TI Saúde blog

8 dicas para montar um consultório em casa

Consultório em casa do terapeuta com modelos anatômicos e raio-x

É possível ter um consultório em casa?

É comum que para iniciantes na vida clínica paire a dúvida se é possível atender em casa os seus pacientes e, inclusive, começar sem ter um consultório próprio e precisar adaptar o espaço de casa. Porém, seja através da telemedicina ou de consultas presenciais, tendo noções de gestão e fidelização de pacientes, um profissional de saúde consegue estabelecer autoridade e lucratividade. 

Por outro lado, quando o assunto é ter um consultório presencial em casa, ainda que a ideia seja prática, é necessário seguir alguns protocolos fiscais, tanto para a segurança dos seus pacientes como também pela legalidade do seu consultório.

Para isso, 6 requisitos fiscais são necessários para você começar o seu consultório em casa, alguns dele são: determinar qual será o seu CNAE, a solicitação de um alvará de funcionamento para a prefeitura do seu município, a obtenção do licenciamento sanitário a autorização do Corpo de Bombeiro, e o certificado de Limpeza Urbana.

Dicas para montar um consultório em casa

Além da parte legal, também é necessário ter uma visão estratégica do seu consultório em casa, principalmente para que ele não se torne uma dor de cabeça e que você tenha de forma mais definida a sua organização.

Pensando em te ajudar nisso, nossos especialistas elaboraram 8 dicas para que você monte o seu consultório em casa de forma fácil, moderna e eficaz. E, tendo como base o sucesso e a autoridade do seu negócio, essas orientações também irão te ajudar a potencializar sua gestão. Confira:

1. Faça agendamento online

Desde as mais recentes mudanças da saúde digital, quem não as adere, está perdendo espaço. Junto com a mudança na tecnologia, também houve uma modificação das exigências de pacientes, optando pelo mais prático e consequentemente à distância de um clique.

O agendamento online é um exemplo disso. Isso porque quanto mais simples uma ação é feita, mais ela tende a ser repetida, e fazer ligações ou qualquer outra forma burocrática para apenas fazer um agendamento de consulta desanima o seu paciente de marcar um novo atendimento com você, concorda?

O agendamento online além de ser uma maneira de tornar o seu cotidiano mais simples, afinal, você poderá checar de onde você estiver quais são suas consultas marcadas, também é uma das formas mais eficazes de trazer seu paciente para perto de você utilizando a tecnologia.

2. Use lembretes e confirmações online

Um dos problemas do cotidiano de um profissional de saúde são as faltas dos pacientes, isso desorganiza a agenda, além de também ser um indicador da falta de comunicação dentro dessa conexão.

Utilizar lembretes de agendamento online com uma ferramenta de mensagens de disparo é um ótimo recurso para evitar o problema dos pacientes faltantes além de se fazer presente no cotidiano deles, além disso, tendo também a opção de confirmação online pode otimizar a sua fila de espera caso o paciente já sinalize que não irá poder comparecer a consulta.

Caso você ainda não conheça mais formas de ter uma agenda médica inteligente, temos um conteúdo especial para você sobre o tema.

3. Tenha um sistema de documentação

Quanto mais pacientes você tiver, mais difícil será registrar todos os dados deles e salvá-los de forma segura, principalmente se essa ação for feita de modo analógico e utilizando papéis.

Ter um sistema de documentação de fácil e seguro acesso, como prontuários eletrônicos, por exemplo, é uma saída para esse tipo de problema; o que facilita a organização do seu consultório, impede a perda dos documentos importantes dos seus pacientes, e também otimiza o seu tempo como gestor do seu consultório.

Além disso, quando se trata de papelada preenchida pelo seu paciente momentos antes da consulta, como fichas de anamnese, por exemplo, você pode fugir do mais do mesmo e tornar esse processo também online. Isso facilitará bastante no momento de checar a documentação, além de contribuir para a sua produtividade por canalizar seu tempo de maneira mais estratégica. 

4. Invista no ambiente

Um ambiente acolhedor é o primeiro passo para o acolhimento do seu paciente. Invista na decoração dele, na limpeza e principalmente na experiência que o seu paciente terá ao visitá-lo.

Dependendo da sua área de atuação, por exemplo, caso você seja psicólogo(a), é interessante a utilização de aromas que façam que o seu paciente relaxe; como o óleo de lavanda no difusor na recepção. Para profissionais de saúde no geral, é muito importante o adicional de alguns elementos para o seu ambiente, são eles:

  • Um sofá confortável para a sala de espera.
  • Uma máquina de café para que você ou sua secretária possam oferecer isso para os seus pacientes enquanto eles estiverem na sala de espera.
  • Além de disponibilizar um bebedouro de água de maneira visível na sua sala de espera.

O investimento no ambiente para o seu paciente também cria uma memória nele de como foi ser atendido por você e conhecer o seu trabalho, dessa forma você desenvolve o seu marketing médico de maneira tática e humanizada. 

5. Adquira os materiais corretos

A curadoria dos seus materiais é importantíssima para a segurança dos seus pacientes e também para a própria legalidade na sua atuação dentro do seu consultório em casa. Por isso, dentre todas essas dicas, essa é a mais importante: garanta os materiais corretos antes mesmo de seu consultório já estar de portas abertas.

Você pode encontrá-los pesquisando por loja de produtos hospitalares, e de forma online, você pode até encontrar com preços promocionais. Vale ressaltar que o planejamento faz toda a diferença nisso.

6. Faça treinamentos (caso tenha uma equipe, providencie treinamentos)

Caso você já comece com um time, por exemplo, tendo secretária ou demais colaboradores, providencie a capacitação dessa equipe para o recebimento dos seus pacientes.

Criar protocolos de atendimento, como também, de segurança, passará mais confiança para os seus clientes; além de te ajudar a não precisar se preocupar com essa questão dentro do seu dia-a-dia clínico. Dissemine a sua cultura de trabalho para o seu time, valorizando a colaboração, ética e principalmente colocar o seu paciente no centro disso tudo.

Além disso, uma parte primordial desses treinamentos é ter uma maneira humanizada para lidar com erros, sempre deixando os seus colaboradores abertos a terem a autoanálise de onde eles podem melhorar.

7. Tenha um sistema seguro

Junto à prática de consultório, vem também a busca natural por plataformas médicas, afinal hoje a saúde 5.0 faz parte da rotina de muitos profissionais de saúde e também dos seus pacientes. Porém, ter um sistema seguro previne dores de cabeça, principalmente quando se trata da proteção dos seus dados.

Por isso, ao procurar por um software, sempre apure se ele está alinhado a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), se ele tem o selo de certificação SBIS (Sociedade Brasileira de Informática em Saúde), além de backups diários. Ter isso em mente é importante para você, seus pacientes e para o nome do seu consultório dentro do mercado.

8. Automatize processos

Quanto mais você levar a tecnologia para perto de você no seu consultório em casa, melhor. Ter relatórios de atendimento, assim como relatórios gerenciais, já criados por uma plataforma inteligente, por exemplo, economiza seu tempo de mapear um por um ao fim do mês.

Processos automatizados diminui a sua carga de trabalho, demonstra para o seu paciente que você está por dentro da medicina do futuro, além de te posicionar com muito mais autoridade em contrapartida a profissionais de saúde que estão presos nas formas obsoletas de atendimento.

Com o Ti Clinic é possível ter tudo isso além de garantir uma plataforma livre de instabilidades, com suporte humanizado e também alinhamento a todas as normas de segurança digital. Somos uma plataforma de gestão clínica e atendimento feita por especialistas que já ajudaram mais de 20.000 profissionais de saúde a se posicionarem no mercado com nossas funcionalidades e nossa excelência em fazer o que fazemos.

Acesse nosso site e realize o seu cadastro, assim você pode testar por até 15 dias gratuitos os maiores benefícios da tecnologia de ponta. Faça parte da transformação digital da saúde!

Compartilhe nas redes sociais