TI Saúde blog

3 maneiras de aplicar as estratégias de SEO na área da saúde

SEO na área da saúde

SEO é uma otimização para os mecanismos de busca, essa técnica é um conjunto de métodos que visam posicionar bem um site dentro dos mecanismos.

Sendo algo de extrema importância para que uma clínica de saúde, consultório ou qualquer outra empresa possa utilizar para se destacar no meio digital.

As estratégias de SEO para as clínicas e consultórios médicos são essenciais para o ganho de autoridade digital. Isto é, para ter uma ótima visibilidade no online, a empresa deve ter e também saber como aplicar esses conceitos de forma que sejam mais eficientes.

Por isso, desde hospitais até clínicas com especialidades como, as clínicas especializadas em recuperação, devem investir nas estratégias de SEO e receber mais clientes por conta da autoridade digital.

A tendência dos usuários que realizam buscas na internet é visitar as páginas que são indicadas logo nas primeiras posições. Por isso, uma ótima estratégia de SEO na área da saúde deve ser desenvolvida ao pensar em atrair novos pacientes.

Até uma clínica de recuperação para alcoólatras, por exemplo, se tem por objetivo atrair mais clientes, deve fazer investimentos fortes em desenvolver estratégias fortes de SEO. 

Os profissionais e gestores necessitam ter em perspectiva que os sites mostrados na primeira busca não estão lá por sorte, mas porque o mecanismo têm a capacidade de encontrar o melhor conteúdo para melhor posicioná-los, a análise é baseada no SEO.

Se uma clínica que faz pilates para idoso com osteoporose, por exemplo, deseja conseguir uma posição melhor para o seu site sem pagar muito caro, ao fazer uso das estratégias de SEO isso é possível. Desse modo, as clínicas podem atrair um volume significativo de pessoas interessadas nos serviços oferecidos por ela ou qualquer outro tipo de empresa do ramo de saúde.

É muito importante que as empresas do ramo de saúde tenham um time de marketing, apesar de que na maior parte das vezes essas empresas não vêem como necessário ter esse setor, mas é por causa dele que a empresa consegue pacientes novos.

Assim, no decorrer do artigo serão apresentados vários pontos sobre o SEO na área de saúde, para que até uma clínica que fornece serviços de auxiliar de enfermagem noturno possa entender mais sobre o tema e desenvolvê-lo em seu negócio.

Conceito de Search Engine Optimization

O SEO é a sigla para Search Engine Optimization, que em uma tradução livre quer dizer otimização para mecanismos de busca.

Basicamente, a prática se resume em um grupo de métodos que são aplicados com a meta de aperfeiçoar mais o posicionamento do site de um negócio de assistência ao domicílio em páginas de buscas, como o Google, o Yahoo!, Bing e outros. 

Para que isso seja permitido, tanto a parte técnica do site quanto o conteúdo devem seguir algumas ótimas práticas que o tornam muito mais qualificado para chegar às primeiras posições. 

Em outros termos, buscadores como o Google vão privilegiar sites que são muito mais qualificados e, para isso, ele vai elencar alguns requisitos para isso. E alguns deles são: 

  • Site mais responsivo; 
  • Rapidez de carregamento das páginas; 
  • Utiliza estratégias de palavras-chave; 
  • Geração de conteúdos de qualidade. 

Sendo assim, ao seguir essas regras, o site da área de saúde tem mais chances de chegar às primeiras posições. Desse modo, quando o público-alvo procurar assuntos ligados ao negócio, ele pode achar o site entre os primeiros resultados de busca.

Como aprimorar o posicionamento do site no Google

A tática vai fazer com que o site fique nas melhores posições, na primeira página do buscador. Na verdade, existem diversas maneiras de conseguir isso e pode-se dizer que não são estratégias de SEO tão complexas, mas que exigem atenção.

Foco no tamanho do conteúdo

O problema em volta do tamanho do conteúdo é um pouco difícil. Diz-se isso porque as empresas já devem ter ouvido ou lido que isso não é tão essencial, porém, não é verdade. 

O número de palavras não deve impedir a produção, mas a verdade é que o Google tem uma certa tendência a pôr as publicações mais longas em melhores posições.

É importante dizer que não é qualquer texto longo, os algoritmos do mecanismo são avançados o suficiente para analisar o que o conteúdo diz e entender se há realmente dados valiosos. 

E é disso a que se refere, um conteúdo longo não tem as melhores posições porque tem 2000 palavras, mas sim, pois, de modo geral, fornece uma completude em relação ao assunto que está sendo tratado.

Trabalhar as palavras-chave

Isso não é algo novo, sabe-se que as palavras-chave são os pilares da otimização, é por elas que o Google faz a maior parte dos seus ranqueamentos. 

Fazer listas com as possibilidades

A procura por ranquear o conteúdo não deve se fundamentar só em uma palavra-chave, mesmo que específica. A ideia é que a empresa tenha um grupo delas, uma lista com todas aquelas que têm relação com o texto.

A estratégia é fazer uso de diversos termos conectados a uma ideia para ranqueá-la da melhor forma possível. Por isso a lista de possibilidades deve existir.

3 formas de usar o SEO na área de saúde

Foi listado abaixo algumas informações essenciais que as empresas da área de saúde devem conhecer e pôr em prática na estratégias de marketing digital:

Fazer uso de palavras-chave estratégicas 

As palavras-chave nada mais são do que termos relacionados ao negócio. Essas palavras são utilizadas pelos pacientes em mecanismos de busca e é por meio delas que eles são guiados ao site. 

Portanto, uma das atividades mais fundamentais nas estratégias de marketing digital é a escolha correta das palavras-chave. 

Ter a ajuda de ferramentas 

Um negócio que trabalha com medicina do trabalho, por exemplo, pode contar com a ajuda de algumas ferramentas para definição das palavras-chave da empresa. 

Estas ferramentas vão elencar os termos ligados ao negócio que permitem um maior volume de pesquisas em sites como o Google e Yahoo!. 

Produzir conteúdo de qualidade

A base de toda estratégia de SEO deve ser a geração de conteúdo de qualidade. Isto é, conteúdos que estão de fato solucionando as dúvidas e atendendo às necessidades do público.

Só com ótimos conteúdos o site vai criar relevância digital. É essencial que as informações sejam divulgadas de modo claro e objetivo.

Por isso, as empresas devem ajustar as estratégias de SEO com a geração de conteúdo. Nunca deve-se escrever só para o algoritmo, afinal, a empresa tem como objetivo atingir os seus pacientes e não os robôs. 

Razões para investir em SEO

O marketing médico é um setor que pede uma frequente atualização sobre as alterações de conduta das pessoas, incluindo o universo digital. As pessoas estão acostumadas a procurar informação na internet, antes da tomada de decisão. 

E isso funciona para aquisição de roupas, livros, comidas, entretenimento, cursos, entre outros consumos, que incluem os cuidados com a saúde. Logo, torna-se claro que os pacientes podem estar no digital à procura de soluções para o seu problema de saúde.

E, quando eles se deparam de fato com aquilo que eles estavam em busca, as possibilidades de acessar novamente a página e irem fazer o agendamento de uma consulta ou atendimento crescem de modo considerável.

Por isso uma empresa de cuidador de deficiente mental deve estar presente no universo digital. Para que possa ser encontrada pelos pacientes que estão a procura de uma ajuda.

Importante ter atenção para que o paciente consiga descobrir a existência de uma solução diante de tamanha concorrência no mercado, é necessário muito trabalho, que envolve fases de planejamento estratégico, antes de ir até à execução.

E é por isso que o SEO é de extrema importância para essas empresas, o SEO ajuda as empresas da área de saúde a vencerem toda a concorrência.

Considerações finais

Não é o bastante ter um site com um ótimo visual para que ele chame os novos acessos e possíveis clientes. É necessário unir a estratégia de SEO na área da saúde e as ações de marketing de atração.

Esse processo ajuda a melhorar a reputação no digital de uma clínica que trabalha com serviço de microfisioterapia para ansiedade, com isso ela vai conseguir vencer a competição no digital.

Afinal, sabe-se que o mundo digital é muito concorrido, por isso é necessário fazer uso de estratégias de SEO, que vão melhorar muito os resultados principalmente dos negócios da área de saúde.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

[maxbutton id=”8″ url=”https://conteudos.tisaude.com/orcamento#rd-column-l7q9t7lr” ]

 

 

Compartilhe nas redes sociais