TI Saúde blog

5 erros que um gestor clínico precisa evitar

O dia a dia de quem trabalha na área da saúde sempre é intenso e repleto de desafios. Porém, no caso de administradores de clínicas ou consultórios, as dores de cabeça são ainda maiores. Estar a frente de um negócio de saúde significa ter mentalidade empreendedora, mas também enxergar o cliente como um paciente, que não tolera deslizes. Para te ajudar nisso, preparamos neste artigo um conteúdo explicativo e completo sobre os 5 principais erros que um gestor clínico precisa evitar.

Preferir processos analógicos a tecnologia em saúde

Embora os avanços tecnológicos tenham chegado a diversas clínicas e consultórios já há algum tempo, nem todo gestor de saúde acredita na capacidade da tecnologia médica para acompanhamento de indicadores. Não só isso, essa resistência em relação à saúde digital também cabe a não optar por recursos indispensáveis hoje, como o prontuário eletrônico.

Dito isso, insistir em processos analógicos, além de ser um erro na gestão de tempo, também é um obstáculo para a própria autoridade da clínica no mercado. Isso porque a própria exigência do paciente é de digitalizar ações e evitar burocracias. A prova disso é que o uso da tecnologia do agendamento digital aumenta a frequência com que este marca consultas. Algo que faz total diferença na sua jornada de cuidado da saúde.

As tecnologias podem ser as maiores aliadas de um gestor ou administrador, basta apenas alinhar a inovação com as necessidades da sua clínica. E o mais importante, conectar a nova tecnologia com a abordagem centrada no paciente.

Não ser um gestor clínico que valoriza a experiência do paciente

Acreditar que não é necessário pensar na experiência do paciente para atendimentos e serviços de saúde é um erro fatal na gestão de clínicas. O paciente, além de ser o maior alvo de fidelização, também é um promotor ou detrator do seu negócio de saúde.

Pensando nisso, algumas estratégias de marketing clínico podem ajudar nessa visão mais destacada ao paciente. São elas:

  • Orientar os profissionais de saúde que ofereçam consultas humanizadas para cada paciente,
  • Oferecer para o seu time clínico workshops voltados a personalização do atendimento, que torne a jornada de diagnósticos e tratamentos didática e empática;
  • Otimizar e facilitar a maneira em que o paciente irá apresentar a receita médica em farmácias. Isto é, aproveitar a tecnologia clínica através da prescrição digital;
  • Enviar pesquisas de satisfação para os pacientes após a consulta via Email, Whatsapp e SMS para entender como está a visão dele sobre a sua clínica;
  • Ainda dentro da inovação tecnológica e no que você pode ofertar aos profissionais de saúde da sua clínica, é importante aderir a um sistema de gestão que contenha importantes informações sobre a saúde dos pacientes. Por exemplo, um software que tenha uma funcionalidade que apresente o histórico de saúde completo.
  • Orientar outros colaboradores da sua clínica, como as secretárias, para um bom acolhimento desde a recepção.
  • Em caso de pacientes numa situação mais crítica de saúde, como pacientes crônicos ou transplantados, promover um monitoramento remoto e especial;

Sobrecarregar sua equipe de colaboradores

Desde a equipe médica e clínica aos outros colaboradores, é essencial que haja uma divisão de tarefas justa no seu negócio. Ter um time sobrecarregado não é sinônimo de produtividade. Muito pelo contrário, esse erro de gestão faz cair a eficiência e a própria entrega da equipe em relação às tarefas determinadas. Devido a isso, entre os 5 principais erros que um gestor clínico precisa evitar, precisa estar a falta de cuidado da saúde mental dos colaboradores.

Segundo uma pesquisa realizada pela FGV, 43% dos trabalhadores brasileiros alegam que estão com sobrecarga no trabalho. Um dado alarmante que todo administrador ou gestor precisa ter em mente ao enxergar o escopo dos seus funcionários contratados.

Por isso, para evitar essa sobrecarga e a insatisfação é necessário prevenir essa exaustão antes que aconteça. Para isso:

  1. Estabeleça limites e fique atento para caso há algum profissional excedendo suas horas de trabalho na sua clínica;
  2. Garanta que todos os colaboradores da sua clínica tenham recursos suficientes para exercer o trabalho;
  3. Defina expectativas reais e razoáveis, terrorismo psicológico sobre metas e objetivos pode causar mais ansiedade e angústia para os seus liderados;
  4. Faça uma avaliação de desempenho, tanto para prevenir incêndios de sobrecarga, como também para promover uma evolução de carreira aos seus funcionários;
  5. Tenha escuta ativa e se disponha a ajudar o seu time se aprimorar em conhecimento e habilidades;

Não estabelecer uma boa organização financeira

Qual empreendedor nunca misturou suas finanças pessoais com a do seu negócio sem querer? Entre os 5 erros que um gestor clínico precisa evitar, esse pode ser fatal.

Quando se trata de organização financeira, vários deslizes são comuns, mas também determinantes para a sobrevivência de um negócio. Por isso, como fugir desses erros é o segredo para ter um caixa saudável e satisfatório.

  • Fique atento as entradas e saídas financeiras;
  • Entenda que as faltas e cancelamentos de consulta também fazem parte do financeiro da sua clínica;
  • Saiba quais são os maiores gastos da sua clínica e de que forma você pode economizar;
  • Não abra mão da ajuda de um especialista caso não consiga sozinho essa organização;
  • Explore como a inovação pode ser um auxílio às suas finanças por meio de um software que tenha o financeiro integrado;

Subestimar a importância da presença digital

Hoje, quem não está no digital, não existe. A internet é o maior outdoor para um negócio atualmente e a sua clínica precisa estar nele.

Neste aspecto, não só ter um perfil em redes sociais é necessário. Ter uma clínica digital em formato de site personalizado garante que pacientes, independente da localidade, conheçam a sua clínica. E mais: chequem feedbacks de quem já foi atendido nela, as especialidades dos profissionais de saúde contratados, além de encontrarem informações de contato.

A Ti.Saúde é referência em conectar gestores e administradores clínicos ao melhor da saúde digital, com autoridade e posicionamento. Desde 2016, fomos responsáveis pela presença digital de mais de 40.000 usuários, um número que reflete a nossa excelência e dedicação. E você também pode fazer parte disso!

Experimente por até 15 dias gratuitos a nossa solução e conheça o poder da inovação em saúde, basta clicar aqui.

Compartilhe nas redes sociais