TI Saúde blog

Laudo médico: conheça as vantagens da padronização

Médica lendo laudo médico do paciente no consultório médico.

 

Com o avanço da tecnologia e o uso cada vez mais frequente da telemedicina, diferentes pontos da prática médica começaram a ser conduzidos à distância e de maneira online, facilitando a rotina tanto de pacientes, quanto de profissionais de saúde.

Consultas, atestados, receitas, pedidos de exames e laudos médicos passaram a ser realizados e emitidos de forma não presencial, permitindo que muitas pessoas possam dar continuidade a tratamentos e consultar médicos de diferentes especialidades mesmo em localidades remotas ou com tempo reduzido, visto que não há um tempo de deslocamento para a modalidade de consulta.

Neste artigo, nós iremos falar sobre o laudo médico: um documento fundamental para a promoção dos serviços de saúde, amplamente emitido e principalmente por clínicas e consultórios que realizam exames. Logo, a padronização destes documentos contribui para otimizar esse procedimento e agilizar o atendimento médico. 

Qual a importância do laudo médico?

O Laudo médico é um documento assinado por um especialista de determinada área da saúde, com o intuito de relatar o que foi encontrado nos exames solicitados detalhadamente, facilitando na hora de diagnosticar a doença de forma mais rápida e oferecer um tratamento eficaz.

Um laudo deve conter a avaliação clínica de exames de imagem ou laboratoriais; Nele, encontramos uma conclusão com base nos elementos encontrados nos exames e que servirá de base para o diagnóstico do paciente.

Por que padronizar o laudo médico? 

Já pensou sempre que precisar de um laudo médico, ter que fazê-lo do zero? Essa é a importância da padronização. 

Automatizando o processo do preenchimento com a criação antecipada desse modelo de Laudo, fazendo com que você não esqueça de nenhuma informação importante e o deixe mais completo possível. 

Otimizando o seu tempo e dando tchau para o retrabalho na hora de atender, assim oferecendo uma melhor experiência ao paciente e lhe permitindo reduzir o tempo gasto em cada atendimento.

Com o laudo médico bem preenchido e sem nenhuma falta de dados, fica mais fácil o entendimento das informações. Assim, oferecendo um diagnóstico rápido e um tratamento eficiente para o quadro de necessidade do paciente.

Como elaborar um laudo médico?

Caso falte uma das informações ou o laudo seja inconsistente,  o profissional pode solicitar mais exames para esse paciente e assim demorando a saber o resultado e a oferecer o tratamento ideal.

Há algumas informações que são necessárias para um diagnóstico mais preciso, com todos esses dados o laudo se torna mais assertivo facilitando na hora de falar a impressão diagnóstica. Para um laudo médico completo você precisa de: 

  • Nome completo do paciente;
  • Dados como: Idade, sexo, peso, altura
  • Clínica ou médico solicitante do exame;
  • O motivo da solicitação
  • A técnica utilizada na realização do exame;
  • Descrição detalhada dos dados que foram coletados durante o exame;
  • Impressão diagnóstica ou hipótese

Defina o tipo do laudo

Saiba se é um laudo médico pericial judicial que é quando é solicitado por um juiz com o intuito de investigar o motivo pelo qual levou a uma medida judicial.

Laudo médico ocupacional que é quando a empresa solicita uma avaliação médica para determinar se o empregado está apto ou não a desempenhar as suas funções.

Laudo médico com CID que é a Classificação Internacional de Doenças, ou seja, se caso essa sigla aparece com alguma numeração quer dizer é a classificação de alguma doença. 

Laudo médico para PCD, quando atesta a deficiência do paciente por meio de exames solicitados.

Utilize a tecnologia a seu favor 

Com o avanço da tecnologia, criou-se o laudo digital, que é válido em qualquer lugar e pode ser armazenado na nuvem, e os profissionais que cuidam desse paciente têm acesso a ele. 

Dessa forma, o acesso ao documento é facilitado, otimizando o tempo do paciente se locomover para buscar o resultado e depois ir ao profissional solicitante entregar.

A tecnologia veio para nos ajudar, então porquê não aproveitar as ferramentas que ela nos oferece?

Fale com um de nossos especialistas e saiba como a Ti Saúde pode te ajudar!

Compartilhe nas redes sociais