Loading...

Atendimento médico online: como funciona?

Primeiramente, é possível afirmar que a pandemia do novo coronavírus acelerou bastante a difusão do atendimento médico online. No Brasil, o Ministério da Saúde tornou a regulamentação da telemedicina mais flexível e, a partir disso, foi permitida a sua realização em todo o território nacional. 

Com a sociedade cada vez mais conectada, e a difusão dos mais variados aparelhos tecnológicos e da internet, as consultas médicas se tornaram muito mais acessíveis para toda a população. 

Entretanto, por se tratar de algo recente, é normal que grande parte da sociedade tenha dúvidas, e, por isso, é válido explicar como se dá o funcionamento de todo esse processo.

atendimento médico online

O que é o atendimento médico online?

Toda consulta feita de maneira virtual se enquadra como atendimento médico online, mas é necessário ressaltar que não são utilizadas plataformas como Whatsapp, Zoom ou Skype, e sim plataformas feitas especialmente para oferecer esse tipo de atendimento. Ou seja, é necessário um software que garanta segurança, sigilo e estabilidade na sua teleconsulta.

O que a lei fala sobre isso?

  1. De acordo com as normas do CFM e a Resolução 1.643/02, a telemedicina tem que:
  2. Facilitar a interação entre médicos e pacientes;
  3. Permitir que o diagnóstico seja o mais exato possível, sem precisar se deslocar até uma clínica;
  4. Ter cuidado com as informações recebidas;
  5. Garantir sigilo em relação aos dados particulares de pacientes.

E de que forma exatamente ocorre a comunicação entre médicos e pacientes?

O primeiro passo é realizar o agendamento online com um profissional e após isso, no dia da consulta, o paciente receberá um e-mail e SMS com um link que o encaminhará para a consulta. Neste ambiente, tudo ocorrerá da mesma forma que em um ambiente presencial.

atendimento médico online

E quais as principais vantagens de usufruir de um atendimento médico online?

Menos custos

Como a consulta se dá de forma online, todos os custos que os profissionais de saúde possuíam com infraestrutura e materiais não são mais necessários.

Praticidade

Com o atendimento online, tudo é feito de forma digital e com apenas alguns cliques, sem preocupação com deslocamento e fila de espera, além de toda a documentação também ser digitalizada.

Maior segurança

Seus documentos e arquivos médicos serão armazenados com segurança numa plataforma em nuvem, com sistema de ponta, diminuindo significativamente os riscos de acontecerem perdas e danos a esses registros, trazendo maior tranquilidade e segurança. 

Aumento da capacidade de serviços

Já que o atendimento médico será online, as barreiras existentes no modo presencial serão extintas. Isso significa que, como tudo será feito de forma digital, limitações como distância não serão mais um problema. Dessa forma, um prontuário eletrônico poderá ser acessado no mesmo momento por vários usuários autorizados em qualquer lugar do mundo. Assim, a equipe responsável torna-se maior e o tempo para que resultados de exames sejam entregues, por exemplo, fica bem menor.

Baixe nosso guia completo da Telemedicina:

telemedicina

O futuro da medicina já chegou com o atendimento médico online?

Sim, com as revoluções tecnológicas, é possível afirmar que a modernização é algo cada vez mais presente diariamente na rotina dos profissionais de saúde. A Ti.Saúde é uma plataforma capacitada em todos os âmbitos já descritos, sendo referência no quesito de atendimento médico online.

Estamos prontos para te inserir no futuro, levando conforto, comodidade e segurança para você e para seus pacientes.

Deixe um comentário