Consultório médico: aprenda como montar o seu e se destacar

Ter o seu próprio consultório médico é o sonho de vários profissionais de saúde. Entretanto, embora a autonomia seja realmente algo muito satisfatório, é necessário planejar e conhecer bem sobre o assunto, antes de tomar qualquer decisão. 

Por isso, resolvemos trazer até você as principais etapas que devem ser levadas em conta ao planejar executar essa ideia. Vamos conferir? 

Determine o seu público-alvo 

Primeiramente, antes de começar a colocar todas as ideias na mesa, é necessário que você reflita sobre qual será o perfil das pessoas que irão frequentar o seu consultório. 

Motivos? Bem, assim será possível tomar decisões importantes que serão o guia para determinar as suas próximas etapas, como por exemplo: 

  1. Se atenderá por convênios particulares ou públicos;
  2. Quais serão os atendimentos disponíveis;
  3. Como será montado e configurado o seu consultório médico;
  4. Preço;
  5. Linguagem etc.

Selecione bem o local 

Se por acaso você acha que para montar o seu consultório basta alugar ou comprar um local que está tudo certo, está muito enganado. É preciso pensar estrategicamente! 

Portanto antes de selecionar um lugar, avalie com cuidado se existe demanda naquela região. Além disso, consulte sempre um especialista em saúde da área de engenharia para saber se o tamanho do local, por exemplo, é adequado para os seus afazeres. 

Faça um orçamento do seu consultório médico

Agora imagina a situação: você tomou todas as decisões possíveis para fazer o seu consultório acontecer, mas no final percebe que não possui dinheiro suficiente para custeá-lo. É uma situação bem constrangedora, concorda? 

Assim sendo, é essencial que você também não esqueça de montar um orçamento de tudo antes de tomar quaisquer decisões. Isto é, analisar os gastos com aluguel, energia, internet, água, equipamentos, mobília, funcionários etc. 

Invista em pessoas qualificadas 

Me diz: trazer ao seu consultório médico um bom atendimento é uma ótima forma de fidelizar pacientes, estou certo? Portanto, investir em funcionários capacitados que possam agregar relevância para o seu serviço é algo a ser levado em conta. 

Desta forma fique atento aos perfis dos seus candidatos! 

 Foque em marketing 

Está quase tudo pronto? Ótimo! Agora a próxima etapa é tornar o seu consultório conhecido para o grande público. Isto é: investir em divulgação para o seu negócio alinhado a estratégias de marketing médico para atingir potenciais pacientes. 

Pois acredite, quem não investe neste meio, corre grande risco de sair perdendo no mercado. E para te ajudar a evitar esse male e ter mais conhecimento sobre, produzimos um ebook TOTALMENTE GRATUITO sobre o assunto. 

Para adquiri-lo basta clicar na imagem abaixo!

marketing digital para medicos

Conquiste mais benefícios com seu consultório médico online 

Seguindo os cinco passos citados acima, sem dúvidas o seu consultório começa da melhor forma possível. Mas e se eu te dissesse que existem métodos para aperfeiçoar mais ainda o seu negócio? 

Pode parecer até surreal, mas eu não estou de brincadeira. O segredo é simples: basta dar a opção do seu negócio também oferecer atendimentos e consultas de maneira online! 

Afinal, hoje em dia é muito difícil achar alguma coisa que não tenha se integrado ao meio virtual, não é verdade? Até porque a cada dia que passa a internet fica mais presente nas nossas vidas.

E convenhamos, a tendência é que cada vez mais isso ocorra. Por isso, quem escolher não se adaptar a esse novo acaba não sobrevivendo. 

E com o seu consultório médico não é diferente! Sendo necessário oferecer um atendimento online, que poderá lhe trazer vários benefícios.

Não sabe quais? Então fica tranquilo, que eu vou te contar em detalhes cada um deles!

 Agendamento online 

Todo mundo sabe que a rotina de um médico é bastante puxada. Além de fazer vários atendimentos todos os dias, na maioria das vezes eles são feitos em vários locais distintos. 

Por isso procurar algum tipo de ajuda para auxiliar e consolidar todas essas marcações em uma só agenda é indispensável. E com um consultório médico online será possível oferecer uma ferramenta que lida com esse processo de forma prática e eficiente.

Já que dentro dela você mesmo poderá escolher os seus horários disponíveis para consultas. Conseguindo o total controle da sua programação e disponibilizando-a para os seus pacientes, que poderão escolher a que melhor lhe beneficia. 

Ou seja, podendo eles mesmos agendarem diretamente pelo seu consultório médico online, quando assim for conveniente.

Para entender melhor, vamos exemplificar: um paciente precisa fazer um tratamento de canal, mas só estará disponível no período da tarde. O mesmo poderá entrar em seu consultório online e escolher o horário mais adequado para efetuar o procedimento.

Dessa forma poupando tempo do paciente e melhorando a sua administração de agendamento. E o melhor? Garantirá sempre um bom atendimento.  

 → Aprenda como marcar uma consulta online ou presencial na Ti.Saúde

Tenha menos custos com seu consultório médico online 

Por se tratar de um consultório onde tudo será feito de maneira online, isso resultará em várias oportunidades de economizar dinheiro. Isso acontece porque não haverá necessidade de haver custos com infraestrutura e locais físicos para guardar arquivos. 

Eles estarão em total segurança no sistema de armazenamento e segurança da nuvem.  E mais: ainda será possível enviar alertas para os seus pacientes sobre proximidade de consultas ou retornos. 

Ou seja, a ausência de pacientes será menor e o estabelecimento não sofrerá com prejuízos financeiros. Interessante, não é mesmo? 

Receituário médico de forma nítida 

E se você pudesse garantir de vez a segurança dos seus pacientes, acabando com os erros de interpretação recorrentes com o receituário? Sem dúvidas seria uma conquista bastante benéfica, estou certo? E ela é adquirida através da sua versão digital.

Isso acontece porque, na maioria das vezes, as pessoas não conseguem entender o que o médico escreve. Isso acaba acarretando em possíveis riscos, como tomar o remédio errado ou até mesmo consumir o certo, mas na dosagem errada. 

Por isso oferecer uma forma de evitar esses erros para o seu consultório médico é garantir credibilidade para os seus pacientes. E isso só ocorrerá a partir do receituário online, que terá toda a escrita digitalizada e legível. Portanto, sendo indispensável essa funcionalidade!

 Amplia a satisfação dos pacientes

Sendo a versão online de um consultório médico, uma ferramenta que otimiza as atividades e assegura a satisfação de seus pacientes, as chances de algo ruim ocorrer são bem menores.

Isso acontece graças à oportunidade de você poder ter domínio sobre tudo que ocorre. Garantindo assim a fidelização e retenção deles, ao mesmo tempo que melhora a imagem do seu consultório médico.

Inclusive, caso queira saber em detalhes como reter pacientes, preparamos um ebook que fala especialmente sobre esse assunto!

Baixar ebook: como reter pacientes

Otimização do tempo  

Por se tratar de uma plataforma online, aquelas famosas demoras para marcar consultas e procurar documentos acabam!

Isso é possível pois, através do seu consultório médico online, todas essas informações estão guardadas dentro do sistema da nuvem (que já foi citada), podendo ser acessadas a qualquer momento a partir de um usuário e senhas cadastrados.

Com isso, você não precisará procurar ou preencher a ficha do paciente toda vez que ocorrer um novo atendimento, otimizando e muito o seu tempo e o do paciente que se desejar realizar algum procedimento como o clareamento dental com moldeira, por exemplo, já terá todas as informações a seu dispor na plataforma.

Oportunidade de oferecer laudos digitais 

Tendo o seu consultório no formato digital, você poderá comportar o envio de laudos digitais, que trarão benefícios visualmente muito bons para os seus pacientes. Sabe o por quê? Porque eles ficarão prontos em até no máximo 30 minutos. 

Ou seja, terá a oportunidade de oferecer no seu consultório um laudo que será entregue  praticamente em tempo real.

E o melhor? Seu paciente consegue acesso a ele de maneira bastante rápida, podendo entrar no sistema e ver o seu laudo na mesma hora. Se o paciente deseja fazer uma avaliação para colocar um aparelho ortodôntico transparente, em questão de minutos ele terá o resultado deste exame.

Ou seja, isso dá a chance dele não precisar se deslocar até a clínica, economizando assim tempo e dinheiro. 

Mas afinal, como fazer um consultório médico online? 

Para isso é necessário achar uma plataforma competente com um bom histórico de resultados que possa te oferecer essas vantagens!  

E com nós, da Ti.Saúde, você poderá ter tudo isso e muito mais, como agendamento online, gestão do consultório, marketing médico, prontuário e laudos eletrônicos etc. 

Ficou interessado? Quer saber mais? Então acesse www.tisaude.com e descubra mais sobre esse universo!

 

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

Seja o primeiro a comentar!