentos. Por isso, para também contemplar quem ainda está dando seus primeiros passos na sua vivência clínica, trouxemos esse conteúdo especial.

Neste TED Talk, Frederico Arnaud, médico emergencista e ilustre figura para a implementação da Medicina de Emergência no país, conta com detalhes a origem da movimentação do segmento, sua experiência com ele, e também pontua como é importante que a especialidade exista para que os pacientes sejam melhor atendidos.

Vale ressaltar, também, que Frederico Arnaud é Professor de Emergência da Universidade de Fortaleza (Unifor), Presidente e fundador da ABRAMEDE – Associação Brasileira de Medicina de Emergência, Coordenador da Residência de Medicina de Emergência do Ceará. Ou seja, transmite uma visão didática e completa, essencial para médicos em formação.

Para assistir este TED Talk, basta clicar aqui.

O SUS e a humanização da saúde

Neste TED Talk emocionante, Júlia Rocha, médica de família e comunidade, cantora, compositora e doula, fala sobre o direito à saúde e como o SUS foi um divisor de águas para esta conquista no país.

No entanto, as falas de Júlia perpassam apenas a abordagem do que é o SUS e suas irradiações. Neste TED Talk, a speaker escancara a falta de preparação de muitos profissionais de saúde ao enxergar os pacientes em sua totalidade, não enxergando apenas o visível. Prova disso é o início forte da sua palestra com a seguinte frase:

“Eu não cuido da doença. Eu cuido da pessoa que carrega a doença.”

Júlia Rocha já compartilhava na internet relatos de sua vivência em consultório e seu alcance impactou profissionais de saúde e também pacientes. Clique aqui e assista agora este TED Talk.

Inovação em medicina, oportunidades e desafios

Neste TED Talk que aborda o cenário atual da saúde e sua conexão com a inovação e tecnologia médica, o médico Marcello Reicher e também Sócio Fundador & CFO do Hospital Da Vinci, expõe os dados e pontos a refletir sobre o assunto no Brasil.

Com um recorte histórico, mapeando desde os primeiros métodos de inovação na medicina, como as novas tecnologias de radiologia (Raio-X, Ultrassom, Ressonância Magnética, etc), o Dr. Marcello Reicher conversa sobre como o conhecimento médico atual não acompanha a necessidade de criar soluções para problemas latentes. Entre estes, destaca-se principalmente a inflação médica e as problemáticas que os planos de saúde enfrentam hoje.

Clique aqui para assistir esse conteúdo e ficar por dentro do assunto!

Medicina do futuro: pacientes e médicos juntos!

“A ausência de doença é mera consequência da criação da saúde.”

Jeffrey Bland

Fundador do Instituto de Medicina de Estilo de Vida

Neste TED Talk, o neurologista Pedro Schestatsky disserta sobre a parceria entre pacientes e médicos e problematiza o que chama de realidade reativa e desconectada na relação destes. Por isso, o especialista defende que a medicina do futuro, tema central desta palestra, precisa estar voltada ao fortalecimento da saúde e ao cuidado preventivo.

Entre as palavras de Pedro Schestatsky, está a máxima de que ao criar saúde, nós comprimimos a doença e abrimos espaço para a vida. A medicina do futuro foca em criar mais saúde para precisarmos cada vez menos dos hospitais. Para isso, o profissional de saúde precisaria ter uma relação horizontal com seus pacientes, tendo em vista os aspectos da saúde integral, além de incentivar o paciente a ser protagonista da sua própria saúde.

Confira agora esse TED Talk clicando aqui!

O caminho de quem faz medicina com propósito

Muito mais que o faturamento ou a consolidação de autoridade na área, é preciso ter um propósito para trabalhar com saúde. O médico oncologista Gustavo Fernandes, Presidente da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica, fala neste TED talk das suas motivações pessoais para optar pela Oncologia. Entre elas, a vontade de fazer diferença nos altos índices de mortalidade.

O speaker conta de forma brilhante como a sua vida profissional foi um resultado de sua vida familiar, isso porque, enquanto já estudava medicina, perdeu a mãe para um câncer de ovário.

Este TED talk é inspirador, também, pelo impacto que o Dr. Gustavo Fernandes promoveu sendo gestor em saúde e uma grande referência na área. Um vídeo indispensável para administradores de clínicas que desejam entender mais sobre ir além do comum, através de um porquê.

Clique aqui para conferir!

Os chamados de Hipócrates: por uma medicina demasiadamente humana

Falar sobre TED talks para profissionais de saúde é também trazer conteúdos mais reflexivos sobre a ética clínica. Numa didática que promove identificação na jornada do cuidado do paciente, este conteúdo é um destaque. 

Para além dos conceitos teóricos da ética e humanização de atendimentos, a Dra. Maíra de Mayo Loesch, médica de Família e Comunidade e professora e coordenadora adjunta do curso de Medicina da PUCPR, debate neste TED talk a importância da relação médico-paciente.

De forma didática, ao expor aspectos pessoais dentro da sua trajetória profissional, a Dra. demonstra a importância de explorar habilidades-chave para profissionais de saúde, como por meio da empatia e da escuta ativa.

Além disso, compartilhando da sua perspectiva como professora na área da saúde, cita que o ponto de partida para um ensino destaque foi “Como eu poderia ensinar meus estudantes de uma forma diferente que eu tinha aprendido?”. Para isso, a Dra. se especializou na técnica de Simulação Clínica, forma inovadora de ensinar a medicina inserindo o mundo real. Neste aspecto, junta-se uma inovação tecnológica que vai desde a realidade virtual à ter contato com atores especialistas em simular patologias.

Por fim, neste TED talk, é possível entender ainda mais sobre o uso da tecnologia da medicina na educação + atendimentos humanizados. Clique aqui para assistir!

Conclusão

Os TED Talks são novas maneiras, mais objetivas e acessíveis, para absorver mais conhecimento sobre a área da saúde, seus avanços tecnológicos e os desafios para um atendimento humanizado. Isso porque, se as tecnologias podem, em si, serem catalisadoras do exercer a medicina, elas só podem ser úteis em sua totalidade caso haja a interligação entre inovação + solucionar problemas do segmento.

Por isso, para que um profissional de saúde esteja realmente atualizado, além do seu próprio conhecimento técnico, é necessário recorrer a canais de informação e educação.

Para te ajudar nisso, além de nutrirmos o nosso blog com conteúdos inéditos e gratuitos, também fazemos isso no nosso LinkedIn. Nos acompanhe também por lá e fique de olho em todos os nossos artigos!

Deixe um comentário