TI Saúde blog

Atendimento farmacêutico individualizado: saiba como realizar

Entre as diversas estratégias de sucesso para a sua farmácia, o atendimento humanizado deve estar entre as suas prioridades, principalmente por se tratar da primeira impressão que um cliente tem do seu negócio. Nesse aspecto, vale ressaltar que devido às mudanças sociais causadas desde 2020, as farmácias hoje precisam estar 100% voltadas ao cuidado da saúde do cliente, colocando-o como o centro da jornada e o auxiliando a prevenir doenças.

Além do mais, segundo especialistas em inovação, um dos pontos que tornam uma empresa realmente inovadora e acelerada é a maneira em que a experiência do cliente é enxergada. Por isso, para te ajudar a entender sobre isso na prática, separamos algumas orientações que fazem as maiores farmácias do país serem cases de sucesso.

Como promover um atendimento de excelência na sua farmácia?

Gentileza sempre ao recepcionar o seu público

Nada traz uma má propaganda como receber um mau atendimento, concorda? Para que isso não ocorra, eis alguns passos imprescindíveis para uma boa recepção na sua farmácia: informe o seu nome no início, com cordialidade e se apresente como farmacêutico da loja. E ah, um detalhe muito importante e que faz a diferença nessa abordagem é o sorriso no rosto! Caso haja casos entre os seus colaboradores de mau atendimento, verifique se há algum problema interno e não esqueça de sempre manter a motivação da sua equipe.

Se mostre interessado pela jornada do paciente apresentada pelo seu cliente 

O conhecimento sobre a jornada do paciente é sempre um trunfo ao falar sobre atendimento individualizado. Por isso, se empenhe para descobrir o que o motivou a ir até a sua farmácia, ouça suas queixas e identifique qual é a pessoa que irá começar o tratamento com o medicamento. Além disso, para garantir melhor eficácia e também segurança, investigue fatores de destaque como a idade do paciente, se ele possui alguma alergia ou comorbidade, além de mapear o seu estilo de vida

Faça perguntas abertas

Estimule a interação do seu cliente, promovendo um espaço seguro para que ele fale abertamente sobre a sua saúde. Uma dica básica para isso é utilizar perguntas que se iniciem com “o que?” “quem?”, “como?” e  “quando?” pois ela irá direcionar o seu atendimento para conclusões assertivas. Além disso, sempre preste atenção em como o seu cliente está se sentindo no momento em que você emitir essas perguntas e deixe claro que elas são, justamente, para o seu bem-estar e que você está à disposição dele para ajudá-lo.

Proporcione soluções para o problema apresentado para o seu cliente

Ao conhecer o contexto do cliente, você pode ajudar de maneira mais próxima a sua jornada de cuidado, por isso, uma das etapas mais importantes do atendimento de excelência é o momento em que você apresenta soluções para as queixas apresentadas pelo seu cliente. Isto é, caso necessário você o informa da necessidade da ida ao profissional de saúde – se o cliente ainda não teve uma consulta – ou retorno ao profissional. Além disso, dentro dos próprios produtos já promovidos pela sua farmácia, você também pode indicar para o cliente vitaminas e suplementos; que, inclusive, dependendo do quadro de saúde do seu cliente, fortalecerá a sua imunidade enquanto ele realiza o seu tratamento medicamentoso.

Caso necessário, faça alertas sobre medicações delicadas, como os antibióticos

Conversar com o seu cliente sobre os riscos de medicações feitas de maneira indiscriminada, como os antibióticos, previne que o seu tratamento seja ineficaz e que também este cliente não coloque em risco a sua própria saúde. Além disso, explique para o seu cliente o quanto é fundamental seguir os horários devidos para esse tipo de tratamento, a fim de que ele seja cumprido com excelência e que o seu problema seja realmente resolvido.

Destaque a importância de cumprir a medicação até o final da prescrição

Infelizmente, seja por falta de atenção ou orientação, muitos pacientes acabam não levando o seu tratamento medicamentoso até o final. Por isso, ao atender um cliente na sua farmácia, sempre esclareça que o sucesso do tratamento depende da maneira em que ele irá fazê-lo, indo de acordo com o prazo prescrito pelo profissional de saúde e seguindo também todas as orientações mencionadas por ele. Uma dica para isso ser realizado na prática e que você pode transmitir para ele, é marcar no calendário do celular seguindo o quantitativo dos dias prescritos. Assim, quando surgir o horário para a ingestão do medicamento, o alarme do telefone irá tocar e este cliente será lembrado disso.

Conheça o histórico de saúde do seu cliente

Você sabia que conhecer o histórico de saúde do seu cliente faz total diferença no resultado final do seu atendimento? Dessa forma, você assegura que a sua venda foi feita de maneira responsável e que você, de fato, será um agente de saúde nessa jornada do paciente. Isto é, que você irá ajudá-lo com as orientações necessárias, que irão deixar de fora qualquer risco em relação à sua saúde.

Hoje já é possível digitalizar esse documento e torná-lo mais fácil de acessar. Isso porque com um software farmacêutico é possível verificar toda a linha do tempo do seu cliente em um só lugar: o Portal do Paciente. Dentro do Ti.Farma é possível utilizar essa e muito mais funcionalidades que irão transformar a autoridade da sua farmácia. Clique aqui e teste por até 15 dias gratuitos a mais completa e inovadora plataforma de serviços farmacêuticos!

Compartilhe nas redes sociais