TI Saúde blog

Como a prescrição digital pode reduzir custos e potencializar a gestão clínica?

Como a prescrição digital pode reduzir custos e potencializar a gestão clínica?

A prescrição digital é um dos maiores avanços da tecnologia médica e desde 2020, com a sua regulamentação, vem sendo cada vez mais usada por profissionais de saúde no mundo inteiro.

Neste artigo, veremos como a emissão de receita digital pode trazer benefícios tanto para os profissionais de saúde quanto para os pacientes, além de explicar como ela reduz custos e potencializa a gestão clínica.

Introdução à Prescrição Digital

Antes de mais nada, é essencial entender um pouco mais sobre esta tecnologia para dominar na palma da mão a sua potência. Segundo a máxima apresentada no artigo O uso da tecnologia para a segurança do paciente:

As prescrições médicas eletrônicas são aquelas nas quais se utiliza um sistema computadorizado, de digitação, seguindo um modelo de disposição de dados. Elas podem variar em seu formato, desde sistemas bem estruturados e que alertam o prescritor quanto às alergias, interações medicamentosas e doses máximas, até sistemas mais simples onde as informações são digitadas pelo médico ou transcritor e enviadas diretamente, ou por fax, à Farmácia.

Elas ampliam a segurança dos medicamentos porque são mais estruturadas, legíveis e muitas informações podem ser fornecidas ao prescritor durante elaboração da prescrição. Além de possibilitarem que o erro seja corrigido no momento da digitação sem que, para isso, haja rasuras ou rabiscos, os quais dificultam ainda mais o seu entendimento.

No entanto, ainda que ela seja feita de maneira prática, vale ressaltar alguns pontos importantes. Primeiramente, a receita digital precisa ser feita em uma plataforma específica, assim como o profissional precisa emitir uma assinatura eletrônica com certificado digital, com o selo ICP-Brasil.

Além disso, é necessário entender que existe uma diferença entre receita digital e receita digitalizada. Como abordado em uma matéria temática do Estadão Summit, a receita digitalizada é uma cópia virtual feita por meio de foto ou scanner e ela não é aceita para a venda de medicamentos.

Classes de medicamentos que a prescrição digital pode ser emitida segundo a Anvisa

  • antimicrobianos;
  • ansiolíticos;
  • antidepressivos;
  • anticonvulsivantes;
  • controladores de hormônios;
  • antipsicóticos.

Confira também aqui no nosso blog quais são os tipos diferentes de prescrição eletrônica e como utilizá-los.

Redução de Custos na Prescrição Digital

Uma das grandes vantagens em aderir a prescrição digital na rotina clínica é a sua redução de custos. Ao contrário da prescrição tradicional, que rende gastos como impressão e armazenamento, a prescrição eletrônica elimina esses gastos.

Além disso, junto às consultas feitas de modo online, também há redução de custos operacionais por não haver uma necessidade de deslocamento. Assim, promovendo mais praticidade para o paciente, além de mais economia para o profissional de saúde e gestor clínico.

Otimização da Gestão de Clínicas e Consultórios

Poupar tempo é uma prioridade no dia a dia de profissionais de saúde. Neste âmbito, o uso da tecnologia abre caminhos para que a otimização da gestão de clínicas e consultórios seja uma realidade. Assim, proporcionando um maior controle e uma melhor visão estratégica.

Vale ressaltar, também, como a saúde digital atua de forma ampla para atendimentos e execução de serviços de saúde. Isto é, a prescrição digital pode ser integrada com sistemas de faturamento, Business Intelligence, prontuário eletrônico e muito mais. Dessa forma, com um sistema inteligente, a inovação tecnológica pode ajudar a reduzir a inadimplência e garantir um fluxo de caixa mais saudável para a clínica ou consultório.

Entenda a eficiência nos atendimentos com a prescrição digital

A prescrição digital agiliza o processo de emissão de receitas, reduzindo o tempo de espera dos pacientes e maximizando a capacidade de atendimento. Dessa forma, a prescrição digital é uma aliada essencial no aumento do faturamento gerado pela clínica ou consultório.

Além disso, como já citado acima, um dos principais benefícios da prescrição digital é a redução significativa de erros de prescrição. Quando feita de forma manual, é mais fácil cometer erros devido à escritas ilegíveis ou uma possível confusão entre medicamentos com nomes semelhantes. Com a prescrição digital, os medicamentos são selecionados a partir de uma lista padronizada, o que reduz assim a possibilidade de erros.

Da mesma forma, a agilidade da prescrição digital está também no quanto ela facilita o acesso ao histórico de saúde de cada paciente. Esta tecnologia clínica permite a verificação rápida de quais medicamentos foram prescritos anteriormente e se há alguma interação medicamentosa a ser considerada.

Sendo assim, a dupla prescrição digital + prontuário eletrônico para área da saúde atualmente é indispensável, afinal, tempo é dinheiro.

Quais os benefícios para os pacientes na prescrição digital?

Esta tecnologia em saúde promove diversos benefícios para pacientes, porém, podemos destacar 2 pontos que fazem total diferença para eles. O acesso às suas receitas e a possibilidade de solicitar a renovação de medicamentos de forma mais simples. Com essa praticidade, além de haver um estímulo maior para o cuidado da saúde destes e sua fidelização, há o aumento do número de indicações para novos pacientes. Afinal, um bom e objetivo atendimento proporciona boas impressões.

Algo importante, também, sobre a praticidade para pacientes, é o quanto esta nova tecnologia permite uma interação melhor com farmácias e seus profissionais. Uma receita digital com uma assinatura eletrônica em QR code, por exemplo, permite que os farmacêuticos entrem em contato de forma simplificada comparada a uma receita impressa.

Da mesma maneira, ao falar sobre a perspectiva do paciente, é importante citar o impacto da prescrição digital na sua jornada de cuidado. Para isso, primordialmente, é importante entender o que é a jornada do paciente. Ao debater sobre tendências da área da saúde hoje é muito estudado sobre a humanização do atendimento e como a visão centralizada no paciente e nas suas necessidades são determinantes. Por exemplo, como fazer com que os pacientes se sintam acolhidos e participativos no processo de diagnóstico e tratamento.

Dito isto, a prescrição eletrônica permite que informações sobre saúde dos pacientes sejam acessadas de maneira mais fácil, promovendo autonomia para estes.

Prescrição digital: Segurança para profissionais e pacientes

Além do citado acima sobre a prevenção de erros causados por rasuras e escritas ilegíveis, a receita digital também propicia maior segurança. Validada pelo ICP-Brasil, com respaldo legal, a prescrição eletrônica se compromete a estar alinhada com a proteção cibernética.

Neste ínterim, ao escolher um software que possibilite a prescrição digital, o profissional de saúde ou o gestor clínico precisa se atentar para uma plataforma que esteja alinhada às normas da LGPD. Ainda que os avanços tecnológicos sejam de extrema utilidade, a internet também pode ser perigosa quando o assunto é dados sensíveis e segurança. Pensando nisso, foi criada a Lei Geral de Proteção de Dados, que permite proteção jurídica no meio virtual.

Conclusão

Em síntese, como exposto, a prescrição digital propicia vantagens imperdíveis para profissionais de saúde e empreendedores da área, com:

  • Economia financeira para gestores de clínicas e consultórios;
  • Aumento da receita mensal;
  • Maior eficiência no atendimento;
  • Integração com sistemas de faturamento;
  • Aumento da satisfação dos pacientes;

No entanto, faz parte também da mentalidade estratégica de quem deseja aderir a este recurso, a boa pesquisa de um software confiável. Na Ti.Saúde acreditamos que a tecnologia pode ser extremamente avançada e segura ao mesmo tempo, por isso, além de termos o melhor prescritor do mercado, também é o mais seguro. Estamos 100% de acordo com as regras e diretrizes da SBIS/ CFM e da LGPD, além de termos uma arquitetura de múltiplos servidores, backups diários e criptografia SSL de 256 bits.

Faça como mais de 40.000 profissionais de saúde e escolha a inovação. Seja Ti Saúde! Clique aqui e teste todas as nossas funcionalidades por até 15 dias gratuitos.

Compartilhe nas redes sociais