Loading...

Afinal, qual é a diferença entre Consultórios e Clínicas?

Apesar de haver diferenças entre consultórios e clínicas, muitos, inclusive profissionais de saúde, acabam por confundir os termos e oferecer atividades contrárias às expectativas dos pacientes.

Dessa forma, é de total importância que haja um esclarecimento sobre qual a definição de cada uma delas, principalmente para aqueles que desejam iniciar a sua clínica ou consultório, mas ainda possui dúvidas sobre qual termo deveria utilizar em seu negócio.

Especificidades dos consultórios 

Inicialmente, entende-se que não se faz necessário grandes estruturas para os consultórios funcionarem e executarem as suas atividades, já que os equipamentos indispensáveis e a quantidade de médicos que se utiliza são mínimos. 

Nesses locais, normalmente trabalham apenas os profissionais responsáveis pela saúde e um grupo de pessoas para organizar os agendamentos e registros dos pacientes. Além disso, o foco é totalmente voltado para a consulta, ou seja, não há salas cirúrgicas ou grandes materiais. 

E mais, uma das principais vantagens em optar por esse tipo de estabelecimento está no seu simplificado processo de abertura, pois não requer registro de CNPJ. 

O consultório também é um serviço bastante autônomo, ou seja, a maneira como irá atuar depende da preferência do profissional. Por exemplo: se a escolha for por ter máquinas para realizar exames dos seus pacientes ou realizar convênios com clínicas especializadas nessas atividades.

diferença entre consultórios e clínicas

Especificidades das clínicas

Todas as clínicas realizam muito mais do que apenas consultas, já que a intenção é justamente oferecer vários serviços em apenas um único local.

Diferentemente dos consultórios, aqui ocorre maior praticidade, pois não há necessidade de encaminhar o paciente para outro estabelecimento, já que as especialidades se convergem, além da possibilidade de realizar exames e tratamentos de urgência.

Entretanto, ao contrário da clínica, o proprietário do consultório precisa de um CNPJ para conseguir abri-lo, tal como fazer com que a estrutura, os equipamentos e os profissionais estejam alinhados com as normas vigentes. 

Com isso, o tempo de preparação para que toda a clínica esteja finalizada e pronta se torna bastante extenso.

Então qual a diferença exata entre consultórios e clínicas? 

Consultórios: 

1- Não precisa de uma grande estrutura;

2- Realiza apenas o trabalho de atendimento;

3- Não precisa do registro do CNPJ;

4- Não requer a contratação de um grande número de colaboradores;

5- Cada médico possui sua individualidade;

6- Não necessita de muitos equipamentos;

7- Maior simplificação no processo de abertura.

Clínicas: 

1- É necessária uma maior estrutura;

2- Realiza a prestação de vários serviços;

3- Necessita do registro do CNPJ;

4- Requer a contratação de mais colaboradores;

5- A pessoa jurídica responderá legalmente pela empresa;

6- Há necessidade de mais equipamentos;

7- Maior burocracia no processo de abertura.

diferença entre consultórios e clínicas

Mas existem semelhanças entre consultórios e clínicas?

Sim, pois ambas precisam de duas coisas: 

1. Atendimento alinhado à ética médica para clínicas e consultórios

A atuação médica diz respeito a uma profissão que tem como objetivo e próposito melhorar a saúde das pessoas sem nenhum tipo de discriminação. Ou seja, trabalhar de maneira alinhada à ética médica. 

Por isso, a fim de executar corretamente seus ofícios, tanto uma clínica quanto um consultório precisam ter as condições ideais para oferecer um atendimento humanizado e legítimo.

2. Uma boa plataforma de gestão 

Tanto uma clínica quanto um consultório devem desempenhar bem suas atividades, sejam estas quais forem, por isso é bastante comum que ambas tenham uma plataforma de gestão, como a Ti.Saúde, que facilita o dia a dia de trabalho e esteja alinhada à tecnologia digital. Isto é: nos agendamentos, nas consultas, na realização de prontuários e relatórios.

Se você ainda não conhece a Ti Saúde, te oferecemos um teste de 8 dias gratuitos no melhor e mais completo software de gestão para profissionais de saúde. Basta clicar na imagem a seguir e fazer o seu cadastro:

diferença entre consultórios e clínicas

Deixe um comentário

Top