TI Saúde blog

8 passos para criar o seu negócio digital farmacêutico

ti.farma

A tecnologia de ponta passou de apenas uma alternativa para a única maneira de conseguir sair na frente da concorrência hoje. Isto é, quem não está no digital, não existe. Por isso, para um gestor farmacêutico hoje alcançar seus resultados de forma prática, com visão estratégica e tendo inteligência para mensurar seu faturamento, é essencial contar com uma farmácia digital. Para te ajudar nisso, separamos 8 passos infalíveis para você implementar no seu negócio:

Traga serviços farmacêuticos com agendamento digital

Imagine uma iniciativa que além de impulsionar a sua receita mensal também fortalece o seu relacionamento com os seus clientes e humaniza o atendimento. Isso é o que serviços farmacêuticos proporcionam às farmácias hoje. Oferecer vacinação, testes rápidos, bioimpedância, aferição de IMC, glicemia e pressão arterial, fará com que o atendimento seja mais personalizado e até a venda de produtos. E mais, alinhar isso com o agendamento digital proporciona que não importa onde seu cliente esteja, ele pode marcar o serviço desejado sem precisar se deslocar até o ponto físico da sua farmácia. Uma economia de tempo e também financeira. 

Tenha uma agenda digital personalizável

Para ajudar que os seus clientes possam aproveitar do benefício acima, é fundamental que a sua farmácia conte com uma agenda digital personalizável. Isso porque além de possibilitar esse agendamento externo feito por clientes, também propicia que os seus colaboradores verifiquem de maneira simples como está indo o quantitativo de marcações de serviços farmacêuticos, quais são os horários de maior pico e quais são os serviços mais solicitados. Esse gerenciamento torna a gestão de produtividade muito mais eficaz, além de trazer para a distância de um clique dados importantes para a sua farmácia.

Se comunique com os seus clientes via mensagens de disparo

A comunicação é um dos maiores segredos para fidelização de clientes e a tecnologia de ponta pode tirar os limites presenciais disso. Ao se comunicar com seus clientes via mensagens de disparo você pode enviar lembretes de agendamento, informações sobre promoções de produtos similares aos da última compra efetuada, novidades de serviços novos oferecidos, e até mesmo aproveitar as datas comemorativas para mandar mensagens ainda mais personalizadas.

Conte coma tecnolgia do Google Calendar e Google Analytics

Você provavelmente já conhece as funcionalidades gratuitas do Google como o Google Calendar e o Google Analytics, mas você sabia que ambas associadas à sua farmácia podem trazer resultados muito mais precisos e estratégicos? No caso do Google Analytics, por exemplo, ele é o serviço oficial e gratuito de monitoramento de Marketing Digital do Google; coletando dados de acesso, comportamento e navegação em sites e aplicativos e criando relatórios com essas informações. Ou seja, dando um norte para a sua farmácia no que você deve investir com mais orçamento, quais são os pontos do seu marketing que aindaprecisam ser aperfeiçoados e até que ponto sua presença digital está sendo efetiva. Nesse âmbito, se torna indispensável que, ao contratar uma plataforma farmacêutica, ela ofereça integração com essas e outras ferramentas do Google. 

Ofereça a telefarmácia ilimitada

A telefarmácia é o presente e o futuro porque torna farmácias em verdadeiros hubs de saúde. Tê-la dentro dos serviços da sua farmácia cria um posicionamento de autoridade, destaca o seu negócio em meio aos que ainda não se digitalizaram totalmente, além de também trazer maior autonomia para o seu cliente. Não só isso, ela é uma aliada na trajetória da jornada do paciente, que se inicia muito antes dele procurar um atendimento. Além disso, as vantagens adicionais da telefarmácia incluem o custo-benefício, a possibilidade de acesso ao serviço de acompanhamento farmacêutico e a democratização do acesso à saúde para alcançar pessoas em localidades remotas e em condições de saúde que limitam a mobilidade; como idosos, grávidas, entre outros. Por conta disso, é impossível pensar em criar um negócio digital farma sem incluir esta ferramenta, inclusive, vale colocá-la como um diferencial ao divulgar a sua farmácia de forma online, como nas mídias sociais.

Invista na Experiência do Cliente

O Customer Experience (Experiência do Cliente) é uma das maiores tendências em inovação hoje e coloca o cliente como o centro de toda e qualquer estratégia de sucesso feita pelas empresas. Baseado nisso, o diferencial pode ser apresentado no ambiente proporcionado pela marca, atendimento humanizado, e numa abordagem que torne o cuidado da saúde prazeroso para quem está escolhendo a sua farmácia. Inclusive, a experiência do cliente perpassa diversas etapas, e vai até o momento que ele já frequentou a sua farmácia e vai contar para outras pessoas como foi conhecer o seu negócio. Tendo como base nisso, mensurar essa satisfação por meio da tática de NPS, torna mais fácil a gestão de relacionamento com os seus clientes. Por exemplo, ao realizar um serviço farmacêutico, ser emitido um email com uma avaliação objetiva, perguntando “Numa escala de 1 a 10, você recomendaria nossos serviços a um amigo?” ou alguma outra questão que torne possível verificar se o cliente está ou não satisfeito com a experiência que acabou de ter.

Crie uma farmácia digital em forma de site

Um site personalizado que apresente a sua farmácia, um pouco da sua história e até feedbacks de clientes é uma maneira eficaz de fazer com que o seu negócio amplie sua visibilidade e seja encontrado por pessoas de todo o Brasil. Além disso, dentro do site você pode inserir informações de contato, quais os serviços farmacêuticos oferecidos pela sua farmácia, as formas de pagamento aceitas; além de convidar o visitante, em forma de chamada para ação, seguir a sua farmácia nas mídias sociais que ela está presente. Isso transmite mais credibilidade e confiança, e irá impactar a forma com que o seu novo público enxergará o seu negócio. 

Use uma plataforma farmacêutica no seu dia-a-dia

Por fim, para criar o seu negócio digital farmacêutico você precisa contar com quem entende de saúde 5.0 e inovação. Uma plataforma farmacêutica, além de tornar o cotidiano mais prático para o seu time de colaboradores, também torna possível todos os passos citados acima; de maneira completa, segura e transformadora. No entanto, não basta apenas escolher um software, e sim optar pelo que tem mais autoridade, segurança e está atestado pela legislação.

O Ti.Farma, além de ser a única plataforma do Brasil com telefarmácia integrada, é a mais completa e inovadora solução de serviços farmacêuticos; com armazenamento em nuvem feito pela Amazon, registro no CRF, além de também disponibilizar um exclusivo Portal do Paciente.

Clique no botão abaixo teste todas as vantagens de ser Ti.Farma por até 15 dias gratuitos!

[maxbutton id=”3″ url=”https://www.tifarma.com.br/cadastro” ]

Compartilhe nas redes sociais