Loading...

10 dicas para motivar os colaboradores da sua farmácia!

Young woman pharmacist at pharmacy

A motivação dos profissionais que atuam na sua farmácia é um dos principais pontos para um bom trabalho em equipe e o impulsionamento do seu negócio. Segundo uma pesquisa efetuada pela Universidade de Harvard, funcionários motivados rendem entre 80% e 90% de sua capacidade de trabalho, enquanto os não motivados chegam apenas a 30%. Ou seja, o investimento no engajamento do seu time de colaboradores é fundamental para criar uma cultura de produtividade, utilizando de fatores humanizados.

Por outro lado, para a implementação imediata de táticas que fortalecem esse aspecto tão importante, é necessário um raio-x dos sinais que comprovam a desmotivação dentro da sua equipe. Por exemplo, apurar a taxa de absenteísmo – ausência de trabalho – no seu quadro de colaboradores, como estão sendo desempenhados os horários, se há um bom relacionamento interpessoal e também se há feedbacks negativos vindos dos clientes. Observando tudo isso é possível ter uma visão do problema antes que haja consequências mais drásticas, como o desligamento, por exemplo. 

Por que é importante manter os colaboradores engajados?

Do mesmo modo que um bom administrativo, financeiro e marketing são pilares imprescindíveis para a prosperidade de um negócio, manter um time coeso e alinhado faz parte das prioridades de um bom gestor farma. Isso porque essa conexão é diretamente responsável pela humanização no atendimento farmacêutico, a proatividade nas demandas e o cuidado com o cliente. Assim, é impossível pensar em fidelização de público sem pensar na influência de um time unido e motivado. 

Pensando em te ajudar, na prática, a desenvolver isso dentro da sua farmácia, separamos 10 dicas infalíveis. Confira:

Como potencializar a motivação dos colaboradores da sua farmácia?

 

Reconheça a performance da sua equipe

Ao falar de estratégias para motivação dos colaboradores, é essencial colocar o reconhecimento de performance como uma das prioridades para o gestor farma. Isso porque, a partir do momento em que o funcionário não se sente notado pelo que faz, se sente desanimado em desempenhar a sua função e não produz com o seu completo potencial. 

Para prevenir que isso ocorra, é interessante que líderes estimulem o colaborador além do momento do recebimento financeiro. Isto é, com dinâmicas mensais ou semanais que fortaleçam a auto-estima, mostrem o impacto do seu trabalho e o incentivem a se aprimorar cada vez mais. Uma ideia simples é escolher um destaque entre o time de colaboradores e ter a tradicional plaquinha de funcionário do mês. 

Outras maneiras também de reconhecimento é a comemoração junto aos colaboradores ao alcançar uma meta ou recebimento de feedbacks positivos vindos dos clientes. Afinal, cada passo dado no seu negócio é um motivo para celebração. Nesse âmbito, é importante que líderes e gestores ofereçam bônus ou premiações para colaboradores que estejam diretamente envolvidos com o alcance de objetivos da farmácia, alavancando o rendimento.  

Crie metas e desafios dentro do trabalho

Um ambiente de trabalho que incentive o alcance de metas faz total diferença para que os seus colaboradores se sintam impulsionados a fazer suas demandas com direcionamento e muito mais energia. Para isso ser feito de maneira eficaz, cabe à liderança estipular metas para o curto, médio e longo prazo, interligando essa dinâmica ao reconhecimento proposto na dica acima. Outro ponto importante é a gamificação, criando jogos que testem – de maneira didática – o conhecimento dos colaboradores sobre as suas funções, o seu negócio e até como lidar com situações hipotéticas de gerenciamento de crise. Isso quebra a rotina e também traz o seu colaborador muito mais para perto das conquistas obtidas em equipe. 

Elabore um plano de desenvolvimento de carreira

Ao falar sobre motivação dos colaboradores é fundamental abordar a trajetória da carreira deles dentro do seu negócio. Nesse âmbito, ainda que a sua farmácia não tenha um time de gestão de cultura e pessoas implementado, as lideranças tenham reuniões mensais com cada liderado para discutir o futuro deles dentro da empresa, quais tarefas eles gostam mais de exercer e quais eles sentem algum tipo de dificuldade. Esse acompanhamento, feito de perto e humanizado, faz com que o colaborador sinta que pode evoluir de cargo, e consequentemente se sinta valorizado. 

Além disso, para que essa organização seja realmente colocada em prática, é preciso também que os responsáveis pelo financeiro, junto a quem está em maiores posições, trace prazos mínimos e máximos para a promoção. Por exemplo, uma data máxima para efetivação de estagiários e que é utilizada pela maioria das empresas é de um ano desde o início deste colaborador. No mais, é imprescindível que esse planejamento fique claro para os colaboradores e que eles estejam por dentro sobre como evoluir dentro da sua farmácia e o que eles podem fazer para que esse processo seja otimizado.

Pharmasict serving customer at drug store
Foque em uma boa comunicação interna

Nem sempre ter uma quantidade massiva de reuniões significa que a comunicação dentro da sua farmácia está ideal, concorda? Um termômetro para isso é, justamente, o quanto problemas estão sendo resolvidos nessas reuniões e o quanto seus colaboradores realmente estão conseguindo se conectar uns com os outros. Uma forma prática de executar isso é criando uma cultura de feedbacks, não só de lideranças para liderados, mas também de liderados para liderados.

Uma dica para criar uma comunicação positiva é quinzenalmente promover encontros de times em que cada um possa analisar os setores e como eles podem melhorar entre si. Além disso, como maneira de aguçar a empatia e o respeito entre colaboradores, é também interessante a criação de ocasiões para troca de elogios de performance; seja nas reuniões que exemplificamos ou no próprio dia-a-dia. Quanto mais o seu time estiver se comunicando entre si e se enxergando como juntos em um só propósito, mais motivado ele ficará. 

Promova treinamentos e estimule a educação

O investimento na capacitação da sua equipe transforma a maneira em que elas enxergam o trabalho executado, assim como a visão da própria empresa. Além do mais, gera um impulsionamento do bem-estar profissional e fortalecimento da auto-estima do colaborador. Um exemplo disso dentro do mundo corporativo são os cursos de gestão de tempo, como ter uma boa relação interpessoal, e comunicação não-violenta; assim como, é igualmente importante treinamentos sobre o que toca diretamente às demandas dos colaboradores, aperfeiçoando o seu trabalho e maximizando o seu rendimento.

Não só isso, os treinamentos também são uma forma de trazer a inovação para dentro da sua farmácia; como capacitações em transformação digital, o que é a saúde 5.0 e como a tecnologia está mudando a maneira em que clientes enxergam as farmácias hoje. 

Se atente a remuneração

Ainda que pareça algo básico, nem sempre a atenção quanto à remuneração é uma questão para gestores de farmácia. No entanto, este fator interfere diretamente diretamente no engajamento do seu time farmacêutico, principalmente se ele já vem dando sinais de desmotivação. Nesse caso, é indispensável que as faixas salariais estejam coerentes com o valor já presente no mercado hoje, para que o colaborador não se sinta desvalorizado e por consequência ter vontade de trabalhar com uma farmácia concorrente.

Por outro lado, salário não é mais o único fator levado em consideração para um colaborador se sinta bem e motivado dentro de uma empresa; por isso, junto com a remuneração é necessário que também venha desafios e diversos outros estímulos, como citamos acima.

Garanta qualidade de vida

É possível equilibrar o incentivo à produtividade e rendimento sem abrir mão da humanização. Desse modo, garantir a qualidade de vida dos seus colaboradores é proporcionar um ambiente confortável para trabalhar, climatizado, e que não coloca a saúde do seu time em risco. Para que isso sempre seja possível, faça pesquisas de clima organizacional dentro da sua equipe, com essa coleta de dados você terá de maneira concreta a percepção de como está a relação entre os seus colaboradores e a sua farmácia.

Do mesmo modo, em meses de conscientização sobre a saúde, como o Janeiro Branco, por exemplo, não limite as campanhas apenas para clientes. Disponibilize dentro da sua farmácia, para os seus colaboradores, visitas de profissionais de saúde ou palestrantes capacitados que possam esclarecer dúvidas. 

Crie dinâmicas que treinem um bom relacionamento com o cliente

É comum que no dia-a-dia do atendimento haja possíveis imprevistos com clientes. Nesse ínterim, é importante criar simulações sobre isso e propor, de maneira preventiva, soluções. Além disso, dentro dessa metodologia em que o cliente está no centro, estabelecer uma atividade em que os próprios colaboradores estão no lugar do cliente e como eles se sentiriam frequentando a farmácia.

Outra maneira também de estimular o seu time em relação a conexão com clientes é disponibilizando um NPS, isto é, um sistema de avaliação de atendimento, para os seus clientes. Com essa nota é possível mensurar melhor a satisfação deles, assim como também é um fator de motivação para que os colaboradores tenham o desejo de melhorar cada vez mais.

Tenha uma relação humanizada com o seu time de colaboradores

Tratar os seus colaboradores com horizontalidade e empatia é um princípio indispensável para que a sua equipe se sinta motivada e bem recebida. Tendo em vista isso, a ausência de uma relação saudável entre liderança e gestão com os liderados causa um impacto negativo na saúde mental destes, além de propiciar uma imagem negativa da própria empresa.

Por isso, ao chegar na sua farmácia, sempre trate o seu time com simpatia e educação, além de se colocar à disposição para feedbacks sobre o andamento do seu negócio. Bem como, faça práticas corriqueiras porém importantes nessa relação humanizada, como promover dentro da farmácia a comemoração dos aniversariantes do mês. 

Automatize processos dentro da sua farmácia

Por fim, trazer a tecnologia de ponta para os processos da sua farmácia otimiza o tempo dos seus colaboradores, reduz o tempo de apagar incêndios da sua gestão farma, além de trazer para a sua equipe muito mais conforto. Ter um software farmacêutico é a ponte entre o seu negócio e a revolução que só a saúde digital pode ter, com armazenamento digital para arquivos, envio de DSF a um só clique, e a praticidade de ter uma agenda personalizável.

Tenha isso e muito mais com o mais completo software de serviços farmacêuticos do mercado. Clique aqui e conte com o Ti.Farma!

Deixe um comentário