TI Saúde blog

Plataforma de gestão: por que utilizar na sua clínica de saúde?

 
médico digitando no seu notebook
A tecnologia vem transformando todos os setores da sociedade, e a área da saúde não é exceção. Com a possibilidade de fidelizar pacientes, otimizar atividades diárias, transformar a rotina de profissionais de saúde e secretárias, além de aumentar o desempenho e a eficiência da sua clínica ou consultório.
A plataforma de gestão é essencial para alcançar todos esses resultados e, para conhecer todos os benefícios de utilizá-la, continue a leitura.

O que é uma plataforma de gestão em saúde?

A plataforma de gestão em saúde, também chamado de software médico, é uma plataforma que reúne todas as informações da clínica ou consultório em um só lugar, a fim de facilitar a gestão e automatizar processos. 
Dessa forma, a plataforma garante mais rapidez e praticidade, oferecendo serviços de qualidade com atendimento humanizado, relacionamento com o paciente, comunicação efetiva, gestão completa e muito mais. 
O software é um sistema que permite uma nova abordagem na gestão da clínica ou consultório.

5 benefícios da plataforma de gestão para a saúde 

1. Aumento de produtividade

O tempo gasto em atividades diárias como agendamento de consultas, armazenamento de documentos e atendimento telefônico para tirar dúvidas pode ser otimizado e transformado. Utilizando uma plataforma de gestão, esses processos são automatizados e realizados de forma prática. 
Um sistema que conta com agendamento online, perfil web, confirmação de consultas por envio automático de mensagens, prontuário eletrônico e prescrição digital, possibilitando o foco da sua equipe em fidelizar pacientes e elaborando ações para aumentar o desempenho da clínica ou consultório.

2. Segurança nos dados

Um bom software médico deve poder garantir a segurança dos dados dos seus pacientes. Os prontuários e documentos em papel podem facilmente serem perdidos, estragados ou armazenados de forma inadequada, e um sistema que não é seguro pode ser invadido. 
Busque por uma plataforma que entregue excelência: armazenamento em nuvem, arquitetura de múltiplos servidores, backups diários, além de concordância com a Lei Geral de Proteção de Dados, já em vigor no Brasil, e atestado pela Sociedade Brasileira de Informática em Saúde. 

3. Organização e centralização das informações

A plataforma de gestão em saúde permite que todas as informações pertinentes da clínica e dos pacientes estejam organizadas e centralizadas em um só lugar. Dessa forma, é fácil localizar documentos, prontuários e informações financeiras, por exemplo, garantindo um atendimento de qualidade e muito mais rápido. 
A integração da teleconsulta com o prontuário eletrônico e da agenda online com o portal do paciente, por exemplo, permite essa agilidade durante a rotina de trabalho.

4. Mobilidade e praticidade

Com o acesso às informações de qualquer lugar e a qualquer momento, o médico tem muito mais independência e liberdade, podendo agilizar bastante a sua rotina corrida e ter um atendimento mais pontual e humanizado. 
Dessa forma, é possível acessar o prontuário, prescrição, exames e dúvidas do paciente de maneira prática e rápida. 
Além disso, a praticidade do digital pode ser benéfica para o paciente, enviando mensagens por Whatsapp, e-mail e SMS de confirmação de consulta, feliz aniversário, e mais, podendo, assim, fidelizar o paciente.

5. Atendimento humanizado

A tecnologia não significa abandonar a humanização. Com a plataforma de gestão, é possível focar no atendimento mais humanizado!
Com o uso de funcionalidades como agendamento online, prontuário eletrônico e gestão financeira, possibilita um atendimento focado cada vez mais no paciente, atestando a complexidade do caso do paciente, sem negligenciar sintomas ou perder a humanização na recepção, por exemplo.
Dessa forma, o sistema de gestão de saúde é uma ferramenta indispensável atualmente. Com a possibilidade de tornar a rotina do consultório mais ágil e completa, pensando na fidelização do paciente. 
Agora que você já conhece todos os benefícios de ter um software médico, escolha o seu pensando de forma consciente e pensando sempre na segurança dos dados do seu paciente!

Fale com um de nossos especialistas, e saiba como podemos te ajudar!

Compartilhe nas redes sociais