TI Saúde blog

7 dicas de otimização financeira para profissionais de saúde

Otimização financeira para profissionais de saúde

Seja um profissional de saúde iniciante ou alguém que já está na jornada há um tempo, a otimização financeira para profissionais de saúde pode ser uma dor de cabeça no dia a dia.

Tanto no acesso de informações sobre faturamento, ou no próprio faturamento em si, as finanças fazem parte de uma boa administração clínica. Neste artigo, além de aprender 6 dicas de otimização financeira, você irá entender como a tecnologia pode ajudar a aumentar os cifrões no fim do mês.

Utilize o Business Intelligence

O Business Intelligence (BI) é uma inovação tecnológica que permite um parâmetro mais denso e estratégico através dos dados. Para a gestão clínica, essa tecnologia em saúde promove o acompanhamento do quantitativo de pacientes, agendamentos, e procedimentos realizados na sua clínica ou consultório. Dessa forma, a tecnologia clínica te empodera de informações imprescindíveis para o seu sucesso.

O uso de dados de forma estratégica para empresas se destaca entre as tendências corporativas e não é para menos. É com a utilização de dados que grandes negócios aprimoram a experiência do cliente e absorvem insights para suas metas. No que se trata da área da saúde, isso também pode ser feito. Como citamos acima, o Business Intelligence é um dos exemplos do uso da tecnologia a favor da gestão clínica.

No entanto, há também outras formas em que a nova tecnologia se apresenta como uma catalisadora do financeiro de profissionais de saúde. Entenda melhor nos próximos capítulos:

Contabilize seus custos fixos e variáveis

O primeiro passo para a organização do financeiro para profissionais de saúde é a separação das despesas feitas pela clínica ou consultório. Neste contexto, os custos fixos não são ligados ao fluxo mensal de pacientes, como o aluguel do espaço da clínica e remuneração dos colaboradores. Já os custos variáveis são ligados a retenção e captação de pacientes, como o número de consultas e procedimentos realizados.

Tenha um sistema de gestão integrado ao financeiro

Como se sabe, a inovação proporcionada pela saúde digital já oferece diversas vantagens para o cotidiano de profissionais de saúde. Entre elas, a prescrição digital, fichas personalizadas e o prontuário eletrônico. Mas, é preciso entender que um bom sistema de gestão clínica também precisa estar integrado ao financeiro, para que não haja imprevistos ou desperdício de tempo.

Neste âmbito, quais recursos financeiros um software de excelência contém?

  1. Recurso de acesso rápido a receitas e as despesas, sendo estas os custos variáveis e fixos que citamos no capítulo anterior;
  2. Possibilidade de emitir recibos para os pacientes que desejam este comprovante;
  3. Acesso rápido ao quantitativo de agendamentos de consulta e procedimentos na sua clínica ou consultório;

Uma vantagem, também, de ter um sistema de gestão integrado ao financeiro e que contenha a tecnologia de Business Intelligence é que ele proporciona o dado dos cancelamentos e faltas. Ou seja, é possível prevenir, de antemão, prejuízos financeiros dentro dos custos variáveis.

Reduza faltas e cancelamentos de consultas

Faltas e cancelamentos são razões constantes para problemas nas finanças de clínicas ou consultórios. Na verdade, o absenteísmo de pacientes hoje é preocupação inclusive dos serviços públicos de saúde; já que em 2023, num levantamento feito pelo Jornal Nacional em 20 capitais, a cada 10 pacientes com consulta ou exame agendado, 3 faltaram e não desmarcaram.

Uma maneira de prevenir essas faltas e cancelamentos que prejudicam profissionais de saúde e administradores da área é o lembrete de consultas. Ao receber uma mensagem de disparo via SMS ou Whatsapp, o paciente se atenta ao compromisso marcado e pode escolher a opção de confirmar ou cancelar o agendamento. Isso auxilia o profissional de saúde ou secretaria a ter um manejo da fila de espera, promovendo mais atendimentos pela organização estratégica.

Estabeleça presença digital para prospectar novos pacientes

Os avanços tecnológicos além de terem alcançado o cuidado da saúde dos pacientes nos atendimentos e serviços de saúde, também chegou no marketing clínico. Se antes era comum que profissionais de saúde gastassem dinheiro com panfletos de divulgação, hoje o cenário para isso é o online. Por isso, ter uma presença digital, tanto nas redes sociais como num site personalizado, é fundamental para aumentar o alcance. Inclusive, através das redes sociais, criando conteúdo de valor, é possível também fidelizar cada paciente.

Quem não está no digital, fica para trás em uma realidade virtual-física. E ainda que pacientes valorizem um profissional de saúde no seu processo de diagnóstico e tratamento, o que cria autoridade e memória nele é a sua conexão com esse profissional. Ou seja, ter presença digital é uma tática de aproximação do paciente pré, durante e pós consulta.

Tempo é dinheiro para profissionais de saúde

Um profissional de saúde que deseja um bom resultado com as finanças precisa ter noção sobre gestão de tempo. Seguir uma metodologia ágil, aproveitar as horas e impulsionar a produtividade precisa estar entre as prioridades na vivência clínica. Isso porque quanto maior o quantitativo de atendimentos e procedimentos, consequentemente será a lucratividade mensal.

Hoje, com a tecnologia médica, é possível que as consultas sejam mais objetivas e centradas no paciente. Uma das vantagens da telessaúde, por exemplo, é que o profissional de saúde pode ter o auxílio de um especialista ainda que estejam distantes. O monitoramento remoto está entre as tendências da saúde em 2024 e irá fazer a diferença na maneira que profissionais da área administram o seu tempo.

Conte com a saúde digital para sua otimização financeira

Sendo assim, é inevitável pensar em como a tecnologia é 100% interligada com uma melhor performance financeira para profissionais de saúde. No entanto, para que isso seja abraçado sem riscos e de forma realmente transformadora, é necessário escolher um software que seja completo e seguro.

A Ti.Saúde conta já com mais de 40.000 usuários que tiveram a sua rotina clínica impulsionada pelas vantagens da saúde digital. Desde 2016, marcamos presença no mercado de forma inovadora e somos a ponte entre um melhor atendimento e relacionamento entre pacientes e profissionais. Até porque, nosso maior propósito é conectar através da saúde, e fazemos isso com excelência.

Embarque agora na transformação digital e alcance o financeiro dos sonhos para a sua rotina clínica. Clique aqui e teste toda a nossa plataforma de forma gratuita por até 15 dias!

Compartilhe nas redes sociais