Loading...

Especialidade médica: qual é a mais vantajosa?

Geralmente quando uma pessoa conclui um curso de medicina, é muito normal que ela fique rodeada de dúvidas sobre qual especialidade médica ela fará. Afinal, são várias as opções que o recém-formado pode escolher.

Por isso, preparamos este artigo com algumas especializações que demonstram ser muito relevantes para o mercado.

Até porque o nosso objetivo é te ajudar ao máximo nessa tomada de decisão tão importante na sua carreira.

Então vamos dar início! Preparado?

1. Radiologia 

Se você procura ter uma boa qualidade de vida e de trabalho, escolher radiologia como sua especialidade médica é em suma uma ótima opção.

Pois além de ser uma das atividades mais escolhidas entre os médicos, está totalmente conectada aos avanços tecnológicos.

Ou seja, é um ofício que estará sempre em aperfeiçoamento contínuo e atualizado com as necessidades atuais, como a telemedicina.

Dessa forma não havendo riscos de causar prejuízos futuros para a sua carreira e acima de tudo garantindo para você uma remuneração fixa.

2. Dermatologia 

A dermatologia cuida da prevenção e tratamento da pele. 

Tem como vantagens ser uma das áreas mais procuradas pela população e ser uma especialidade médica de acesso direto.

Logo, não é preciso cursar outra residência para começá-la. 

Além disso, escolhendo essa especialidade não precisará se preocupar com urgências na sua jornada de trabalho e lazer.

3. Pediatria 

Dedicada à saúde de crianças e adolescentes, o processo de especialidade médica em pediatria dura em torno de 2 a 3 anos.

Porém o que muitos não sabem é que a sua função vai além do cuidado da saúde, incluindo também atuações em curas, pesquisas e acompanhamentos de vacinação, aleitamento, alimentação e medidas de prevenção.

Tem como destaque para o futuro a atuação voltada para o acompanhamento, que com os avanços tecnológicos auxiliará ainda mais nos sinais vitais das crianças e no controle das suas saúdes através de dispositivos. 

Trata-se da segunda especialidade com o maior número de médicos no Brasil. 

4. Oncologia 

A oncologia é a responsável por estudar e diagnosticar tumores sólidos e é uma das especialidades que mais assegura uma demanda altíssima de pacientes.

Entretanto, infelizmente, o motivo é pelo aumento constante de casos de câncer no mundo. 

Todavia o profissional que escolher essa especialização deve se atentar em cidades de médio a grande porte, em virtude da necessidade de uma estrutura especial para esse tipo de tratamento. 

Para seguir essa área é preciso ter feito 2 anos em residência em Clínica Médica e, depois, mais 3 anos de Oncologia.

Ou seja, requer um certo tempo e disposição para isso.

5. Neurologia 

A neurologia é focada nos estudos das doenças que prejudicam o sistema nervoso, assim como também os componentes da junção neuromuscular. 

É uma especialização bastante vasta e que tem ligação com várias outras, como a psiquiatra, oftalmologia etc. 

Entretanto por se tratar de uma especialidade médica de três anos e de alta complexidade, não é a das mais procuradas, mesmo com a boa remuneração.

6. Geriatria 

O geriatra é aquele que cuida do idoso e tem como particularidade ser um campo de trabalho bastante vasto. 

As razões são as possibilidades de atender em consultórios, clínicas, casas de repouso e assistência domiciliar.

É uma especialidade médica bastante satisfatória, contudo tem que estar disposto a lidar com conflitos familiares, preconceitos com a profissão, doenças avançadas e ainda ter paciência para trabalhar com equipes multidisciplinares.

O mercado atualmente é bastante vantajoso, visto que a expectativa de vida está cada vez maior.

7. Pneumologia 

 Estuda e trata as doenças do sistema respiratório. Se especializando nessa área atuará em regime ambulatorial/hospitalar/UTI.

É uma área bastante extensa e com possibilidades de atender pacientes com variados níveis de comprometimento. 

O mercado se encontra em bom estado e oferece oportunidades para trabalhar na execução de procedimentos e exames, como a espirometria. 

8. Oftalmologia 

A oftalmologia é uma especialidade voltada para situações relacionadas aos olhos e está totalmente ligada (também) aos avanços das novas tecnologias, que por sinal são dignos de produções cinematográficas.

Para você ter uma ideia, em 2015 foi feita uma cirurgia para recuperar parte da visão de um paciente colocando nele olhos biônicos. Tudo foi um completo sucesso!

E mais, ainda sendo possível recuperar parcialmente a visão de pacientes cegos, através de implantes no sistema nervoso. 

Ou seja, o que era visto apenas em filmes, agora se torna realidade! Surreal, né? 

Com isso fazendo dessa especialidade médica ser bastante próspera.

E aí, gostou das dicas? Então não deixe de conferir outros conteúdos do nosso blog e fique por dentro de todos os avanços tecnológicos dentro da área da medicina.

E caso queira conhecer mais sobre nós e a nossa plataforma, acesse: www.tisaude.com

Deixe um comentário