TI Saúde blog

Farmácia de sucesso: como atrair mais clientes para o seu estabelecimento

farmácia

Num mercado cada vez mais competitivo e com a necessidade de transformação cada vez maior, ter um negócio farmacêutico hoje significa abrir mão do pensamento popular “em time que está ganhando não se mexe”. Ou seja, se abrir para novas estratégias e olhar o sucesso como algo a se construir sem acomodação e com constante aperfeiçoamento.

Por outro lado, como fazer isso em meio a tantas táticas diferentes? Especialistas em inovação hoje afirmam que o caminho para o sucesso de um empreendimento precisa estar pautado na experiência do cliente e como ele está no centro de todas as decisões de uma liderança. Para te fazer entender na prática como conseguir isso, separamos 10 dicas que você pode aplicar na sua farmácia e fortalecer o seu marketing farmacêutico. Confira:

Tenha um website personalizado

A internet é o maior outdoor do mundo. Desse modo, ao pensar em boas estratégias para alavancar sua farmácia, é preciso pensar no figital; ou seja, físico, digital e social. Logo, deixar o seu negócio perto dos olhares virtuais é essencial para estabelecer um posicionamento de autoridade, além de propiciar que não importa onde as pessoas estiverem, elas entrarão em contato com a sua marca.

Vá além do comum, ofereça serviços farmacêuticos 

Descentralizar o seu faturamento e colocá-lo além da venda de remédios amplia a sua carteira de clientes e proporciona que novas pessoas conheçam o seu negócio. Oferecer serviços farmacêuticos é transformar a sua farmácia num verdadeiro hub de saúde, um estabelecimento 100% voltado para o cuidado do paciente, e que consegue fidelizá-lo de forma muito mais eficaz e personalizada. Além disso, disponibilizando ações como vacinação, aferição de pressão e glicemia, testes rápidos e bioimpedância, você pode criar dentro do seu planejamento de marketing como associar os seus serviços farmacêuticos às datas comemorativas do calendário da saúde.

Promova telefarmácia e telemedicina para os seus clientes

Fazer com que a sua farmácia seja um local de múltiplo cuidado da saúde é também abraçar a saúde 5.0 e como ela conecta profissionais de saúde e pacientes. Para isso, faça atendimento farmacêutico assíncrono e síncrono através da telefarmácia, utilizando o seu time de colaboradores desta área. E mais, garanta que seus clientes também possam ter atendimento médico dentro da sua farmácia, convidando profissionais de saúde parceiros a realizarem consultas por meio da telemedicina. Assim, os seus clientes terão um cuidado ilimitado, e terão muito mais chance de retorno ao seu negócio; além de fortalecerem o marketing orgânico, chamado de boca a boca, divulgando o seu negócio para novos públicos.

Tenha uma comunicação que vai além do momento do atendimento presencial

É comum pesar que uma boa comunicação com os seus clientes esteja limitada ao momento em que eles visitam presencialmente o seu negócio, porém, para que a sua relação com eles de fato seja forte e memorável é preciso que ela comece pré, durante e pós-compra. Isto é, mostrando ao seu cliente que ele é importante para você e que a sua farmácia está disposta a ser uma aliada na sua jornada do paciente. Desse modo, lance mensagens de disparo via E-mail, WhatsApp e SMS que sejam ligadas ao interesse central do seu cliente. Por exemplo, lembrando-o da última vez que ele tomou uma vacina na sua farmácia, informando-o de promoções que estão acontecendo ou até dando dicas de cuidado da saúde em alguns meses destaque, como o Dezembro Laranja – mês que debate a prevenção ao Câncer de Pele –.

Torne o atendimento farmacêutico bem humanizado

É impossível atrair mais clientes para o seu negócio farmacêutico se você não traz visão estratégica para o seu atendimento. Para isso, é muitíssimo importante ouvir o seu cliente e pensar em táticas que façam com que ele se sinta único, e que ainda que você tenha diversos clientes, o atendimento dele é individualizado. Treine os seus colaboradores a terem uma abordagem gentil e eficaz, dando atenção ao seu público e tendo empatia com o que seus clientes apresentaram como queixa.

Utilize do Business Intelligence para a gestão estratégica

Um dos pontos importantes para atrair mais clientes para a sua farmácia é saber de onde eles vêm, para potencializar investimentos e saber de forma direcionada o que fazer para ampliar os seus resultados. Uma ferramenta de Business Intelligence além de digitalizar aspectos da sua gestão farma, faz com que você tenha vantagens significativas ao pensar no seu marketing e em como fazer com que seu negócio seja um verdadeiro ímã de novos clientes.

Proporcione agendamentos digitais para serviços farmacêuticos

A mentalidade do cliente farmacêutico mudou e ele busca mais praticidade. O agendamento digital para os seus serviços farmacêuticos além de ajudar o seu time de colaboradores a organizar e mensurar a execução dessas ações, também faz com que você crie no seu cliente a ideia de que não há barreiras físicas que possam te separar dele. Além disso, a economia de deslocamento para uma tarefa simples, como uma marcação de procedimento, faz com que tanto os seus colaboradores como os seus clientes possam dinamizar tempo e também dinheiro. Mais vantagem para sua equipe, mais fidelização para o seu público alvo.

Faça gestão direta da experiência do seu cliente

Você já ouviu falar de NPS? É a maneira que empresas de sucesso conseguem avaliar o nível de satisfação dos seus clientes. Essa análise é feita por meio de perguntas práticas e objetivas, com pesquisas pautadas em frases como  “Numa escala de 1 a 10, você recomendaria nossos serviços a um amigo?”. Ter isso dentro da sua farmácia é um modo inteligente de saber como a sua farmácia está sendo vista antes mesmo que haja uma oscilação de faturamento consequente da baixa qualidade da experiência dos seus clientes. Inclusive, vale ressaltar, que a CX (Customer Experience) começa desde o momento em que ele ouve falar sobre a sua farmácia,, com a sua continuidade no momento da compra e também em como ele indica o seu negócio para outras pessoas do seu círculo social. Ou seja, ter em mãos uma solução que te ajuda a ouvir os seus clientes e entender a visão deles deve ser sua prioridade como gestor ou empreendedor farma.

Personalize os seus atendimentos por meio de um Portal do Paciente

Uma área exclusiva que apresenta o histórico do paciente numa linha do tempo, com todas as suas informações de saúde, exames realizados, receituários, comorbidades e etc, faz toda a diferença quando o assunto é impactar o seu público e trazer mais clientes para a sua farmácia. Com a tecnologia, hoje isso é possível de forma completa e prática. Invista numa solução que te entregue isso e otimize as suas estratégias de fortalecimento de relacionamento entre os seus clientes e a sua farmácia.

Leve o digital para a sua farmácia

Se hoje você já pode utilizar a transformação digital ao seu favor, então é mais que urgente que você traga isso para a sua farmácia, concorda? 

Hoje, com softwares farmacêuticos, otimizar processos no seu cotidiano farmacêutico e tornar a sua farmácia com uma maior visibilidade nunca foi tão fácil. Por outro lado, o seu negócio precisa de uma plataforma que não te faça perder tempo e dinheiro, e que saiba exatamente o que você precisa e te ajude nisso. Para isso, você pode contar com o Ti.Farma.

O Ti.Farma é a mais completa e inovadora plataforma de serviços farmacêuticos, que conta com funcionalidades que vão desde prescrição farmacêutica a ações como disparo de DSF à distância de um clique, comunicação com os seus clientes de forma automatizada, Portal do Paciente exclusivo, website personalizado para a sua presença digital, agendamento online e muito mais! Clique aqui e teste por até 15 dias gratuitos todas as nossas funcionalidades.

 

[maxbutton id=”8″ url=”https://materiais.tifarma.com.br/orcamento” text=”Conheça o Ti.Farma” ]

 

Compartilhe nas redes sociais