Loading...

Como desenvolver equipes de alto desempenho na sua clínica?

 

Como desenvolver equipes de alto desempenho na sua clínica?

Como se sabe, hoje a dinâmica da área da saúde está em constante evolução, impulsionada por avanços tecnológicos e uma crescente demanda por serviços de qualidade.

Neste cenário, a eficiência operacional e o alto desempenho de equipes se tornaram essenciais para atender às expectativas exigentes dos pacientes modernos. Neste ínterim, por exemplo, a experiência destes, uma vez relegada a segundo plano, emerge como um pilar crucial na construção de conexões sólidas. Além disso, a habilidade de alinhar essa experiência à alta produtividade é um diferencial estratégico, uma vez que a agilidade no atendimento e a personalização dos serviços são fatores determinantes na busca pela excelência. 

Precisa de ajuda nisso? Confira nesse conteúdo inédito como fazer que os times da sua clínica possam alcançar o máximo de potencial nesse ano que se inicia:

Conheça os Pilares da Eficiência na Saúde

Ao pensar em serviços de saúde e atendimentos clínicos, contar com equipes coesas é fundamental para entregar o melhor aos seus pacientes. Neste âmbito, é preciso inserir no dia a dia dos profissionais de saúde da sua clínica boas práticas que realizam objetivos-chave como:

  • Otimização de tempo na organização de documentos e aumento da produtividade;
  • Abordagem centrada no paciente e que promova um atendimento humanizado;
  • Aperfeiçoamento constante das habilidades técnicas e conhecimento das tendências da saúde digital;
  • Valorizar a escuta ativa para captar o histórico de saúde do paciente no momento da consulta;
  • Conseguir realizar um atendimento rápido, porém sem negligenciar as práticas afirmadas acima.

Por outro lado, se ao planejar o seu time de profissionais de saúde você não adiciona estratégias de alto desempenho, o seu faturamento é diretamente penalizado. A partir disso, acontecendo alguns problemas como pouca fidelização de pacientes, faltas e cancelamentos, feedbacks negativos do seu público e a perda de autoridade para outras clínicas do mercado.

Nesse aspecto, a cultura de inovação também pode ser uma grande aliada ao pensar em potencializar as equipes da sua clínica. Segundo Masami Takahashi, líder de expansão internacional que lançou a Uber e o WeWork no Japão, são necessárias as devidas habilidades para a construção de um bom time: Mentalidade Ágil, Mentalidade da Empresa, Mentalidade Cultural, Conhecimento Local, Habilidade de liderança e Conhecimento sobre a Empresa. Mas, como empreendedores da saúde podem aplicar essa visão corporativa de grandes empresas de tecnologia?

Quando se trata de Mentalidade Ágil, as características que moldam uma equipe devidamente preparada são determinação, resolução de problemas, abertura ao fracasso e mentalidade de desenvolvimento do cliente. Neste ínterim, no que se trata de abertura ao fracasso dentro do mindset clínico, ainda que seja muito mais complexo e delicado, se trata de testar formas de monitorar quais estratégias de fidelização de pacientes não estão dando certo e como ser resiliente ao substituí-las.

Além disso, a característica da mentalidade de desenvolvimento do cliente também pode ser adaptada às estratégias clínicas, tendo como base o histórico do paciente e como ele se conecta à jornada junto ao profissional de saúde responsável. Por exemplo, na utilização de dados para a análise diagnóstica e tratamento. Inclusive, diante das novas tecnologias da saúde digital, é possível acompanhar todas as informações de saúde de pacientes com apenas um clique.

A Mentalidade da Empresa pode ser transformada como a Mentalidade da Clínica, absorvendo os fundamentos de forte colaboração e mindset de construção. Sendo assim, determinar valores aos quais o seu time de profissionais de saúde precisam seguir para serem coerentes ao que a sua clínica deseja posicionar-se no mercado.

Já na Mentalidade Cultural, pontos destacados por Takahashi como visão global, valorização da diversidade e empatia são fatores essenciais para também ter em mente como a sua clínica acompanha os avanços sociais de inclusão. Não é mais viável olhar clínicas e consultórios como negócios à parte em comparação a outros empreendimentos, é preciso ver o externo para garantir que o interno faça jus ao crescimento exponencial que você deseja alcançar na sua clínica.          

Já em relação ao Conhecimento Local, é imprescindível que a sua equipe tenha uma experiência que a aproxime dos pacientes em que a sua clínica está localizada. Por exemplo, caso você optasse por abrir uma clínica em outro país, os profissionais de saúde a serem contratados necessitam ter habilidades com o idioma falado.

No tocante a Habilidade de liderança, é possível estimular este conceito dentro de equipes clínicas a partir do desenvolvimento de algumas características-chave. Por exemplo, alta integridade, habilidade de comunicação forte, além de autonomia ao tomar decisões.

Por fim, ao explorar o Conhecimento sobre a Empresa junto a táticas de alta performance para profissionais de saúde da sua clínica, é essencial pontuar o alinhamento com os valores e princípios da sua clínica, o conhecimento da cultura organizacional, e a capacidade de executar o trabalho sem deixar o DNA do negócio de lado.

Ter valores culturais muito bem estabelecidos na sua clínica é uma maneira de garantir que essas boas práticas sejam levadas a sério pelos profissionais contratados, proporcionando bem estar para os seus pacientes e também para a própria equipe.

Recrutamento e Seleção na Área da Saúde

Faz parte do pensamento estratégico para garantir a captação e retenção de bons profissionais as etapas de recrutamento e seleção. Dito isso, é de suma importância identificar habilidades técnicas e competências interpessoais que sejam coerentes com o que a sua clínica procura.

Ainda que, por exemplo, não haja profissionais de RH no seu negócio, com a internet hoje é possível automatizar essa seleção com algumas soluções corporativas, como por exemplo, a Gupy.

Além disso, as redes sociais podem ser aliadas neste momento. Por exemplo, o LinkedIn é um ótima mídia digital para prospectar profissionais de saúde para a sua clínica.

Estimular o Desenvolvimento Profissional Contínuo

Para estimular o desenvolvimento profissional contínuo, é essencial que você proporcione programas de treinamento e capacitação. Por exemplo, promova cursos, workshops e webinars na sua clínica sobre assuntos relevantes e generalistas para os profissionais da sua equipe, como marketing médico, gestão de tempo, como diminuir os cancelamentos de consultas e etc. Dessa forma, além de você conseguir que os seus colaboradores fiquem mais satisfeitos, você também garante um melhor desempenho destes.

Traçar estratégias para Motivação e Engajamento

Manter a equipe motivada mesmo diante de desafios é uma tarefa árdua para quem está na liderança de times de profissionais de saúde. Por isso, a dinamização do cotidiano profissional é importante para promover mais qualidade de vida e saúde mental.

Uma boa estratégia para isso na gestão de equipes clínicas é a gamificação com recompensas. Por exemplo, ações e dinâmicas que troquem o engajamento dos integrantes por pontos, assim como a clássica nomeação de profissional do mês tendo como base os feedbacks dos pacientes sobre o seu atendimento e abordagem. Além disso, o reconhecimento a médio e longo prazo faz toda a diferença quando o assunto é alto rendimento, até porque, os seus colaboradores escolheram a sua clínica como o ponto de partida da carreira. 

Utilizar a tecnologia na Gestão de Equipes de Saúde

Atualmente a tecnologia pode otimizar processos, mas é preciso ressaltar também o quanto ela pode ajudar na produtividade dos profissionais de saúde da sua clínica. Isso porque os recursos da transformação digital ajudam, também, na análise de dados dos pacientes e como esta pode otimizar a tomada de decisão de diagnósticos e tratamentos, por exemplo. No cenário contemporâneo da saúde, há uma sinergia entre eficiência e gestão do tempo e a tecnologia é um catalisador disso.

Na Ti Saúde, solução utilizada por mais de 25.000 profissionais de saúde no país, você encontra ferramentas que entregam exatamente esse avanço. Seja numa maior facilidade ao gerir filas de espera, uso de prontuário digital, ou principalmente acesso a uma área exclusiva do paciente. E mais: na sua perspectiva como administrador de uma clínica, você consegue ter controle de tudo o que está acontecendo no seu negócio, como relatórios inteligentes, quantitativos de agendamento, e muito mais.

Assim, além de levar a gestão das equipes de saúde para outro nível, você também eleva a presença digital do seu negócio.

Clique aqui e teste todas as funcionalidades da nossa plataforma!

Deixe um comentário