Loading...

7 podcasts que todo profissional de saúde precisa conhecer para ter um posicionamento estratégico

7 podcasts que todo profissional de saúde precisa conhecer para ter um posicionamento estratégico

 

Como se sabe, ao escolher a área da saúde para trilhar uma carreira é fundamental se atualizar constantemente, buscando informações valiosas e de confiança científica.

No entanto, com um dia a dia intenso, é desafiador estar por dentro do aperfeiçoamento técnico e também das notícias e tendências dentro da conjuntura da saúde. Afinal, como parar para filtrar informações diante a variedade presente nos múltiplos meios de comunicação hoje?

Os podcasts surgiram como uma fonte de informação mais prática e acessível a todos os públicos e, se tratando de profissionais de saúde, eles são uma alternativa para o conhecimento estratégico dentro da área hoje. O formato tornou possível o se informar enquanto dirige, espera pacientes ou até mesmo na academia, sendo necessário apenas poucos minutinhos. Não é à toa que o Brasil é o terceiro país que mais consome podcasts no mundo, segundo o IBOPE.

Para te ajudar a escolher programas de qualidade para apertar o play, separamos 7 podcasts de saúde incríveis para você conhecer. Confira:

MedCast – O Mundo em Transformação dentro da Saúde

Entre podcasts que exploram as tendências e inovações na área da saúde, podemos destacar o MedCast. Sendo um veterano entre outros programas, seus conteúdos vão desde metodologias como também aborda novas tecnologias para uso clínico. Por já possuir um tempo de estrada, ele é ouvido por médicos de todo o Brasil, com um alcance expressivo.

Sendo assim, ao acompanhar o MedCast, você pode se adaptar às mudanças da saúde digital e estar a par de como aplicá-la dentro das suas tomadas de decisão.

Ausculta Cast – Por dentro de insights clínicos e assuntos em alta

Independente de qual nível de experiência clínica, faz parte do cotidiano de profissionais de saúde a curiosidade natural sobre tratamentos e casos médicos. Pensando nisso, o Ausculta Cast compartilha experiências clínicas e casos que agregam conhecimento prático, além de oferecer conteúdos novos debatidos na cena clínica. Por ser um canal educativo geral, profissionais de saúde em qualquer etapa da carreira podem aproveitar dos episódios, que variam entre entrevistas e revisões de cases.

Podcasts especiais de Desenvolvimento Profissional para Internos e Residentes

Ser um profissional de saúde iniciante possui desafios específicos para essa etapa da jornada, por isso, consumir podcasts que oferecem insights sobre construção de carreira na área da saúde podem ajudar a ter um olhar diferenciado sobre o trabalho e até sobre a relação com pacientes.

Caso você seja interno e esteja na sua trajetória de estudos para residente, é essencial que você conheça os podcasts Finalmente Residente e Estratégia Med. O Finalmente Residente é feito pela MedWay, uma plataforma de cursos preparatórios para a residência médica e que também disponibiliza materiais educativos gratuitos, como o próprio podcast. No último episódio, inclusive, eles exploraram o tema “Como abrir meu próprio consultório?”, muito pertinente para profissionais de saúde iniciantes.

O Estratégia Med também é elaborado por uma plataforma de cursos focados na aprovação na residência médica, o que influencia 100% nos conteúdos do podcast. Por exemplo, há uma série de episódios temáticos em como garantir esse êxito, o que destrincha a base do conhecimento para a aprovação e também o funil dela.

Café com Med – Conteúdo de bem-estar e qualidade de vida para profissionais de saúde

O cotidiano intenso de quem realiza atendimentos e serviços de saúde também requerem mídias que abordem isso. No Café com Med os assuntos vão além da própria medicina, abordando também a saúde física e mental dos profissionais de saúde. Além disso, com dicas sobre produtividade, estratégias para lidar com a procrastinação e também solucionando dúvidas sobre como empreender na área da saúde.

Medicina Arretada – Educação Contínua e Aprendizado Permanente

Para ser um profissional de sucesso é cada vez mais debatida a habilidade de ser um Lifelong Learner, ou seja, ter uma mentalidade de desenvolvimento contínuo. Isso também cabe aos profissionais de saúde.

No podcast Medicina Arretada, além de conteúdos introdutórios para quem está iniciando na vida médica, há também a metodologia de suporte para colocar na prática o que é aprendido nos livros didáticos da área. Tendo em vista isso e com uma linguagem diferenciada, o podcast se destaca entre os demais acima por conseguir falar de medicina de uma forma democrática e bem humorada.

DrauzioCast – Absorvendo experiência e autoridade de quem já se posiciona no mercado

É impossível falar de saúde sem citar o Dr. Drauzio Varella. Médico de renome, com alcance nacional, além de estar presente na mídia televisiva, ele também tem sua presença digital dentro do formato de podcasts. No DrauzioCast, o dr. fala para todos os públicos sobre diversas patologias, aborda aspectos importantes a se notar sobre o histórico de saúde do paciente, além de trazer um olhar especialista que ajuda na prática da análise diagnóstica.

Além disso, a presença digital do Dr. Drauzio Varella é uma inspiração para iniciantes e também já experientes profissionais de saúde, pois além de apresentar o seu conhecimento na TV e no seu podcast, ele também é uma figura muito presente nas redes sociais e com uma comunicação simples e assertiva.

Como inserir os podcasts na sua rotina?

Agora que você já conheceu podcasts-chave para a sua imersão em mais conhecimento digital, conheça como você pode integrar estes programas ao seu dia a dia, ainda que este seja muito atarefado:

  1. Como citamos no primeiro capítulo deste artigo, uma das formas mais simples de inserir os podcasts na sua rotina é adicionando-os em tarefas simples e diárias. Por exemplo, seja cozinhando, fazendo uma pausa entre um plantão e outro, ou até mesmo em ocasiões de descompressão. Tudo pode virar uma oportunidade de aprendizado.
  2. Selecione episódios com cuidado e ouça-os de acordo com o que você pode oferecer de atenção no momento. Por exemplo, em caso de episódios mais complexos e que você ainda não tenha um conhecimento prévio sobre o que está sendo exposto, experimente deixar para ouvir num momento de mais tempo disponível.
  3. Muito é falado sobre organização quando o assunto é uma rotina estratégica, e, quando se trata de podcasts, isso não é diferente. Para ajudar na dica acima, separe os episódios por tema e densidade, assim você terá uma facilidade muito maior ao buscar para ouvir.
  4. Caso você se sinta confortável em ouvir áudios de forma mais acelerada para otimizar o seu tempo de escuta, hoje as plataformas de streaming já dão essa opção e é uma boa alternativa para quem precisa escutar um podcast com um tempo muito curto.
  5. Agora que você já sabe como aproveitar os podcasts como verdadeiros aliados na rotina, não esqueça da principal dica sobre eles: anote o que você achar mais interessante. Tomar notas de informações úteis é a melhor forma para aprender algo novo e evitar de acabar esquecendo no futuro.
  6. Por fim, que tal imergir em ainda mais conhecimento e networking? Hoje já há comunidades virtuais de debate nestes podcasts e ao ingressar nelas você pode ampliar a discussão ouvida no episódio, além de ter oportunidade de conhecer profissionais de todo o país.

Conclusão

A capacidade de aprendizado contínuo é uma das soft skills mais pedidas no mercado da saúde, mas se engana quem pensa que ela se limita a estritamente o conhecimento técnico. Ficar por dentro das tendências, tecnologias e avanços da saúde é fundamental para um profissional que deseja decolar no mercado e garantir reconhecimento. Portanto, consumir podcasts é um empurrãozinho prático e gratuito para isso, incorporando um hábito de busca por aprimoramento profissional e maturidade deste.

Além disso, assimilar novas informações e maximizar o seu conhecimento de mundo também pode ser um fator influenciador no próprio cotidiano do profissional de saúde. Por exemplo, ao saber mais sobre um quadro clínico de um paciente, é possível efetuar um atendimento rápido, por exemplo. Ou, até mesmo, conhecer de maneira mais profunda a análise de dados de um prontuário apresentado.

Você consome podcasts de saúde? Comente abaixo a sua sugestão de qual podcast todo profissional de saúde precisa acompanhar!

 

Deixe um comentário