TI Saúde blog

Confira as 7 vantagens da prescrição médica eletrônica

Médico mexendo em um tablet

O que é prescrição médica eletrônica?

A prescrição é uma das primeiras formas do seu paciente ter contato com você e faz total diferença no momento do seu atendimento. No entanto, quando se é preciso trabalhar na gestão da sua clínica, além de realizar consultas, pode ser difícil conseguir equilibrar entre ter atendimentos mais rápidos e também não perder a qualidade das suas prescrições.

Pensando em tornar esse processo ainda mais eficaz, a tecnologia de ponta digitalizou esse processo. A prescrição eletrônica permite que o receituário médico seja emitido de forma virtual, facilitando o trabalho do profissional de saúde e também tornando muito mais prática a apresentação desse documento para o paciente; até porque, tendo ele junto a assinatura digital do médico que o atendeu, ele apenas precisa mostrar ao farmacêutico na hora da compra. 

Para que essa ferramenta tão importante no cotidiano clínico possa ser gerada são necessários alguns critérios, são eles: cabeçalho, superinscrição, inscrição, subscrição, adscrição, data e assinatura; e obtendo uma plataforma inteligente é possível ter isso sem ter que fazer a ação manualmente, com muito mais agilidade. 

Agora que você já sabe o que é uma prescrição médica eletrônica, separamos 5 vantagens que gerar receitas digitais podem proporcionar para você:

5 vantagens da prescrição médica eletrônica

Legibilidade da prescrição

Um dos maiores desafios para um profissional de saúde, em meio ao cotidiano corrido, e que ainda utiliza a prescrição analógica, é manter as informações da receita de maneira clara para um bom entendimento do paciente e do farmacêutico.

A prescrição digital faz com que os ruídos de comunicação causados pela falta de legibilidade da receita não ocorram, tornando muito mais humanizado o momento da consulta, além de fazer com que o tratamento do seu paciente não tenha o risco de ter uma medicação errada ou dosagem não adequada.  

Mais tempo para gastar com o paciente

Um dos maiores benefícios da digitalização da saúde é o quanto ela otimiza o tempo dos profissionais, principalmente se tratando da prescrição eletrônica.

Por exemplo, no que se trata dos protocolos essenciais para uma prescrição, uma plataforma inteligente já pode deixá-los pré-definidos a cada vez que uma receita for emitida.

E mais, a rapidez em ter essas informações digitadas, sem utilizar papel, e à distância de um clique, tornam a sua consulta muito mais rápida. Ou seja, assim você pode fortalecer ainda mais a sua comunicação com o seu paciente no momento do atendimento, estabelecendo um relacionamento menos robótico e mais conectado.

Acessibilidade

É imprescindível que você seja acessível aos seus pacientes e a prescrição também se encaixa nisso. O benefício de poder enviar receitas médicas para o seu paciente não importa onde você ou ele esteja, faz toda a diferença; inclusive, na forma em que ele se relaciona com você.

Por exemplo, caso ocorra uma viagem e ele tenha alguma emergência nela, ele sabe que poderá contar com você e irá solicitar uma consulta.

E mais, para profissionais de saúde com o cotidiano cheio e que precisam dar conta de tarefas além de cuidar dos pacientes, a possibilidade de prescrever e enviar online esse documento traz menos ansiedade na hora de gerenciar tantos processos à mão. 

Integração ao sistema

Algo que impacta diretamente a gestão da sua clínica é um sistema integrado, principalmente se você também atende os seus pacientes e precisa tornar o seu tempo mais dinâmico.

A prescrição médica eletrônica, dentro do software clínico, permite que você possa acompanhar tudo o que está voltado aos seus pacientes e o histórico dentro do tratamento da saúde deles.

Assim você pode ver quais foram os medicamentos até agora já recomendados, quantas consultas de retorno foram feitas, o prontuário digital, e muito mais.

Segurança dos pacientes

Além da segurança no quesito legibilidade, isto é, com menor chance do seu paciente iniciar o tratamento com a medicação errada, o armazenamento virtual da prescrição digital proporciona que esse documento não possa ser perdido; em contrapartida a receita médica feita em papel.

Tendo em vista isso, plataformas com esse processo feito em nuvem tornam acessível a profissionais de saúde essa informação quando quiserem, fazendo com que o atendimento do paciente não seja limitado apenas às paredes de um consultório físico.

Você sabia que é possível aproveitar esses benefícios de forma ilimitada e também gratuita?

O Ti.Clinic tem o melhor prescritor digital do mercado e que é gratuito dentro do nosso Plano Individual, promovendo cuidado para o seu paciente e mais autoridade para você dentro da sua área. Acesse nosso site e realize o seu cadastro. A inovação irá transformar a sua vivência clínica!


Fale com um de nossos especialistas e saiba mais!

Compartilhe nas redes sociais