TI Saúde blog

Como fazer um atendimento personalizado de pacientes utilizando a análise de dados

/*! elementor – v3.18.0 – 29-11-2023 */
.elementor-widget-image{text-align:center}.elementor-widget-image a{display:inline-block}.elementor-widget-image a img[src$=”.svg”]{width:48px}.elementor-widget-image img{vertical-align:middle;display:inline-block}

Diante das mudanças na saúde, vindas da transformação digital, a utilização de dados inteligentes está entre as maiores conquistas para a área hoje; tanto na otimização de diagnósticos como na humanização dos atendimentos clínicos.

Por outro lado, sem uma estratégia de valor, ter em mãos apenas essas informações não ajuda no atendimento personalizado com os seus pacientes. Por isso, para te ajudar a entender a análise de dados como uma aliada na sua conexão com eles, preparamos esse artigo. Confira:

O atendimento personalizado dos seus pacientes depende do quanto você os conhece

Ter um contato próximo aos seus pacientes vai além da constância em que eles são consultados por você. Por isso, a escuta ativa sobre o histórico de saúde junto a captação de informações determinantes faz toda a diferença; sendo elas:

  • Peso;
  • Altura;
  • Se o paciente tem alguma doença crônica ou há histórico familiar;
  • Quais foram os últimos exames feitos;
  • Se há alguma medicação contínua feita pelo paciente, sua rotina e dosagem;
  • Analisar se o paciente é sedentário ou faz atividades físicas;
  • Sondar se este faz uso de bebidas alcoólicas ou cigarro;

E também fazer questionamentos específicos de acordo com a sua área de atuação e também seguindo as queixas apresentadas pelo paciente. Dessa forma, seu público confia em você e entrega o bem mais precioso dele em sua mão: a sua saúde.

Um atendimento personalizado também pode ser um atendimento rápido

A tecnologia tem um papel crucial na transformação dos serviços de saúde, e ao promover um atendimento personalizado, entrega praticidade e rapidez. Um dos recursos digitais que facilita esta abordagem ao paciente é o prontuário eletrônico, que além de possibilitar economia de tempo, também capta informações para um diagnóstico mais preciso.

Histórico do paciente e a sua importância para diagnósticos personalizados

O histórico de saúde é a base sobre a qual os profissionais de saúde constroem suas análises. Por isso, através de recursos digitais, coletar e analisar essas informações resultam em uma visão mais completa da saúde do paciente, identificando padrões e tendências na sua jornada.

Se antes, no analógico, consultar arquivos físicos de cada paciente fazia o caminho de cuidado mais burocrático, como também inseguro, o histórico digital do paciente permite que laudos sejam emitidos de maneira mais rápida e com armazenamento assegurado. Dessa forma, profissionais de saúde podem utilizar dados para avaliar a eficácia de tratamentos ao longo do tempo, adaptando estratégias conforme necessário. Assim, promovendo um ciclo de aprendizado constante e aprimoramento contínuo dos serviços oferecidos.

A inovação é uma grande aliada para acessar dados médicos

Além de manter os documentos dos pacientes em segurança, por exemplo, em caso de documentação via nuvem, a inovação tecnológica favorece a investigação clínica com o melhor acompanhamento do histórico de saúde e exportando dados para profissionais autorizados

Não só isso, a saúde digital faz com que informações clínicas se tornem acessíveis além de espaços físicos. Dessa forma, também, o profissional de saúde pode inserir dentro de consultas via telemedicina os dados coletados e analisados do seu paciente. Assim, mesmo à distância, promovendo um atendimento totalmente personalizado a ele.

Hoje plataformas médicas já conseguem entregar essas funcionalidades para profissionais de saúde e potencializam ainda mais os seus atendimentos. Confira no próximo capítulo mais detalhes sobre isso:

Tenha a saúde digital a seu favor com uma área do paciente exclusiva

A área do paciente é uma funcionalidade exclusiva do Ti.Clinic que torna todos os dados clínicos do seu paciente à distância de um clique.

Com uma usabilidade fácil e com tecnologia inteligente, este portal apresenta o histórico de saúde completo em uma linha do tempo. E, de um jeito simplificado, apresenta toda a jornada de cuidado: incluindo fichas, prontuário médico, medicações utilizadas, laudos, atestados, e muito mais. Além disso, dentro desse mesmo recurso é possível solicitar agendamento, otimizando ainda mais o tempo do profissional de saúde.

Tenha os dados do seu paciente na palma da sua mão com a nossa área do paciente!

Clique aqui e teste a plataforma completa por até 15 dias!

Compartilhe nas redes sociais