TI Saúde blog

5 dicas para manter a equipe médica engajada

A equipe médica é essencial para o bom funcionamento de clínicas, consultórios e hospitais. Manter a equipe engajada, produtiva e promover o bem-estar, além da boa interação entre colaboradores pode ser um desafio. 

É possível manter o engajamento do time e, assim, ter ainda mais qualidade no seu atendimento, gerando melhores resultados e menores custos, além da maior satisfação do paciente. 

Quer saber como?

Gestão da produtividade na área da saúde

A produtividade da equipe médica depende de vários fatores, e, na área da saúde, onde o atendimento e relacionamento com o paciente é o que garantem sua fidelização, é importante focar nesses aspectos. 

A gestão permite, então, estruturar sua equipe, moldar o atendimento oferecido, criar metas e objetivos e traçar estratégias para alcançá-los. Assim, é possível fazer mudanças, quando necessário, em quais áreas investir e qual técnica utilizar para obter o melhor desempenho possível, seja com pesquisas de satisfação com os pacientes ou com uma empresa contratada para avaliar, por exemplo.

Por que é importante manter os colaboradores engajados?

Na área da saúde, assim como em todas as áreas, é um desafio manter um time coeso e engajado. Já é claro que o relacionamento com o paciente é o que faz a clínica ou consultório prosperar, e, assim, é necessário que os membros da equipe conheçam a cultura e os propósitos da clínica: a humanização no atendimento, a otimização das tarefas diárias e o cuidado com o paciente.

Assim, torna-se mais simples a fidelização do paciente e a manutenção do engajamento da equipe médica. 

Como manter a equipe médica engajada?

1. Invista em treinamentos

Investir no desenvolvimento profissional da sua equipe é uma ótima forma de garantir o engajamento e o crescimento dos colaboradores. 

A área da saúde está em constante mudança e, quanto mais preparada sua equipe, melhor! Os pacientes também ficarão mais engajados com a sua clínica e, assim, é possível fidelizá-los!

Além disso, investir na capacitação da equipe transforma o local de trabalho, aumentando o bem-estar profissional e a relação entre os colaboradores.

2. Tenha uma remuneração justa

A remuneração e os benefícios dados para seu time interferem diretamente no engajamento da equipe. Manter a remuneração de acordo com o mercado, além de buscar os melhores benefícios, demonstra a valorização do profissional.

Além disso, elabore planos de cargos e carreiras e campanhas de incentivo ao desenvolvimento, seja através de cursos ou treinamentos, e deixe sua equipe a par dessas informações!

3. Tenha uma boa comunicação interna 

Uma boa comunicação interna é fundamental para manter a equipe motivada e produtiva. Deve-se manter a transparência na troca de informações, na gestão dos processos e na comunicação entre as equipes! Assim, os colaboradores não perdem tempo, seja na hora de tirar alguma dúvida ou na hora de realizar procedimentos do dia a dia, como armazenar documentos e agendar consultas.

4. Automatize processos

Um bom software de gestão pode transformar a rotina da sua clínica ou consultório e com a automatização dos processos, é possível facilitar as atividades diárias que acabam sendo repetitivas. O agendamento de consultas, o armazenamento de arquivos, o envio de mensagens para pacientes e a gestão da sua clínica podem ser realizados de forma prática e rápida.

Utilize a tecnologia para engajar sua equipe médica, aumentando a produtividade e fidelizando pacientes.

5. Garanta qualidade de vida

Escute sua equipe médica e atenda suas solicitações em relação a estrutura e melhorias que podem ser aplicadas! Promovendo o bem-estar no ambiente de trabalho, além de cultivar a cultura da sua clínica e o bom relacionamento entre a equipe, é possível mantê-la engajada e produtiva, sem perder a humanização!

Gostou das dicas? Foque em mantê-las durante todo o ano e veja seu negócio decolar!


Para mais informações, clique e fale com um de nossos especialistas!

Compartilhe nas redes sociais