TI Saúde blog

Confira 5 vantagens de um sistema de gestão de clínica médica

Closeup de médico usando tablet

Os avanços que a tecnologia trouxe para a sociedade impactaram as mais diversas áreas, aperfeiçoando diversas atividades do dia a dia e promovendo maior simplificação dos processos. Na área da saúde, isso não é diferente.

A gestão de clínicas e consultórios vem sendo transformada para otimizar o dia a dia, poupando tempo e organizando agendas e documentos de pacientes. O sistema de gestão médica é um grande aliado nesse processo e traz grandes benefícios para as clínicas.

Confira as cinco vantagens que um bom sistema de gestão pode trazer para sua clínica!

O que é um sistema de gestão para clínica médica?

Inicialmente, é necessário entender o que é um sistema de gestão para clínicas e consultórios. Ele é capaz de ajudar na administração e nas atividades dos médicos e secretárias, o software médico transforma a rotina desses profissionais através da simplificação de tarefas como o agendamento de pacientes, cadastro de informações, prontuário do paciente, comunicação com o paciente, e muito mais.

Assim, é possível ter maior praticidade na rotina de trabalho, aumentando a produtividade e a eficiência da clínica.

Afinal, como funciona um sistema de gestão de clínica médica?

Os softwares ou ferramentas de gestão foram desenvolvidos pensando nos profissionais de saúde e nas suas necessidades únicas.

Dessa forma, utilizando da tecnologia e sempre aliado às normas de segurança como a Lei Geral de Proteção de Dados, é possível se manter atualizado e proporcionar o melhor atendimento para o seu paciente. Facilitando o agendamento e a troca de informações, assim como ter a gestão financeira e todos os dados necessários para alcançar o máximo potencial para sua clínica.

5 vantagens do sistema de gestão da clínica médica

1. Centralização no atendimento

Com a grande quantidade de pacientes que visitam a clínica ou consultório diariamente para atendimento, é possível que muitas informações sejam perdidas, já que elas ficam localizadas em papel.

Com um software de gestão, é possível centralizar todas as informações do paciente em um só local, com fácil acesso para que a consulta tenha seu tempo otimizado. Isso tudo sem perder a qualidade do atendimento e promovendo mais cuidado para o paciente.

2. Praticidade no agendamento e cancelamento de consultas

Com o agendamento online, é possível manter a praticidade e facilitar o agendamento de consultas tanto para seu paciente quanto para sua secretária. O atendimento por telefone acaba restringindo o agendamento de pacientes que só podem ligar fora do horário comercial, por exemplo, ou não podem esperar até a secretária atender o telefone. 

O agendamento online dá autonomia ao paciente, que consegue agendar quando quiser, e consegue escolher o dia e horário da sua preferência de forma rápida e simples. 

Além disso, a falta de pacientes é uma queixa comum nos consultórios, e ao permitir que o paciente reagende ou cancele sua consulta de forma simples, pode diminuir essa taxa. Um bom sistema de gestão também permite o envio de mensagens para os pacientes e, com uma simples mensagem automática de confirmação do atendimento pode poupar tempo e otimizar sua clínica.

3. Prontuário eletrônico

O prontuário eletrônico, além de possuir maior custo-benefício em relação ao prontuário de papel, permite facilitar esse processo tão estrutural e essencial na rotina dos médicos. 

Com a utilização do prontuário de papel, muitas informações relevantes podem ser perdidas, pois dependem de um armazenamento correto, resultando em erros e em maior lentidão para continuar o atendimento. Já com o eletrônico, todas as informações estão armazenadas num sistema que garante a proteção de dados dos pacientes, tornando o diagnóstico mais correto e objetivo, com a possibilidade de consultá-lo rapidamente durante o atendimento. 

4. Segurança da informação

Um bom sistema de gestão atende diversas normas de segurança para garantir que as informações e dados dos pacientes estejam salvos da maneira correta. Garantir a segurança desses dados é uma questão importante para todos os profissionais de saúde.

A Ti.Saúde, além de atender a Lei Geral de Proteção de Dados, é atestada pela Sociedade Brasileira de Informática em Saúde, que garante aspectos de segurança e qualidade nos softwares médicos.

5. Personalização no atendimento

Utilizar o melhor da tecnologia significa poder personalizar atendimentos e garantir o melhor cuidado possível para seu paciente. 

Agendamento online, comunicação pré e pós consulta através de mensagens, enviar mensagens de feliz aniversário, área exclusiva do paciente e muito mais, permite que você encante o paciente e o fidelize.

Agora que você conhece as vantagens de um bom sistema de gestão, escolha a Ti.Saúde. Entre na saúde 5.0 com o melhor e mais completo software do mercado.

 


A melhor e mais completa plataforma de gestão médica. Fale com um especialista!

Compartilhe nas redes sociais