TI Saúde blog

Tecnologia para profissionais da saúde: quais os benefícios?

médico usando óculos e olhando para um holograma de tecnologia

Que a tecnologia vem se expandindo não é mais uma novidade, mas agora ela vem sendo fundamental para a saúde. A partir dessa inovação, os avanços dentro da medicina se tornaram mais concretos, principalmente pela infinitude de possibilidades dentro da transformação digital da saúde.

Doenças que pensávamos não ter cura hoje já se têm um tratamento mais eficaz, a democratização do acesso ao cuidado da saúde modificou-se de uma utopia inalcançável para uma realidade, através da telemedicina e da movimentação dos próprios municípios, objetivando a viabilização de meios para conectar médicos e pacientes.

Para que você fique por dentro da saúde do futuro, separamos alguns dos principais benefícios da tecnologia na sua rotina.

6 benefícios da tecnologia para profissionais da saúde

Facilidade no contato com pacientes

Um dos maiores benefícios é a conexão facilitada entre médico e paciente. Hoje é possível realizar um atendimento onde quer que você esteja, cuidando de pessoas de qualquer lugar do país, além de possibilitar uma melhor qualidade de vida pelo melhor aproveitamento da sua rotina de atendimento e otimizando o tempo que você passa no consultório.

Melhorias em diagnósticos (redução de erros)

Além do fato de que hoje os exames passaram a ser mais seguros e assertivos, reduzindo as chances de erro no diagnóstico, com softwares clínicos é palpável para o profissional de saúde o acesso ao histórico de saúde completo do paciente; propiciando o tratamento necessário para cada situação. 

Rapidez nos exames

Com o avanço da tecnologia, a realização de exames também se tornou mais ágil, principalmente por conta do agendamento digital feito pelo paciente. Além disso, na pós realização deles, ele tem acesso a todos os resultados dos seus exames sem precisar sair de casa. Portanto, garantindo benefícios para ambos os lados do ecossistema da saúde; a jornada do profissional e também do paciente.

Sistemas de gestão

A partir dos crescimentos das health techs, e do quanto soluções pautadas no cotidiano médico e paciente são necessárias, houve o surgimento dos sistemas de gestão. No entanto, apesar dessa explosão se tornar cada dia maior, hoje também é discutido a importância da segurança de uma boa plataforma, com o alinhamento à LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) e o selo SBIS dado pela Sociedade Brasileira de Informática em Saúde. Até porque, diante a pandemia de COVID-19, é de grande relevância atestar que a telessaúde ganhou um grande espaço, assim como a necessidade de clínicas e profissionais de saúde se adaptarem às mudanças da saúde digital. 

Impacto nas estratégias de marketing

Por outro lado, ao falar dos benefícios da tecnologia na saúde hoje, é impossível não mencionar o quanto a estratégia de marketing anda paralelamente a eles. Um grande exemplo disso é a presença digital dentro das redes sociais, tendo um perfil profissional nutrido de conteúdo de valor, com informações que aproximem o paciente e o torne ainda mais protagonista na sua jornada de cuidado.

Junto a isso, vale ressaltar também o quanto é essencial ter uma clínica digital em formato de site, que pode ser amplamente divulgada nesses perfis, tendo uma visibilidade sem limites para o profissional de saúde. Hoje já é possível analisar o fenômeno da quantidade de pacientes que encontram os seus especialistas no Instagram, por exemplo, o que ressalta o quanto hoje a procura por profissionais de saúde tem uma origem diferenciada em comparação aos tempos analógicos.

Integração das informações

Com toda essa inovação, o histórico médico do seu paciente pode ser compartilhado (com autorização) por outros médicos que estejam cuidando dele também. Assim, contendo todas as informações necessárias para um melhor atendimento e  cuidado com o paciente.

Também podendo acessar remotamente, otimizando o tempo ou até mesmo prevenindo que faça o mesmo procedimento duas vezes e podendo entregar o tratamento mais eficaz para aquela situação.

Essas informações ficam protegidas em nuvem, ou seja, só quem  tem acesso poderá saber desse histórico. Assim, entregando segurança aos dados dele.

Qual o impacto para os pacientes?

No mais, a segurança é, sem dúvidas, o maior diferencial que a tecnologia hoje pode proporcionar para profissionais de saúde e também para os seus pacientes; desde a privacidade, como também para a consciência de que está encaminhando a sua carreira para a autoridade e para o posicionamento. 

Para tudo isso, não é preciso utilizar de diversos softwares clínicos. Em apenas uma solução a Ti Saúde te oferece os melhores benefícios da tecnologia em saúde, com uma verdadeira ponte para a transformação digital e que vai potencializar o seu caminho até o sucesso.

Teste grátis por 15 dias a nossa plataforma e aproveite uma solução direcionada no que você mais precisa na sua vivência clínica. Fale com um de nossos consultores para saber mais!

Compartilhe nas redes sociais