Loading...

Afinal, como aumentar o número de visitas em sites médicos?

Aumentar as visitas em um site médico é muito importante para gerar autoridade e oportunidades, principalmente tendo em vista o fato de que as pessoas precisam confiar no profissional da saúde para recorrer a ele.

Quanto mais visitas a plataforma recebe, mais conversões consegue fazer, ou seja, muitos daqueles visitantes que acessaram o portal vão consumir os conteúdos, entender a relevância e a referência do médico e contratar seus serviços.

Hoje em dia, as pessoas procuram tudo na internet, inclusive clínicas e consultórios para realizar os procedimentos e tratamentos que precisam, fazer exames de rotina ou até mesmo para uma consulta periódica.

Antigamente, as pessoas encontravam profissionais da saúde por meio dos livros de convênio ou então já estavam habituadas a se consultarem com determinada pessoa. Também existiam muitas indicações e elas continuam existindo, mas em um mercado extremamente concorrido como o setor da saúde, os profissionais já não podem mais contar com esses elementos. Isso, somado às mudanças no comportamento das pessoas, faz-se necessário novas estratégias.

O site tem papel fundamental nesse processo, por isso, este artigo vai mostrar como aumentar as visitas no site médico, quais são as boas práticas para essas plataformas e como as técnicas de SEO podem ser usadas dentro delas.

Como aumentar as visitas no site médico

O site é a plataforma oficial do negócio na internet, pois mesmo que a empresa ou profissional tenha perfis nas principais redes sociais, faça anúncios nos buscadores ou tenha um blog, nada substitui o site.

Ele assume o papel de um cartão de visitas e facilita as conversões. Mas para que cumpra suas finalidades e atraia visitantes, é fundamental investir em algumas estratégias. São elas:

Conteúdo alinhado à persona

Em um site médico é indispensável personalizar a comunicação para atingir o público certo. Para isso, é necessário definir a persona do consultório, ou seja, definir um personagem que vai representar o perfil do paciente.

A persona reúne características reais de pessoas que já se consultaram com o profissional e daquelas que estão presentes no público-alvo. Dentre as principais características estão:

  • Idade;
  • Gênero;
  • Profissão;
  • Escolaridade;
  • Estado civil;
  • Necessidades;
  • Problemas;
  • Anseios.

Se o conteúdo estiver alinhado à persona, tornará a comunicação muito mais consistente, pois a persona trata de um personagem que vai ajudar a atrair perfis compatíveis com os pacientes que o profissional deseja atender.

Investir em anúncios

Para chegar mais rápido até seus clientes, é possível investir em anúncios em diferentes plataformas, como no Google Ads, Facebook Ads e Instagram Ads. Utilizando esses recursos, também, para impulsionar conteúdos publicados no blog que são compartilhados nas redes sociais.

Os materiais também podem ser patrocinados para que apareçam entre os primeiros resultados de pesquisa nos buscadores.

Investir em link building

Os buscadores consideram o relacionamento que uma empresa tem com outros sites na internet, algo que ajuda muito a obter um bom ranqueamento. Só que esperar para que alguém crie um link de maneira espontânea pode não ser uma boa ideia.

O profissional pode entrar em contato com sites com os quais deseja fazer uma parceria e oferecer uma troca de links.

Mas é importante evitar concorrentes diretos, escolher parceiros com serviços complementares aos do médico, verificar a reputação do potencial parceiro, bem como buscar referências sobre essas páginas.

Boas práticas para sites médicos

Para que um site médico traga bons resultados, é fundamental investir em boas práticas. Uma delas é transmitir informações de maneira direta, o que no caso de um consultório é notificar sobre os serviços prestados.

Ele deve explicar sua especialidade, o tipo de assistência prestada, se realiza algum tipo de exame, quais são os tipos de exame, entre outras questões pertinentes.

Esses assuntos devem aparecer na home do site, enquanto outros detalhes, como o tipo de serviço oferecido, podem ser adicionados em páginas secundárias.

Mas, mesmo diante da necessidade de incluir informações variadas na plataforma, não se deve sobrecarregar as páginas, visto que informações em excesso podem confundir o visitante.

Também não se deve usar imagens muito grandes ou pesadas porque elas podem fazer com que o carregamento seja lento, prejudicando a reputação do canal com o público.

Outro fator que merece destaque é o design responsivo, um tipo de layout que permite que o site seja acessado por qualquer tipo de dispositivo, independentemente de ser um computador ou um smartphone.

Os materiais publicados no site precisam ter qualidade, pois só assim serão relevantes para as pessoas. São conteúdos que vão posicionar o médico como referência naquilo que faz, trazendo credibilidade e autoridade.

Por fim, é muito importante investir nas estratégias de SEO, pois elas melhoram ainda mais a qualidade do canal e atraem mais visitantes. Só que muitos proprietários de sites têm dúvidas sobre como aplicar as estratégias de otimização.

Male doctor with laptop at desk in medical office. Man wearing white medical gown. Takeaway coffee standing on a table.

Dicas de SEO para sites médicos

As estratégias de SEO não oferecem soluções isoladas, muito pelo contrário, cada técnica usada se relaciona e se complementa. Algumas dicas importantes são:

Falar sobre a organização

Um site médico necessita falar de si mesmo: é necessário mostrar claramente que se trata de um estabelecimento de confiança.

É muito importante mostrar cadastros e credenciais, como CNPJ, atividade principal do negócio, formação, registro e função do profissional responsável, informações de contato, horário de funcionamento e as páginas institucionais.

Essas páginas são aquelas em que o foco é o consultório ou profissional da saúde, portanto, é um espaço que deve ser aproveitado para falar sobre a carreira, a história da clínica, quais são os seus valores, entre outras informações relevantes.

Criar perfis para os autores

Outra prática fundamental é criar perfis para os autores do site, principalmente profissionais especialistas. As credenciais dessas pessoas precisam ser exibidas na página, de preferência no topo para que os usuários possam confiar no conteúdo.

Mas, além de apresentar as informações sobre os autores, eles precisam ter um perfil com todas as informações detalhadas sobre a carreira e a área de atuação.

Trabalhar na hierarquia dos conteúdos

O site médico também precisa de uma estrutura hierárquica dos conteúdos para que os buscadores possam compreender sua proposta e os usuários consigam encontrar informações facilmente.

Existe um método conhecido como Topic Clusters, sugerido pela HubSpot que pode ser usado como referência para esse tipo de organização.

Depois vêm os conteúdos cluster, conhecidos também como adicionais, que são materiais complementares que melhoram ainda mais a experiência do usuário, esclarecendo termos, apresentando dicas, entre outras facilidades.

O conteúdo principal pode ser atrelado a vários outros adicionais, tendo em mente que o mais importante não é a quantidade, mas a frequência das publicações. O consultório precisa de um ritmo razoável de postagens porque isso não compromete a produção.

Organizar os links internos

Para que os mecanismos de busca consigam compreender a hierarquia dos materiais dentro do site, é muito importante organizar a estrutura de links internos.

Quando um buscador ou uma pessoa acessa o site de uma clínica ou consultório, vai vasculhar os conteúdos por meio dos endereços e hiperlinks e, por essa razão, é indispensável criar caminhos lógicos que vão conduzir os usuários.

O clusters precisam linkar para o conteúdo principal, sendo fundamental que o primeiro hiperlink do artigo link de volta para o cluster. Os demais links internos precisam ser trabalhados de acordo com as características de cada conteúdo.

Considerações finais

O site médico precisa ter um bom desempenho porque é assim que vai mostrar que o profissional em questão é de confiança e tem credibilidade para atender seus pacientes.

Quanto mais pessoas ele conseguir atrair, mais vai divulgar o trabalho do profissional e melhorar o posicionamento nos resultados de pesquisa. Mais do que atrair visitantes, é uma forma de encontrar pessoas que precisam de ajuda para cuidar da saúde.

Deixe um comentário