TI Saúde blog

Dezembro Laranja para dermatologistas: como alcançar mais pacientes com estratégias de marketing?

Diante das recentes ondas de calor e um verão que promete ser ainda mais quente, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) já emitiu alertas em relação à proteção e cuidados com a pele no Dezembro Laranja, campanha nacional que aborda a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de pele.

Nesse cenário, mais do que nunca profissionais de saúde possuem uma oportunidade de se conectarem mais e melhor com os seus pacientes. Por isso, dermatologistas que sabem da importância do posicionamento de marketing, também sabem que ter uma boa estratégia de comunicação é fundamental.

Para que você entenda na prática esse tema, nossos especialistas construíram este artigo. Confira:

Use a saúde digital para comunicação temática no Dezembro Laranja

Ao formular táticas para fidelização de pacientes, uma mensagem deve estar no centro da sua comunicação no Dezembro Laranja: educar o seu público sobre a proteção solar além dos momentos de lazer.

Por isso, elaborar uma campanha focada neste tema também significa emitir lembretes aos seus pacientes num tom informativo. Por exemplo, mensagens de disparo via Whatsapp, SMS e Email que alertem o seu público sobre como o protetor solar precisa estar dentro do seu dia a dia, os benefícios do uso a longo prazo disso e como o cuidado preventivo da pele faz a diferença.

Fortaleça relacionamento com pacientes via redes sociais

Quem não é visto não é lembrado, certo? Pensando nisso, a proximidade junto aos seus pacientes de forma online promove uma comunicação que vai além do momento de consultas ou de um atendimento rápido. Desse modo, criar conteúdo de valor que seja útil ao seu público, assim como apresentar cases de sucesso em forma de antes e depois, torna você uma figura de autoridade na área. Dando confiança, inclusive, para que o seu paciente tire dúvidas ao interagir com você nas mídias virtuais.

Hoje, entre as redes sociais ideais para dermatologistas marcarem presença, o Instagram e o Tiktok se destacam. Seja pela diversidade no formato de conteúdo, como também pelo alcance, ambas têm um mundo de possibilidades para dermatologistas alcançarem ainda mais pacientes. Para aproveitar isso da melhor forma, confira essa dica primordial de como ter mais estratégia dentro das mídias citadas:

No Instagram, explore entre os formatos de reels e posts carrosséis com informações sobre o Dezembro Laranja, dê dicas de melhores produtos para a proteção UV e desmistifique o que as pessoas pensam sobre câncer de pele.

Já no Tiktok, plataforma voltada a mais publicações de vídeos do que de fotos – ainda que recentemente essa função tenha sido adicionada –, você pode utilizar os mesmos vídeos postados no Instagram, como também os bastidores da sua clínica e certo x errado no chamado skin care.

Dica bônus: Um conteúdo que está muito em alta no tiktok para dermatologistas é a apresentação de produtos genéricos que têm um preço acessível e demonstram uma qualidade semelhante ao de produtos importados. Que tal alinhar esse tipo de vídeo com a sua campanha de marketing sobre o Dezembro Laranja?


7brl5pu76c5

Meses especiais pedem abordagens diferenciadas

Na área da saúde digital, ao desenvolver táticas de marketing, é preciso levar em consideração o algoritmo e como ele facilita que alguns assuntos possuam mais visibilidade. Pensando nisso, a criação de conteúdos para o Dezembro Laranja e até utilização de hashtags que possuem o tema, faz com que além do público que já te acompanha nas redes sociais hoje possa ser alcançado pelo seu perfil.

Por outro lado, no que se refere às consultas presenciais, o Dezembro Laranja também precisa ser levado em consideração dentro do seu atendimento personalizado de pacientes. Inclusive, com a possibilidade da entrega de brindes como amostra grátis de alguns produtos dermatológicos.

A conexão com farmácias no Dezembro Laranja

Ainda que não seja possível legalmente uma parceria entre farmácias e dermatologistas que permita descontos, uma maneira de se conectar com farmácias, impulsionar o seu marketing e proporcionar mais benefícios aos seus pacientes, é no frete grátis de medicamentos comprados por quem foi atendido por você e recebeu prescrição sua. Como em grandes redes de farmácias tradicionais isso não é viável, uma alternativa é que essa parceria seja feita com farmácias de manipulação, principalmente pelo fato de que alguns componentes precisam ser específicos para cada diagnóstico.

Além disso, como citado no capítulo anterior, você pode garantir com as farmácias parceiras amostras grátis de produtos e entregar aos seus pacientes no fim de cada consulta.

Como dermatologistas podem utilizar marketing sem infringir regras?

Devido a necessidade ética de estar por dentro das normas e diretrizes do CFM para o marketing médico, é fundamental que antes de construir uma estratégia de publicidade isso seja visto. Apesar de algumas liberações hoje sobre a questão de divulgação de resultados de antes e depois, por exemplo, que por si só já é muito útil para profissionais dermatologistas, algumas outras proibições permanecem.

Por exemplo, não é permitido ao profissional de saúde divulgar preços e promoções, assim como não é permitido parcerias com influencers e nem permitido fazer sorteios. No entanto, no que se trata da abordagem com influenciadores digitais, o criador de conteúdo pode fazer uma publicação relatando a experiência e os resultados pessoais que teve com o dermatologista em sua conta; mas não é permitido que o profissional de saúde reposte.

Além do que já demonstramos sobre como elaborar um marketing efetivo, também é interessante que dermatologistas façam anúncios pagos no Google Ads e no Meta Ads, além de realizar entrevistas. Inclusive, nesse Dezembro Laranja, a participação de entrevistas jornalísticas sobre o tema traz muito mais autoridade para o profissional.

Presença online com clínica digital em formato de site

Quem não está no digital não existe.

A internet é o maior outdoor do mundo e é por isso que ter uma clínica digital em formato de site é essencial no marketing para dermatologistas. A partir disso, esse espaço personalizado o branding do profissional de saúde, funcionalidade de agendamento digital inclusa, e também demonstração de feedbacks de pacientes, aproxima o seu trabalho de quem está o conhecendo agora.

Pensando em te entregar a melhor experiência de transformação digital, o Ti.Clinic não só oferece um site especial para você, como também te entrega uma área do paciente exclusiva com o recurso de mídias – super útil para você acompanhar a evolução dos seus pacientes e até apresentar para eles –.

Além de tudo isso, para que a sua comunicação com o seu público aconteça mesmo num cotidiano corrido, nossa solução também possui o recurso de envio de mensagens automatizadas e diversas outras funcionalidades que irão otimizar o seu cotidiano.

Clique aqui e seja Ti.Clinic por até 15 dias gratuitos!

Compartilhe nas redes sociais