TI Saúde blog

Médico da família: você já conhece essa especialidade?

Segundo dados da revista Exame, 90% dos problemas de saúde podem ser resolvidos pelo médico da família. Essa especialidade ainda é, entretanto, pouco conhecida no país, e, por isso, gera uma falta de profissionais especializados nessa área. 

Assim, deve-se entender o que é o médico de família e como ele atua, também dentro da comunidade, quais são os principais benefícios, e a importância dessa especialidade. 

Como atua o médico da família?

O médico de família e comunidade atua em casos de atenção primária à saúde, levando em conta aspectos sociais, culturais e econômicos, cuidando de pessoas que precisam de cuidados contínuos. Assim, constrói-se uma relação de cuidado e confiança com seus pacientes, propondo uma melhoria na qualidade de vida como um todo.

O médico de família entende todo o contexto para cuidar de uma forma mais aprimorada, entendendo todo o histórico de saúde do paciente para realizar a manutenção de sua saúde. 

Assim, o cuidado contínuo garante uma melhoria na saúde do indivíduo e da comunidade.

Quais os benefícios do médico da família?

O maior benefício do médico da família é o atendimento a todas as pessoas, independente de idade ou gênero, indo desde o bebê até o idoso, prestando esse cuidado de maneira preventiva.

O diagnóstico e o tratamento são realizados de maneira mais humanizada, e a atenção à saúde gera uma relação de confiança, com o médico que entende toda a vida do paciente, evitando exames e tratamentos desnecessários, tal como evita a automedicação e autodiagnóstico, e, assim, o paciente confia plenamente nesse médico.

médico da família

Essa especialidade está em constante crescimento!

De acordo com dados do Conselho Federal de Medicina, a especialidade cresceu 30% em dois anos e 171% na última década no Brasil. Durante a pandemia do coronavírus, viu-se a necessidade de uma maior atenção à saúde primária e ao acompanhamento do paciente.

Com a sociedade aumentando o desejo de ter-se um médico de confiança, que consegue examinar, tratar e diagnosticar as mais variadas doenças de vários grupos de pessoas, essa especialidade só tem a crescer ainda mais.

Assista relatos de médicos da família!

Conhecer e entender as experiências de médicos da família e comunidade é enxergar um novo tipo de cuidado e relacionamento com o paciente. Por isso, a Ti.Saúde traz o depoimento de duas clientes, a Dra. Carol Chehuan e a Dra. Renata Uliana , sobre a especialidade com a qual trabalham. 

[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=XyZIAdrQEo0[/embedyt]

[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=R0gZGDUSvf8[/embedyt]

Confira também o Perfil Conecta da Dra. Carol Chehuan:

https://dracarolchehuan.tisaude.com/site/sobremim 

Dessa forma, o Médico da Família e Comunidade é uma especialidade de fundamental importância e em constante crescimento no Brasil. Faz-se necessário uma maior disseminação da importância de um cuidado contínuo e de um profissional de confiança na vida dos cidadãos e da sociedade.

Compartilhe nas redes sociais